Search Console: O que é e qual a sua importância?

Alexandre Fattori
Por Alexandre Fattori | 18/10/2018 | Atualizado em 06/10/2019

Especialista em marketing digital, com mais de 15 anos de experiência, formado em comunicação pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV.

Tempo de leitura: 3 minutos

Search Console é uma plataforma desenvolvida pelo Google que auxilia você a analisar como o seu site está sendo indexado pelo Google bem como realizar diversas ações. Basicamente, a plataforma permite que você entenda o que o Google está achado do teu site e o que você pode fazer para melhorá-lo aos olhos do buscador.
Então, antes de mais nada, crise sua conta! Algumas dicas para tirar o melhor da plataforma: 1️⃣️ Faça a integração entre o Google Analytics e o Search Console. Desta forma, você terá acesso a informações valiosas sobre quais pesquisas estão acionando o seu site http://bit.ly/2Ah3RC12️⃣️ Envie um sitemap. Sitemap é basicamente um mapa do site, ele contém uma lista com todas as páginas (URLs) do site. e funciona como uma espécie de mapa que irá ajudar e guiar o robô do Google a encontrar todas as páginas do site. 3️⃣️ Analise os erros e problemas que o Google encontrou no seu site na aba COBERTURA. Nesta funcionalidade, Google divide os problemas em: - Erro: Google fornece uma lista de erros que variam de erros de redirect, erros no arquivo robot.txt, 404s, etc. - Válidas e com aviso: São páginas indexadas mas com alguns problemas que precisam ser verificados. - Válidas: Páginas indexadas. Se vc vir um aviso dizendo que á página não está no sitemap, adicione-a. - Excluído: Páginas intencionalmente não indexadas. Clicando nos erros você terá acesso às páginas e pode solicitar indexação. 4️⃣️ Em desempenho, você tem acesso às pesquisas que resultam em visitas seu site nas buscas assim como cliques, impressões (visualizações do seu site nos resultados de busca), posição média... 5️⃣️ Na sessão de Links, você pode ver as páginas com maior volume de links externos e internos. Links externos é, seguramente, o fator mais importante de posicionamento no Google, portanto, uma dica interessante é usar a "força" destas páginas com bom volume de links externos e direcionar links para outras páginas do teu site que são igualmente importantes porém não possuem este volume de links externos apontado para elas. Ainda neste relatório, você vai ver a aba "Principais sites com links". Uma ação vital é desabilitar links de spammers. Mas faça isto com cuidado, desabilitar links que estão gerando tráfego pode arruinar o seu SEO. Mais detalhes: ➡️https://support.google.com/webmasters/answer/2648487?hl=en ➡️https://www.google.com/webmasters/tools/disavow-links-main Glossário: Google Analytics: plataforma gratuita do Google que oferece informações sobre como está o seu site. É vital que vc tenha uma conta do seu site no Google Analytics. Redirect: redirecionamento de páginas antigas para novas. Robot.txt: Arquivo que fornece informações aos robôs do Google sobre, por exemplo, quais páginas podem ou não ser indexadas. 404: Erros de página não encontrada

Análise gratuita da sua
performance digital

Receba uma análise sem custo da performance da suas campanhas
de Google Ads, Facebook Ads, Redes Sociais ou Website.

Recomendaremos ações e sugestões de melhoria.