Quanto custa um site

site-custo

Estipular quanto o valor médio de um site é tarefa difícil, pois nenhum é igual ao outro.

O preço depende de muitos fatores, como finalidade do site (e-commerce ou institucional), estrutura (design, programação, quantidade de páginas, etc) e a região do país.

Além das especificidades, o nível de experiência do profissional responsável pela construção do site representa grande diferença entre os valores praticados no mercado: um profissional em início de carreira pode orçá-lo em R$ 600,00, enquanto uma agência especializada e completa, composta por equipes de design, programação, estratégia e planejamento, pode cobrar R$ 20.000,00 ou mais.

Para ter acesso ao valor exato do site, você precisa solicitar orçamentos.

E para isso você não precisa fazê-los com vários profissionais.

Pesquise primeiro o portifólio das empresas.

É uma grande perda de tempo ver primeiro o preço e depois saber se gosta, ou não, do trabalho da empresa.

Ferramenta online para simulação

A ALT oferece uma ferramenta online para cálculo de estimativa do custo de um site aqui: www.altgrupo.com.br/sites/

Você preenche as informações e recebe em seu email a estimativa de valor.

Você também pode acessar acessar a ferramenta Quanto custa um site? que oferece uma estimativa do mercado em geral.

Nela são apresentadas algumas opções que você escolhe para calcular o orçamento médio do seu projeto.

Definir suas preferências entre essas possibilidades pode facilitar a elaboração do orçamento.

O que você busca em um site?

Quantidade de páginas
Estabeleça quantas páginas seu site terá: entre 1-3, entre 4-7 ou mais de 8 páginas. Isso é importante para estimar o tamanho e estrutura do projeto.

Personalização
O acesso dos usuários exigirá login ou criação de perfil em área exclusiva do site? Toda personalização aumenta os custos de desenvolvimento. Por isso, se você deseja diminuí-los no seu projeto, procure não fugir do padrão de um site institucional.

Venda Online
Se houver venda de produtos e serviços no site, deverá ter a opção de realizar pagamentos com segurança.

Interação
Os visitantes poderão avaliar, opinar e comentar dentro do site?

Integração com aplicativos, plataformas e sistemas?
Se você quiser, o site pode ser integrado a plataformas de automação de marketing, de CRM (gestão de clientes), redes sociais e aplicativos.

Gerenciador/Administrador de conteúdo
Caso o objetivo seja publicar conteúdo regularmente, a existência de um CMS permite tornar isso mais fácil – como um blog, por exemplo.

Design
O design do site pode ser básico ou elaborado, com temas predefinidos ou um projeto personalizado.

Plataforma
O site pode ser criado sobre uma plataforma open source personalizável ou construído do zero, especialmente para o seu projeto.

Quanto custa um site, em média?

Após algumas comparações entre os tipos mais comuns de site, estimamos alguns valores:

Site institucional Padrão

Sites simples, desenvolvidos em plataformas

5 páginas;
Design padrão;
Plataforma Open Source;
Gerenciador de Conteúdo.
De R$ 2.000,00 a R$ 3.500,00 em média

2. Site institucional com alta captação de leads

São sites desenvolvidos com foco no resultado. São, portanto, estruturados e pensados para atingir os objetivos do negócio. O que eles possuem:

5 a 8 páginas;
Design personalizado;
Programados com as mais modernas tecnologias;
Otimizados para buscas;
Gerenciador de Conteúdo;
Landing Pages para captação de clientes em potencial (leads);
Blog.
De R$ 4.000,00 a R$ 7.000,00 em média

E-commerce

5 a 8 páginas;
Design Básico;
Buscador interno;
Login e perfil do usuário;
Interação do usuário;
Plataforma com código específico;
Integração com aplicativos e plataformas.
De R$ 10.000,00 a R$ 17.000,00 em média

Além disso, é indispensável que o projeto do site inclua estratégia de SEO (inserção de palavras-chave, URLS amigáveis, carregamento rápido), a fim de posicioná-lo bem nos motores de busca.

A inclusão de pop-ups e landing pages para captação de leads possui custo adicional, assim como a produção de conteúdo e materiais para disponibilização no site.

Cuidado com os menores preços

Embora o orçamento mais caro nem sempre seja o melhor, o muito barato, quase sempre, é sinônimo de baixa qualidade.

Na internet é possível encontrar sites de R$ 250,00 a R$ 500,00.

Se não for um sistema/plataforma, com pagamentos mensais, pense bem.

Pode parecer um ótimo negócio, mas a consequência, muitas vezes, é uma ferramenta com benefício quase nulo para a empresa.

Na dúvida, pesquise referências e peça indicações de profissionais e agências qualificadas.

Custos além do site

Domínio
Um domínio é o endereço do site (exemplo: www.altgrupo.com.br). Custa entre 30-50 reais por ano.

Recomendamos que você compre diretamente do Registro.br, que é o órgão responsável pelo registro para endereços com final “.com.br”.

Hospedagem

A hospedagem pode variar muito de preço e também de qualidade.

Vai depender do volume de acessos que seu site terá. Caso tenha a expectativa de um fluxo grande de visitas, recomendamos um servidor dedicado para o seu site.

Para resumir, uma hospedagem pode variar de R$20,00/mês (básico), até além de R$1.000,00/mês (servidor dedicado para grandes empresas).

Manutenção/Suporte

Embora não seja obrigatório, você pode combinar com a empresa que desenvolveu o seu site se deseja receber o suporte em relação ao site.

Seja por hora ou valor fixo, o suporte da empresa permite que o seu site seja atualizado constantemente e mantenha-se uma ferramenta moderna.

O custo pode variar de R$50,00 para suporte simples, até R$2.000,00 para sites extremamente complexos e com muitas funcionalidades.

O cálculo será realizado de acordo com as horas que a empresa estima gastar por mês.


Análise gratuita da sua
performance digital

Receba uma análise sem custo da performance da suas campanhas
de Google Ads, Facebook Ads, Redes Sociais ou Website.

Recomendaremos ações e sugestões de melhoria.