Saiba como aumentar a taxa de conversão educando suas leads!

O objetivo principal de qualquer empresa, independentemente do mercado e do tamanho, é gerar mais receita. Existem várias formas de fazer isso. Uma delas é por meio do marketing digital. Melhorar o engajamento do seu público com ações de marketing é fundamental para aumentar a taxa de conversão do seu site ou do blog, pois já que apenas 10% dos usuários que acessam seu site estão efetivamente comprando, essa iniciativa demanda um trabalho de educação de suas leads. piramide Como gerar leads, fazendo com que elas se tornem clientes e estejam prontas para finalizar uma venda? Confira o nosso post e descubra!

Entendendo melhor o funil de vendas

Partindo da ideia de que você já sabe que uma lead é alguém que possui interesse em um produto ou serviço que a sua empresa oferece, o importante agora é pensar em que estágio de compra essa pessoa está. Ela quer comprar agora? Tem interesse no seu produto, mas ainda possui dúvidas que precisam ser respondidas?   Acompanhar o seu cliente nessa fase é fundamental para fazê-lo avançar cada vez mais no funil de vendas, que consiste em 3 etapas!

1. Topo do funil

Essa é a parte mais larga do funil. É o momento onde a pessoa ainda não sabe claramente qual é seu problema ou a sua dúvida. Nessa etapa, o mais importante é trazer informações simples, que farão com que ela tome consciência do problema.

2. Meio do funil

É o momento onde a pessoa já identificou o problema, mas ainda não sabe qual é a melhor solução. Ela busca a alternativa ideal para definir qual empresa contratar.

3. Fundo do funil

A pessoa está preparada para a venda, mas ainda avalia a melhor opção para esse processo. Ela quer saber por que fazer negócios com você é a escolha correta.

Utilizando o marketing de conteúdo para aumentar a taxa de conversão

Para que todo esse processo do funil de vendas funcione, é muito importante que você ofereça conteúdos de qualidade para sua lead. O processo de produção de conteúdo ajuda a aumentar a sua taxa de conversão, assim, você pode qualificar melhor o estágio em que a pessoa está e descobrir o momento certo para realizar a venda.

Preparando suas leads para se tornarem clientes

Essa é uma das etapas mais importantes do processo. A nutrição de leads consiste em educar a pessoa, fazendo com que ela avance no estágio do funil de vendas. Prepare suas leads com conteúdos específicos para cada etapa e ofereça também materiais ricos, como e-books e infográficos, cases de sucesso e webinars. Isso fará total diferença na sua estratégia!

Treinando sua equipe para ter melhores resultados em vendas

Outro ponto fundamental é o treinamento da equipe. Todas as estratégias precisam estar alinhadas: a produção de conteúdos, a definição dos estágios do funil em que sua lead está e a capacitação da sua equipe para oferecer informações para cada estágio. Pense que cada pessoa que chega à sua organização está em uma determinada fase do funil. O mais importante é reconhecer essas etapas e ter uma abordagem específica para cada uma delas.

Analisando o comportamento dos  leads

O que não pode ficar de lado é a mensuração, fator que está diretamente ligado aos resultados do projeto. Portanto, confira os indicadores de taxa de conversão constantemente. Os mais comuns são:
  • geração de leads: total de leads gerados;
  • newsletter: total de inscritos/total de cliques;
  • e-book: total de downloads;
  • landing page: total de leads/visitas.
O trabalho de qualificação e educação de leads não é fácil, mas os resultados são muito lucrativos e o custo também é atrativo. O mais importante é saber em que etapa cada cliente que chega até você está. Dessa forma, será possível desenvolver uma abordagem mais específica e adequada. Gostou das nossas dicas sobre como aumentar a taxa de conversão? Então dê a sua opinião nos comentários!

Análise gratuita da sua
performance digital

Receba uma análise sem custo da performance da suas campanhas
de Google Ads, Facebook Ads, Redes Sociais ou Website.

Recomendaremos ações e sugestões de melhoria.