Estipular quanto custa um site em 2023 não é tão simples, pois nenhum projeto é igual ao outro.
O preço depende de muitos fatores, como finalidade do site (e-commerce ou institucional), estrutura (design, programação, quantidade de páginas, etc) e a região do país.
Além das especificidades, o nível de experiência do profissional responsável pela construção do site representa grande diferença entre os valores praticados no mercado: um profissional em início de carreira pode orçá-lo em R$ 600,00, enquanto uma agência especializada e completa, composta por equipes de design, programação, estratégia e planejamento, pode cobrar R$ 20.000,00 ou mais.
Para ter acesso ao valor exato do site, você precisa solicitar orçamentos.
E para isso você não precisa fazê-los com vários profissionais.
Pesquise primeiro o portifólio das empresas.
É uma grande perda de tempo ver primeiro o preço e depois saber se gosta, ou não, do trabalho da empresa.
Mas não iremos ficar dando apenas estas dicas valiosas, a seguir, iremos mostrar uma base de valores para você já ter em conta.
- Conteúdo
- Quanto Custa Criar um Site?O Que Todo Site Precisa Ter?
- O Que Você Pretende Com Seu Site?
- Tipo de Site (atenção a este item!)
- Quantidade de Páginas e Personalização
- Hospedagem e Domínio
- Vendas Online
- Design, Desenvolvimento e Tecnologia
- Componentes Adicionais
- Integração
- Manutenção
- Site Institucional Padrão
- Site Institucional com Alta Captação de Leads
- E-Commerce
- Quanto Custa Criar um Site?O Que Todo Site Precisa Ter?
- Por Que Fazer um Site Com Uma Agência?
- Fazer site de graça
- Preço de site em wordpress
- Resumo
- Por que eu preciso de um site em 2023?
- Conclusão
O Que Você Pretende Com Seu Site?
Se o investimento dependerá de muitos fatores, é preciso elencá-los.
O orçamento do projeto de desenvolvimento de um site será realizado com base nos objetivos da página, bem como nos requisitos que você deseja.
Sendo assim, para receber um orçamento correto, é preciso considerar pelo menos os pontos que destacamos a seguir.
Tipo de Site (atenção a este item!)
“Site é tudo igual”.
Não caia nesta falácia.
Antes mesmo de partir para um orçamento, é preciso ter bem claro qual o objetivo com a criação desta página.
Nenhum site é igual ao outro.
O objetivo de site importa e muito!
E aliás, o valor do orçamento sempre parte deste item.
Será um blog?
Um site institucional apenas para fixar sua marca e empresa?
Ou você vai vender online?
Vamos usar como exemplo o site de duas instituições de ensino que desenvolvemos os sites.
Enquanto em uma o objetivo do projeto era alavancar as vendas online dos cursos EAD, na outra o objetivo era alavancar as inscrições para os cursos presenciais.
Na segunda, a venda era presencial e não online.
Como podemos ver, este pequeno detalhe importa, visto que a venda online requer a integração com sistemas diversos, de plataforma de pagamentos online à plataformas de cursos online para liberação dos cursos após o pagamento.
Quantidade de Páginas e Personalização
A estrutura do site será simples?
Qual é o tamanho horizontal (número de páginas) e o tamanho vertical (número de dobras) de cada página?
O usuário deverá fazer login para acesso a uma área exclusiva?
Ter estas informações é fundamental para estruturar e orçar o projeto.
Lembre-se que quanto mais componentes e complexidade, maiores os custos.
E, como podemos ver, tudo parte do objetivo do projeto.
Vendas Online
Este é um item tão importante que merece destaque à parte, porque pesa bastante no orçamento final.
Se o seu site for um e-commerce, isto é, uma loja virtual, ele vai precisar de uma plataforma de vendas segura.
Neste caso, é necessário também estipular os custos com plataformas seguras de transação monetária, ou seja, a forma de pagamento dos seus produtos, como cartão de crédito, boleto bancário ou PIX.
