Saiba o que sua empresa perde sem um site responsivo

Alexandre Fattori
Por Alexandre Fattori | 07/10/2016 | Atualizado em 06/10/2019

Especialista em marketing digital, com mais de 15 anos de experiência, formado em comunicação pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV.

Tempo de leitura: 5 minutos

O número de pessoas que utilizam aparelhos móveis como tablets e celulares para acessar a internet cresce a cada ano. Só para você ter uma ideia, segundo o IBGE, mais de 280 milhões de brasileiros utilizam dispositivos móveis para acessar a internet todos os dias, acompanhando uma tendência de crescimento em todo o mundo. Por este motivo, desde abril de 2015 o Google passou a dar preferência a sites que funcionam melhor em dispositivos móveis, tornando ainda mais importante investir na criação de um site responsivo para sua empresa.

O que é um site responsivo?

Um site responsivo é um site que se adapta automaticamente ao formato da tela utilizada pelo usuário. Além de adaptar o layout da página, um site responsivo é capaz de redimensionar automaticamente as imagens, ocultar elementos desnecessários para dispositivos mobile e, com isso, melhorar a experiência do usuário, permitindo com que ele navegue sem problemas por sua página.

O que você perde por não ter um site responsivo?

Atualmente, é um erro grave não investir na criação de um site responsivo. Se você ainda tem dúvidas se precisa atualizar o layout de sua página, veja o que perderá mantendo seu site atual. [caption id="attachment_2357" align="aligncenter" width="800"]Tempo gasto no mobile e desktop Tempo gasto no mobile e desktop por setor[/caption]

Você perderá conversões importantes

Como mostra a figura abaixo, cada dispositivo (desktop, mobile, tablet) participa do caminho de conversão  contribuindo para que, no final do processo, o usuário converta no site/loja. O mesmo usuário pode pesquisar em momentos diferentes e em dispositivos  diferentes  durante o processo de compra. É por isso que, mesmo tendo um lindo site na versão desktop, se você não oferecer uma boa experiência na versão mobile, poderá sim perder conversões e vendas. [caption id="attachment_2349" align="aligncenter" width="800"]População digital no Brasil População digital no Brasil[/caption]

Perderá as melhores posições do Google

Como dissemos no início do artigo, o Google está dando mais importância a sites capazes de se adaptar a qualquer formato de tela. Isso quer dizer que, se você não possui um site responsivo, são grandes as chances de seus concorrentes estarem em melhor posição, inclusive nas buscas feitas em computadores de mesa. Com isso, seus concorrentes que possuem um site responsivo estarão nas primeiras páginas do Google e irão conquistar clientes que poderiam ser seus. Por que isso é tão importante?
  • 92% dos usuários pesquisam em sites de compra e comparam preços
  • 76% procuram informações em fóruns ou blogs
  • 63% comentam experiências sobre produtos e serviços
  • 52% acessam as mídias sociais para obter informações sobre o que pretendem comprar
  • 19% Millenials não utilizam desktop em nenhum momento.
  • Apenas os usuários à partir de 55 anos apresentam maior quantidade de usuários exclusivos de desktop (55%).
  • Usuários multi-plataforma ou apenas mobile são a grande maioria.
  • Android corresponde a 83% do total de smartphones no Brasil.
  • Apple domina o mercado de tablets com seu IPad.
(fonte Consultoria TNS Research International)
[caption id="attachment_2351" align="aligncenter" width="800"]Dispositivo móvel Dispositivo móvel[/caption]

Sua página vai demorar para carregar em dispositivos mobile

Criar um site responsivo é importante, pois além de facilitar a navegação do usuário, ele vai carregar mais rápido, principalmente se o seu usuário estiver utilizando a rede móvel de seu celular. Isso vai impedir que o usuário abandone seu site sem ler o conteúdo que procurava, aumentando assim as chances de fechar negócio com ele. E, se você não possui um site responsivo, são grandes as chances de seu cliente abandonar a sua página e acessar outros sites mais leves, que consomem menos de seu pacote de dados. Confira neste link uma avaliação do seu site (nas versões Desktop, Mobile e Tablet).

Seu site não vai aparecer nas buscas feitas em aparelhos mobile

Em suas recentes atualizações no algoritmo de busca, o Google anunciou que sites que não se adaptaram aos dispositivos móveis não vão aparecer nas buscas feitas por estes aparelhos. Sendo assim, se você não possui um site responsivo, sua página não vai aparecer para seus clientes, mesmo que você tenha feito investimentos em SEO ou criado um aplicativo para sua empresa. Esta situação é ainda pior caso você tenha um negócio local, pois vai perder todos os benefícios do SEO local e geolocalização disponíveis para as buscas em dispositivos móveis.

Você vai perder clientes

O site de sua empresa é uma ferramenta para atrair a atenção de seus visitantes e transformá-los em clientes de sua empresa, mas se seu site não for responsivo, você perderá excelentes oportunidades de negócio. Confira abaixo o número de aparelhos e entenda a importância de oferecer uma boa navegação em celulares. [caption id="attachment_2347" align="aligncenter" width="800"]Volume de aparelhos no Brasil Volume de aparelhos no Brasil[/caption] Isso porque seu visitante não conseguirá navegar em sua página e vai abandonar seu site. Sem contar o fato de que o cliente pode ter a ideia de que sua empresa é amadora e não está preparada para atendê-lo de forma satisfatória. Isso poderá representar um menor Retorno sobre o Investimento (ROI) em marketing digital e até mesmo prejuízos pra sua empresa. Agora que você sabe a importância de criar um site responsivo para sua empresa e os benefícios que você terá ao realizar este investimento, é hora de colocar a mão na massa e colher os resultados desta estratégia. Gostou do meu artigo? Curta a minha página no Facebook e receba outras dicas para ter mais sucesso em sua empresa! ebook

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