Remarketing para vender imóveis na internet

Alexandre Fattori
Por Alexandre Fattori | 07/06/2020 | Atualizado em 07/11/2021

Especialista em marketing digital, com mais de 15 anos de experiência, formado em comunicação pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV.

Tempo de leitura: 5 minutos

Se sua imobiliária esta interessada em vender imóveis na internet, ela precisa saber o que é remarketing.

Assim como o próprio termo sugere, remarketing é uma estratégia para reforçar a visibilidade de um produto — no caso, para um determinado visitante do seu site imobiliário.

Aplicar estratégias de remarketing proporcionam excelentes resultados quando o assunto é vender imóveis na web.

Estudos apontam que o remarketing aumenta em mais de 30% a taxa de conversão de campanhas de anúncio.

Isso porque a prática do remarketing consiste na experiência que o usuário teve no site, ou seja, todas as suas ações são compreendidas como uma informação relevante, um potencial interesse que ele teve ao se deparar com o anúncio.

Nesse instante, você está se perguntando “como isso é possível”?

Tranquilize-se! Explicaremos tudo a seguir em nosso conteúdo.

Como o remarketing é aplicado?

Explicaremos isso brevemente para que o texto não adquira um teor muito técnico, certo? Prosseguindo com o assunto, a aplicação de técnicas voltadas para o retargeting é feita a partir de um elemento que você já deve ter ouvido falar: o cookie.

O cookie, no caso, é um pequeno código — um código de remarketing, como também podemos chamar — inserido implicitamente no site.

Sua função é coletar dados relevantes sobre o visitante e a sua navegação pelas páginas, relevantes o suficiente para possibilitar que certos anúncios o acompanhem ao longo dos dias seguintes.

Isso serve para estimular o potencial cliente a repensar, cogitar a aquisição, e até mesmo acreditar que o destino está conspirando a favor da compra.

Isto é, independentemente de o internauta estar ou não acessando a sua página, os anúncios pelos quais ele demonstrou interesse anteriormente continuarão sendo visualizados.

Entretanto, vale ressaltar que os anúncios só serão veiculados em páginas que têm parcerias com o Google (caso seja uma campanha do AdWords), como os grandes portais de notícias (terra e globo.com por exemplo) e alguns sites do nicho em questão.

Como é o funcionamento do remarketing na prática?

Um breve exemplo: Joana, interessada em alugar um apartamento, acessou a página de sua imobiliária e visualizou alguns disponíveis.

Dentre os anúncios visitados, um deles pareceu chamar mais atenção: o apartamento localizado na zona sul de São Paulo. Joana procurou mais informações sobre ele, isso é um bom sinal, mas logo em seguida ela deixou o site.

Sabendo disso, você ativou uma ação de remarketing para que o anúncio do apartamento da zona sul paulistana “perseguisse” Joana por um tempo determinado.

Caso ela não se manifeste ao longo da semana, ficará a seu critério persistir ou não na estratégia.

Minha indicação é começar de forma mais agressiva logo após a visita do usuário, para que ele se convença que sua empresa está em todo o lugar, e, na medida em que ele não converter, o que pode ser em um prazo de até 15 ou 20 dias, eliminá-lo da sua lista.

É importante tomar cuidado para não cansar o usuário.

Até porque muitos estudos sugerem que depois de um certo tempo os usuários ficam “cegos” para os seus anúncios.

Sim, eles simplesmente não os enxergam mais.

Como mudar isso?

Mude seus anúncios, altere a cor de fundo, as imagens, os elementos, etc.

Tudo isso vai fazer com que o seu anúncio ainda se destaque.

Quais ferramentas permitem utilizar o remarketing?

Considerando que o objetivo é vender imóveis na web, a utilização do retargeting em campanhas do Facebook Ads é altamente recomendada.

Isso porque as pessoas costumam passar muitas horas por dia navegando nas redes sociais, e, no Brasil, o Facebook é a mais utilizada de todas.

Outra vantagem é que, por se tratar de uma plataforma que integra chat com timeline, o compartilhamento da página é muito facilitado — às vezes, o seu alvo procurava um imóvel para terceiros.

O Google AdWords é a ferramenta de links patrocinados mais utilizada pelas empresas. Seus espaços destinados aos anúncios de display — nos quais os banners são veiculados — são uma grande vitrine para internautas de todo perfil de navegação.

Ainda de olho nas redes sociais, a plataforma de anúncios do Facebook, que engloba, as plataformas Instagram, Facebook e WhatsApp, também oferece a opção de fazer remarketing e, sem dúvidas, pode ser uma ótima investida para o mercado imobiliário.

O Instagram é ideal para o compartilhamento de fotos, o que é essencial para vender imóveis na web enquanto o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado pelos corretores se comunicarem com os potenciais compradores.

Mas o grande benefício está em integrar estas diferentes plataformas para criar campanhas de remarketing/retargeting quase ilimitadas. 

Alguns exemplos:

- Campanhas de WhatsApp para que os leads que acessaram o site da imobiliária enviem mensagens pelo app;

- Campanhas de Messenger para enviar mensagens aos leads que estão na base de emails da imobiliária;

- Carrousel de imóveis no Instagram para impactar usuários que entraram em contato com a imobiliária pelo Facebook.

Estas são apenas algumas ideias.

O arsenal é quase ilimitado!

Está pensando em fazer remarketing no site de sua imobiliária e ficou com dúvidas? 

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