Uma loja simples de vendas online, com uma estrutura padrão de vitrine, carrinho, checkout (...), pode ser construída com um investimento inicial em torno de R$ 10.000,00.
Entretanto, um site mais robusto, focado em performance, desempenho e personalização pode custar mais de R$ 30.000,00.
Há também a possibilidade de se aprender e realizar os primeiros passos por conta própria e construir a loja em plataformas como o WIX (falaremos dela mais a diant), pagando somente a mensalidade dessas plataformas.
Embora isso diminua os custos de se desenvolver um site, pode ser uma opção mais demorada de desenvolvimento, requerendo mais tempo e esforço do empreendedor, além de, geralmente, oferecer resultados limitados pois a plataforma é mais engessada.
Design, Desenvolvimento e Tecnologia
Um website não se resume a apenas um design bonito.
Envolve isso, claro, mas vai muito além.
É preciso prever qual a linguagem de desenvolvimento escolhida), gerenciador de conteúdo como o popular WordPress ou um CMS (Content Management System - Sistema de gerenciamento de conteúdo) próprio, bem como todas as funcionalidades.
Gerenciadores de conteúdo como o WordPress são plataformas de software de código aberto, isto é, gratuitos emq ue você pode desenvolver sites.
No entanto, é preciso se ater ao fato de que há custos associados a ele, conforme você verá a seguir.
Por isso aqui já cabe um alerta que já foi possível perceber: quanto mais complexo, mais caro fica o site.
Componentes Adicionais
Dependendo do objetivo e da personalização almejada, sites são criados com base em componentes, que podem ser plugins adicionais, aplicativos e outros serviços que precisam ser pagos a terceiros, e não ao desenvolvedor.
O WordPress é grátis, mas conta com mais de 50 mil plugins à disposição – muitos são primordiais.
Alguns são gratuitos, outros precisam ser adquiridos em dólar.
Integração
O site precisará estar integrado a outras plataformas ou sistemas?
Se você tem um CRM para administrar a carteira de clientes, aplicativos, redes sociais ou sistema de ERP, saiba que tudo pode estar integrado ao site.
Mas cada adicional deve integrar o planejamento de custos do site.
Manutenção
Não basta criar o site e deixar ele parado.
É preciso manutenção constante, verificar métricas, fazer ajustes, inserir conteúdo.
Esta questão também deve ser incluída no plano de custos de um site.
O custo para um suporte simples pode partir de R$ 50 mensais.
Por outro lado, deve chegar a R$ 2 mil para sites complexos com diversas integrações de nível crítico.
Quanto custa um site, em média?
Acima, elencamos alguns custos.
A partir de agora, com base em algumas estimativas e no que o mercado tem apresentado, estimamos valores que podem servir como base para sua pesquisa.
Valor de Site Institucional Padrão
Um modelo simples de site para fixar sua marca e mostrar seus produtos ou serviços (sem venda online).
Para isso, em torno de 5 páginas são suficientes.
Com um design padrão, em uma plataforma WordPress ou CMS próprio, o valor varia entre R$ 2 mil e R$ 4 mil, em média.
Valor de Site Institucional com Alta Captação de Leads
Trata-se de site com foco em resultados de alta performance.
São estruturadas páginas que visam captar o cadastro de potenciais clientes, as chamadas landing pages.
Neste modelo, de 5 a 8 páginas são necessárias, otimizadas para buscas.
O design é personalizado e programado por meio de bastante tecnologia.
E por fim, um blog ainda é desenvolvido para ser a parte mais versátil do site, onde conteúdo frequente deverá ser postado.
Este modelo de site tem valor entre R$ 4 mil e R$ 7 mil, aproximadamente.
Valor para desenvolver uma loja virtual
Uma boa loja virtual deve ter design personalizado para a identidade visual da sua empresa, buscador interno de produtos, ambiente exclusivo com login de usuário, integração com aplicativos e plataformas do ERP além de outras questões imprescindíveis.
