5 motivos para se preocupar com a segmentação de clientes

Alexandre Fattori
Por Alexandre Fattori | 21/12/2016 | Atualizado em 17/03/2023

Especialista em marketing digital, com mais de 15 anos de experiência, formado em comunicação pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV.

Tempo de leitura: 10 minutos

A segmentação de clientes é o processo de dividir um mercado em grupos menores e mais homogêneos de consumidores, com base em critérios como idade, sexo, renda, hábitos de consumo, etc.

Essa classificação possibilita às empresas entender melhor o perfil dos seus consumidores e assim desenvolver estratégias de marketing e comunicação mais eficazes.

Neste post vamos abordar:

  • A importância da segmentação para uma comunicação mais efetiva e vendedora;
  • Os principais tipos de segmentação;
  • Dicas para encantar o cliente, através do atendimento focado na segmentação do cliente.

Vamos lá, então?

A importância da segmentação de clientes

A segmentação é uma prática fundamental no marketing digital, pois permite que as empresas criem campanhas personalizadas e relevantes para cada grupo de consumidores. Ao identificar as características específicas de cada segmento, é possível direcionar a mensagem certa para a pessoa certa, aumentando as chances de conversão e fidelização. Veja, mais detalhadamente, os 5 principais benefícios desta prática:

1. Atender às necessidades dos clientes

Para que uma mensagem de marketing seja eficaz, ela precisa ser direcionada aos segmentos certos de clientes. Ou seja, como os clientes têm diferentes desejos e necessidades, as soluções para cada segmento de cliente precisam ser comunicadas separadamente.

Infelizmente, muitas empresas ainda desperdiçam recursos em publicidade para públicos que nunca comprarão seus produtos. A segmentação permite alcançar os clientes certos com uma mensagem de marketing específica e que se destina a resolver os seus problemas individuais — o que é bem menos oneroso para sua empresa.

2. Otimizar a comunicação

Uma vez identificado um segmento de clientes e suas preferências, você pode personalizar uma solução, adaptando os produtos ou serviços da sua empresa.

Outro fator relevante é o de que, ao passo em que envelhecem, as pessoas alteram suas escolhas e comportamentos de compras. Ser capaz de identificar estas alterações significa que novas soluções podem ser oferecidas para adaptar o produto às necessidades dos clientes durante toda a sua vida.

Esta é uma excelente estratégia para manter os clientes ao longo do tempo. Assim, se estará garantindo não só a satisfação dos clientes, como também a sua fidelização e a recomendação da marca!

3. Aproveitar oportunidades de crescimento

A identificação dos nichos mais atrativos para o seu negócio abre uma oportunidade única para buscar a liderança de mercado: relacionamentos são aperfeiçoados e a penetração da marca é fortalecida.

Ao identificar os segmentos de cliente mais lucrativos e direcionar os seus esforços para atendê-los de forma mais efetiva, as empresas podem aumentar a sua rentabilidade e lucratividade.

Ao mesmo tempo, as empresas podem direcionar seus anúncios para os consumidores que estão mais propensos a comprar, reduzindo os custos e aumentando o retorno sobre o investimento - taxa de ROI

4. Usar a segmentação de clientes como ferramenta para inovação

A segmentação de clientes viabiliza a identificação de consumidores que, em situações normais, não comprariam o seu produto ou serviço. Sua empresa pode criar o próprio nicho e atrair clientes que normalmente seriam atraídos pelas concorrentes, levando-os a progredir em seu funil de vendas.

Se as necessidades específicas de um segmento são identificadas, é possível ajustar sua oferta de produtos para fornecer uma solução mais adequada e relevante, diferenciando-se dos concorrentes.

Além disso, existe o potencial de aumento de vendas à medida que os clientes são introduzidos a novas versões e atualizações de um produto. Ou seja, se aprovam um determinado produto, então, eles podem ser segmentados entre aqueles clientes potenciais para adquirirem a versão “Premium”, “de luxo” etc.

Uma das principais vantagens da mídia digital é a capacidade de escalar campanhas de marketing de forma rápida e eficiente, atingindo um grande número de potenciais clientes. A aplicação de estratégias efetivas de Growth ( crescimento) em mídia digital pressupõe segmentação. Sem segmentação, sem crescimento efetivo.

Crescimento

5. Usar A Segmentação De Clientes Como Ferramenta Para Inovação

Mesmo segmentos menores no mercado podem ser identificados. Embora os clientes típicos destes segmentos não sejam considerados “consumidores habituais”, identificar suas características pode estimular ideias inovadoras e que resolvam suas demandas.

