Ter apenas um bom site, com boa navegação e design, nunca foi garantia de sucesso na internet.
Aumenta a cada dia o número de empresas presentes no mundo virtual e, consequentemente, a concorrência está cada vez mais acirrada.
Um site que cresça de maneira orgânica pode ser algo muito bom, mas nem sempre é o bastante para competir nesse mercado que tem sua realidade mudando o tempo todo.
Fazer um investimento de maneira inteligente é muito importante para a saúde virtual do seu negócio, garante sua sobrevivência e gera receita, então, por que não pensar mais sobre isso?
Uma das mais eficientes ferramentas de publicidade na internet que existe, nos dias de hoje, é a plataforma Google Ads, que gerencia anúncios pagos através da compra de palavras-chave, mostrando em forma de links patrocinados os resultados de buscas dos usuários com o intuito de gerar cliques.
É neste momento que muito gente se pergunta...
Quanto custa anunciar no Google em 2021?
Mas antes de você saber o quanto gastaria criando um anúncio, precisamos entender um pouco melhor sobre como funciona essa ferramenta:
Índice de Qualidade
O Índice de Qualidade é um fator calculado pelo Google para cada palavra-chave utilizada, ele mede a relevância dos anúncios em relação às palavras-chave digitadas nas buscas.
Quanto mais bem escrita e atrativa for a campanha e quanto mais a palavra-chave for coerente com o anúncio e o conteúdo do site, maior a chance de cliques e, quanto mais cliques, mais baixos ficam os seus valores, pois o que importa para o Google é que seus usuários encontrem com a maior facilidade possível o que realmente procuram e por isso prezam por uma campanha de qualidade.
Se os visitantes estão clicando no seu anúncio, quer dizer que ele é relevante, então isso vai ter um peso muito grande no momento de ranqueá-lo.
Existem 3 status de relevância: acima da média, na média e abaixo da média.
O Google também conta as impressões obtidas pelo seu anúncio, que é o número de vezes que ele foi visualizado quando alguém buscou por determinada palavra-chave.
Dividindo o número de cliques pelo de impressões é possível chegar o valor do CTR, que é a taxa de cliques, a porcentagem de pessoas que clicaram ao ver o seu anúncio. Supõe-se que quanto maior o CTR, maior o Índice de Qualidade.
Um tipo de leilão
Não existe um valor fixo nem inicial, você estabelece um orçamento e dá um lance.
O lance é o máximo que você estaria disposto a pagar por clique no seu anúncio. O Google irá mostrar nas pesquisas não só as empresas que pagaram maior lance em cada palavra, mas também as que tiveram maior Índice de Qualidade em seus anúncios, fazendo um cruzamento.
Isso quer dizer que mesmo que os lances da concorrência sejam mais altos do que o seus, você ainda poderá conquistar uma posição de maior destaque (por um preço menor) com palavras-chave e anúncios altamente relevantes. POSIÇÃO DE UM ANÚNCIO = (preço máximo por clique) X (Índice de Qualidade da palavra-chave que disparou o anúncio)
Formas de divulgação principais:
- Rede de Pesquisa – É composta pelos resultados de buscas no Google (Google, Google Play e Google Shopping) e nos sites parceiros de busca (Uol, Terra, etc.). Os anúncios são exibidos em áreas de destaque, geralmente nas 4 primeiras posições. Você cria um anúncio de texto, diz para o Google quais palavras-chave estarão relacionadas e ele irá exibi-lo nos resultados de pesquisas. A principal vantagem desse modelo é que o anúncio é mostrado para pessoas que já estão interessadas, que pesquisaram sobre o seu produto/ serviço, aumentando a chance de cliques e vendas.
- Rede de Display – São pequenos banners com imagens ou textos espalhados por milhares de sites e blogs de diversos segmentos e parceiros do Google, que por sua vez recebem uma comissão por exibir esses anúncios em seus sites. Os anúncios podem ser de diversos formatos como texto, gráfico, vídeo ou rich media. Uma das vantagens dessa rede é poder escolher, da forma mais segmentada possível, o tipo de site ou blog que seus anúncios serão veiculados, de acordo com assuntos e seu público-alvo, pessoas que já estão ou poderão ficar interessadas no seu produto.
Agora vamos ao que interessa, quanto isso irá custarno orçamento do seu negócio?
Tudo vai depender da estratégia de comunicação da sua empresa, pois o Google Ads possibilita que você gaste o valor que você desejar por dia e esse valor pode variar muito por segmento, pois cada um tem uma porcentagem diferente para usar como base de cálculo.
Você pode anunciar com muita ou pouca verba, mas sempre irá atingir alguma pessoa e é claro que o retorno também será proporcional ao valor investido.
O Google Ads trabalha com o sistema de crédito em conta e, atualmente, o valor mínimo é de R$ 40,00, que podem ser pagos por boleto bancário ou cartão de crédito.
Esse crédito vai sendo subtraído da sua conta Ads conforme você for utilizando a ferramenta, você define o quanto quer gastar por dia e por clique para cada anúncio.
O Google nunca gastará mais do que você permitir e, caso necessite, você poderá fazer pausas nos seus anúncios, deixando o saldo congelado na conta até retomar quando desejar.
As formas de cobrança do Google Ads, são:
- CPC (Custo por Clique) - O mais conhecido, você cria o anúncio mas só paga se alguém clicar, ou seja, você só paga se o visitante realmente entrar no seu site.
Esse modelo é indicado para campanhas focadas em resultados, por ser mais fácil de controlar;
- CPM (Custo Por Mil) – A cobrança é feita a cada mil impressões independente de ter gerado clique ou não, o que conta aqui é que seu anúncio seja visualizado mil vezes em buscas, mesmo que isso não gere nenhum clique. Esse modelo é mais utilizado nas campanhas em Redes de Display e em ações de Branding;
- CPA (Custo por Aquisição) – Nesse método o valor será cobrado por conversão (vendas). Esse tipo de sistema só pode ser utilizado se o Acompanhamento de Conversões estiver ativado e se a campanha tiver obtido ao menos 15 conversões nos últimos 30 dias;
- CPV (Custo por Visualização) - Usado no YouTube para as pessoas que visualizarem por pelo menos 30 segundos o seu vídeo.
Você deve verificar qual forma de cobrança se encaixa melhor dentro da sua estratégia e experimentar por algum tempo cada uma delas é uma maneira. Não existe nenhum problema caso o anunciante queira modificar e depois voltar a utilizar tal sistema.
Vá com calma, nem sempre o retorno é imediato e divulgar no Google Ads é simples, porém não é fácil. Então invista aos poucos, comece com uma quantia baixa, com poucos anúncios e seja persistente, o retorno virá com o tempo.