Recomendamos desenvolver a sua loja em uma plataforma de Ecommerce
Esta plataforma pode ser open source (código aberto), na qual a sua empresa não precisa pagar para usar a plataforma, apenas para uma empresa desenvolver a sua loja nela.
Exemplos de plataformas Open Source são o Woocommerce, Opencart e Magento.
Outra possibilidade é montar uma loja através de uma plataforma corporativa (SaaS).
Neste caso, você estrutura sua loja em uma plataforma pronta, fazendo customizações de design para dar a "cara" da sua empresa à loja e pagando um valor mensal (cada empresa monta os seus planos) para a empresa proprietária da plataforma.
Algumas empresas proprietárias destas plataformas cobram por produtos cadastrados na loja, outras por visualizações de página (não confundir com visitas/sessões, uma visita pode ter 4 visualizações de página, por exemplo).
Todas estas opções possuem prós e contras.
Geralmente, optar por plataformas Open source oferece mais liberdade de customizações além de você não ter um custo fixo mensal.
Por outro lado, você possui alguns riscos como a manutenção da loja (quem fica responsável?), o conhecimento da empresa que desenvolverá o seu site na plataforma open source, além de desembolsar um valor maior na construção do site.
No caso das plataformas corporativas (SaaS), a plataforma está pronta e vocè pode, muitas vezes, customizar sem a necessidade de uma empresa.
Além disso, a loja fica pronta bem mais rápido e você possui a segurança de uma empresa realizando a manutenção e evolução da plataforma.
Alguns exemplos deste tipo de plataforma são a Dooca e Tray.
Uma loja simples com as funcionalidades básicas e em plataforma Open Source fica em torno de R$ 10 mil. Porém, dependendo do tamanho, integrações, customizações e plataforma escolhida, o valor para desenvolver uma loja em plataforma open source pode chegar até R$ 30mil (ou mais).
Se você optar montar a sua loja em uma plataforma corporativa e fazendo o layout e integração por conta, pode iniciar a sua operação pagando apenas as mensalidades, cujos planos iniciais variam em torno de 100 reais. Já se você optar pela contratação de uma agência para a criação do layout e integração com a plataforma, pode iniciar pagando em torno de R$ 3mil para agência e depois apenas a mensalidade da plataforma (nossa sugestão).
Cuidado com os menores preços
Embora o orçamento mais caro nem sempre seja o melhor, o muito barato, quase sempre, é sinônimo de baixa qualidade ou performance.
Na internet é possível encontrar sites de R$ 250,00 a R$ 500,00.
Se não for um sistema/plataforma, com pagamentos mensais (caso do Wix), pense bem.
Pode parecer um ótimo negócio, mas a consequência, muitas vezes, é uma ferramenta com benefício quase nulo para a empresa ou, muitas vezes, não é finalizada.
Na dúvida, pesquise referências e peça indicações de profissionais e agências qualificadas.
Custos além do site
Após o planejamento do layout e personalização do seu site, é necessário pensar nos outros custos que giram em torno da plataforma.
Domínio
Para se garantir um endereço personalizado e operante, é preciso pagar uma anuidade de aproximadamente R$ 30 a 50, a depender do sistema utilizado.
Custa entre 30-50 reais por ano.
Recomendamos que você compre diretamente do www.registro.br, que é o órgão responsável pelo registro para endereços com final “.com.br”.
Hospedagem
Alguns hospedagens recomendadas: Kinghost, Amazon, Hostgator.
Além disso, seu site precisa de uma hospedagem para poder funcionar e receber visitas de seus clientes.
Nesse sentido, deve-se pensar na quantidade esperada de visitas.
Uma hospedagem mais simples, para poucos acessos, pode ser encontrada por R$ 10,00 mensais.
Da mesma forma, para maiores quantidades de acessos, existem serviços de hospedagem que cobram até R$ 1.000,00 por mês.
Esse é um ponto importante de ser analisado, uma vez que um erro de cálculo pode fazer com que o site não aguente o número de acessos e caia, gerando prejuízos pela diminuição no número de vendas.
Para resumir, uma hospedagem pode variar de R$10,00/mês (básico), até além de R$1.000,00/mês (servidor dedicado para grandes empresas).
Manutenção/Suporte
É importante saber que a internet está em constante evolução, e atualizações ocorrem a todo momento, o que pode gerar erros e impactar em quanto custa um site.
Esses erros podem ser evitados ou consertados de forma simples, caso haja uma manutenção recorrente já contratada, com custos que variam entre R$ 50,00 e R$ 300,00, a depender da quantidade de horas que a empresa prestadora do serviço de manutenção estima que investirá, por mês, trabalhando no seu projeto.
Uma boa manutenção garante que o site não apresente bugs e evita, nos site de ecommerce, que clientes não consigam finalizar suas compras, o que pode impactar diretamente no seu faturamento.
O Que Todo Site Precisa Ter?
Esta é uma ótima questão. Não é porque o site é menos complexo que ele deve pecar em questões elementares, como uma boa estratégia de SEO (Search Engine Optimization).
Trata-se da otimização do site para melhorar seu posicionamento nas buscas, gerando conversões. Boas dicas incluem:
- URL amigável: fuja do www.seusite.com.br/62tFre5 ao invés, prefira sites com URL amigáveis como www.seusite.com.br/servico/criacao-de-site;
- Certificado SSL: o certificado ssl é um certificado de segurança que protege a navegação do usuário e é pré-requisito do Google. O certificado pode ser gratuito ou pago através da sua hospedagem. Consulte planos, mas eles ficam em média no valor de R$ 400,00 (pagamento anual);
- Carregamento rápido: hoje em dia, um site com boa velocidade de carregamento é fator crítico para que ele fique bem posicionado no Google. Teste o seu site no Google Page Speed, ferramenta que analisa a velocidade do seu site.
- Inserção de palavras-chave relevantes;
- Responsividade (a usabilidade do site quando acessado em qualquer dispositivo – computadores, tablets, celulares);
- Conta no Google Analytics para rastrear as visitas do seu site.
Por Que Fazer um Site Com Uma Agência?
Podemos ser suspeitos para falar, mas basta dar uma pesquisada para saber que somos realistas.
Uma agência web como a Alt conta com expertise para a criação de projetos de qualquer magnitude: dos simples aos extremamente complexos.
Pense com a gente: não integrariam equipes de agências pessoas sem know-how ou com capacidade insuficiente de criar e pensar um bom site.
Além disso, empresas com boa reputação oferecem suporte constante e são a garantia de segurança de que o site de sua empresa estará em boas mãos.
O investimento pode ser alto, dependendo do projeto e, hoje, mais do que nunca, ninguém tem dinheiro e nem tempo a perder!
Fazer site de graça
Sim, existe a possibilidade de você montar o seu site por conta através de um sistema como o Wix ou Wordpress.
Neste caso, você não precisa de conhecimento algum sobre desenvolvimento, apenas uma noção geral para escolher o seu template e adicionar o seu conteúdo.
Você diminuirá consideravelmente o custo, mesmo assim, ainda terá os custos adicionais como hospedagem, registro do domínio e o valor da mensalidade do Wix, ou do template de wordPress (ou outra plataforma do tipo).
A grande questão, se você escolher iniciar desta forma, é:
- Você terá de investir seu tempo na aprendizagem da plataforma e montagem do site;
- Na maioria das vezes, o site oferecerá uma percepção simplória do seu negócio/serviço/produto;
- As taxas de conversão são menores do que um site profissional desenvolvimento por uma boa empresa e personalizada para as suas necessidades e objetivos;
De qualquer forma, pode ser sim uma boa forma de você iniciar o seu negócio com custos menores.
Preço de site em Wordpress
Falamos um pouco sobre a plataforma Wordpress, mas decidimos criar um parágrafo para falar apenas desta plataforma.
Atualmente, o Wordpress é, de longe, o CMS mais popular no mundo, com 40% de share de mercado.
Existem alguns sites onde você pode comprar templates e o desenvolvedor apenas faz a instalação e customização.
Também é possível escolher um tema gratuito em wordpress, abaixo algumas opções:
- Dazzling
Em resumo
Antes de orçar um site, estabeleça os seus objetivos.
Quanto mais funcionalidades, mais cara fica a página.
Sites institucionais são mais baratos, porque exigem menos complexidade.
Por outro lado, os e-commerces são os mais onerosos no orçamento.
O barato sai caro. O ideal é deixar o site nas mãos de quem entende de fato.
Contratar agências pode ser mais seguro.
Utilize o simulador da Alt e tenha um orçamento pronto em poucos minutos no seu e-mail.
Por que eu preciso de um site em 2023?
O site é o único canal em toda a web em que você realmente possui propriedade.
O que isso significa?
Há alguns anos atrás, o alcance orgânico (número de usuários que viam suas publicações sem precisar impulsionar) do Facebook era em torno de 20%.
Depois caiu para 10%, 5% até chegar a 0 alguma coisa.
Hoje, se você quiser ser visto na rede, terá de pagar.
No Google estamos vendo, em algumas buscas, nenhum resultado.
O próprio Google responde.
Desta forma, podemos ver a importância do seu site.
Toda estratégia de marketing digital gira em torno do site, suas landing pages, seu conteúdo.
Ele é o canal da sua empresa para captar o lead nas suas campanhas, para oferecer conteúdo relevante para a sua audiência, para melhorar suas estratégias de marketing como um todo, etc.
Conclusão
Os valores que apresentamos aqui são estimados.
Para saber quanto custa criar um site, é preciso levar em conta que cada caso é um caso.
Como a sua marca não há nenhuma igual. Podem existir mil concorrentes, mas a identidade da sua empresa é única.
Hoje em dia, ter presença online apenas para “existir” não basta.
Se você está na internet, tem que marcar território mesmo, com conteúdo de alta performance, estratégias redondinhas e muita interação com seu público-alvo.
E aí, conta pra gente o que achou.
Quais suas percepções?
Os valores estimados estão dentro do seu orçamento?
Por aqui, esperamos ter ajudado você.
Se ainda restaram dúvidas, nada melhor do que conversarmos.
A Altgrupo é uma agência que oferece soluções completas de marketing digital e desenvolvimento.
Perguntas Frequentes
Qual valor de um site simples?
O valor de um site simples em 2023 varia conforme a estrutura do site.
Sites simples partem de R$ 2.500,00.
É possível encontrer valores menores oferecidos por profissionais inexperientes.
Se o seu objetivo for criar um site simples com o menor preço possível, pode encontrar oportunidades, apesar dos riscos.
É possível encontrar empresas oferecendo este serviço por R$ 1.000,00.
Quais os modelos de pagamento para desenvolver um site?
É comum encontrar empresas que cobram mensalidades fixas.
Na verdade, neste cenário, você não tem a propriedade do site, mas a licença de uso da plataforma.
É uma ótima forma de reduzir os custos iniciais, mas, geralmente, nestas modalidades, você fica preso em um limite fixo de opções de templates que serão os mesmos para diversas empresas.
Geralmente, os custos para criar o seu site nesta modalidade variam de R$ 20 até R$ 100,00 (ou mais, dependendo do tipo de site e volume de visitas).
Qual valor de um site de vendas?
Aqui cabe um parágrafo, um site de vendas pode não ser uma loja virtual.
Talvez você queira apenas uma página em que permita o usuário comprar o seu produto/serviço.
Neste caso, a venda não impacta no valor do site, pois tudo o que será necessário é inserir um botão para comprar o produto através de um intermediador de pagamento como Pagseguro, Paypal, Mercado Pago, etc.
Já se for uma loja virtual que você deseja investir, os valores são aqueles já citados.
Qual valor mensal pago para uma plataforma de ecommerce?
Se você pretende desenvolver sua loja através de um plataforma encontrará preços a partir de 15 reais até R$ 1.000,00
O valor depende de fatores como:
- Visualizações de página;
- Recursos necessários: integrações, ferramentas extras, etc;
- Vendas mensais;
- Produtos cadastrados;
Cada plataforma escolhe um destes itens acima para definir os seus valores de cobrança.
Plataforma Dooca
- Planos da Dooca variam de gratuito até R$ 199,00 ao mês
Plataforma Loja Integrada
- Planos da loja integrada variam do gratuito a até R$ 319 ao mês
Plataforma Tray
- Planos da Tray iniciam por R$ 69,00 e vão até R$ 749,00 ao mês
Plataforma Nuvem Shop
- Planos do gratuito até R$ 249,00 ao mês
Plataforma Vtex
- Planos a partir de R$ 3.500,00 ao mês
PrestaShop
- Plataforma Opensource com planos de suporte
Shopify
Uma das plataformas mais utilizadas no exterior
Qual o custo para manter um site no ar?
Para manter um site no ar, você deverá pagar anualmente (ou a cada 2 anos, dependendo da frequência que você preferir) o registro do domínio.
Os valores são:
- 1 ano: R$ 40,00
- 2 anos: R$ 76,00
- 3 anos: R$ 112,00
- 4 anosR$ 148,00
- 5 anosR$ 184,00
Além disso, deverá pagar a hospedagem, normalmente mensal.
O valor da hospedagem varia da estrutura do site e volume de acessos.
Sites simples geralmente iniciam com os planos básicos de hospedagem, com valores em torno de R$ 10,00 por mês (ou menos):
Algumas hospedagens:
- Locaweb: A partir de R$ 7,90 p/ mês
- Hostinger: A partir de R$ 12,99 p/ mês
- Hostgator: A partir de R$ 11,89 p/ mês
- Godaddy: A partir de R$ 15,99 p/ mês
Estes são os valores básicos.
Você pode ter de pagar tb uma mensalidade da plataforma onde seu site foi feito.
Neste caso, geralmente já está embutido o valor da hospedagem.
A mensalidade, em termos gerais, para manter um site no ar inicia em torno de R$ 15,00
Como desenvolver um bom site?
Este texto foge um pouco do assunto principal deste artigo, mas faz todo sentido abordá-lo.
Um dos pontos mais importantes que você deve se ater quando estiver desenvolvendo o seu site são 3 elementos principais: Objetivo do negócio, Jornada do usuário e hierarquia visual.
Hierarquia visual
A hierarquia visual é o princípio fundamental por trás de um bom design.
Uma forte hierarquia visual ajuda a transmitir a mensagem de forma rápida e clara aos visitantes.
Já o CTA oferece uma próxima etapa clara para mover os visitantes além da página inicial e em direção às páginas de produtos.
Juntos, eles são dois dos componentes mais importantes quando se trata de projetar um site de forma eficaz.
Jornada do usuário
Um bom design requer levar em consideração a jornada do usuário:
- Onde queremos que os usuários cliquem?
- Quais informações precisamos que eles leiam?
- Quais produtos queremos que eles escolham?
Objetivo do negócio
Saiba quais são os objetivos do negócio e dê prioridade a eles na construção do seu site.
Evitar elementos de design extras e sem sentido que sobrecarregam desnecessariamente a carga cognitiva.
Um estudo do Google mostrou que os usuários julgam se um site é bonito ou não dentro de inacreditáveis 1/50 a 1/20 de segundo.
Além disso, os sites “visualmente complexos” são consistentemente classificados como menos bonitos do que os sites mais simples.
Links importantes
Confira outros links para saber mais e não errar no desenvolvimento do seu site:
- 15 plataformas de ecommerce para desenvolver sua loja virtual