Ao desenvolver novos produtos ou serviços para esse segmento de cliente as possibilidades de maior flexibilidade na precificação e na inserção estratégica podem garantir aos negócios uma vantagem competitiva.

Agora que você já sabe o quanto segmentar um mercado é essencial para o sucesso de uma empresa, no próximo capítulo vou mostrar a aplicação desta estratégia de acordo com cada tipo de segmentação.

Tipos de Segmentação e sua aplicação prática

Existem diversos tipos de segmentação de clientes que podem ser utilizados por empresas para entender melhor o perfil dos consumidores e desenvolver estratégias de marketing mais eficazes. Entre elas:

Demográfica: essa segmentação é baseada em características como idade, gênero, renda, escolaridade, estado civil, entre outros. É uma das formas mais comuns de segmentação e pode ajudar a identificar padrões de consumo de diferentes grupos de pessoas.

Um exemplo de segmentação demográfica seria uma empresa de produtos de beleza que divide o mercado com base na idade de seus clientes. Uma linha de produtos para adolescentes que trata especificamente da acne e oleosidade da pele, uma linha de produtos para mulheres na faixa dos 30 anos que foca na prevenção de rugas e outra linha para mulheres acima de 50 anos que foca em hidratação profunda e anti-envelhecimento.

Geográfica

Essa segmentação está assentada em critérios da geografia do lugar , como país, estado, cidade, bairro, entre outros. Essa forma de segmentação ajuda a identificar diferenças culturais, econômicas e sociais entre diferentes regiões, sendo de grande valia para a adaptação de produtos e serviços.

Uma empresa de roupas, por exemplo, pode usar a segmentação geográfica para adaptar suas campanhas com base nas preferências climáticas de cada região. Assim, em regiões mais quentes, a empresa poderia se concentrar em roupas leves e frescas, enquanto em regiões mais frias, em roupas mais quentes e aconchegantes.

Comportamental 

Essa segmentação se fundamenta no comportamento do consumidor, como frequência de compra, lealdade à marca, sensibilidade a preços, entre outros. Essa forma de segmentação auxilia a identificar grupos de consumidores que têm necessidades e preferências semelhantes.

Imagine a cena

Você adora viagens que envolvam passeios de aventura e recebe uma comunicação de um destino com cachoeiras, dunas, chapadões, rios e que parece que foi elaborada exclusivamente para você. Ou, sua preferência é por viagens que envolvem lugares costeiros e se for de navio, então, a compra é imediata. Entendeu o quanto a segmentação comportamental pode alavancar as vendas?

Psicográfica

Essa segmentação é firmada em critérios psicológicos e emocionais, como valores, personalidade, estilo de vida e interesses. Essa forma de segmentação pode ajudar a entender as motivações e desejos dos consumidores, permitindo que a empresa crie produtos e serviços que atendam às suas necessidades e desejos.

Voltando a empresa de roupas um exemplo seria segmentar seu mercado em consumidores que valorizam a sustentabilidade e preferem roupas feitas com materiais ecológicos e outro grupo de consumidores que valorizam a moda e tendências atuais e preferem roupas mais modernas e ousadas. Com base nessa segmentação, a empresa pode ajustar sua estratégia de marketing e desenvolver produtos e campanhas específicos para cada grupo de consumidores.

Tecnográfica

Esse agrupamento acontece com base no uso da tecnologia, como dispositivos móveis, redes sociais, aplicativos, entre outros. Essa forma de segmentação pode ajudar a entender como os consumidores interagem com a empresa e com outros consumidores.

Por exemplo, uma empresa de cosméticos pode segmentar seu mercado em consumidores que usam aplicativos de mensagens instantâneas com frequência, versus consumidores que não utilizam esses aplicativos. Com base nessa segmentação, a empresa pode ajustar sua estratégia de marketing e desenvolver produtos e campanhas específicos para cada grupo de consumidores, como promoções exclusivas por meio de aplicativos de mensagens para o primeiro grupo e publicidade em outras mídias para o segundo grupo.

Segmentação por nichos

Baseada em grupos de consumidores que compartilham uma característica específica e têm necessidades e preferências similares. Por exemplo, um nicho pode ser formado por consumidores que procuram produtos orgânicos e sustentáveis.

Segmentação por ocasião de compra

Esta segmentação divide um mercado em grupos com base no momento em que os consumidores realizam uma compra. Uma das possibilidades é a compra sazonal que divide o mercado com base em épocas específicas do ano em que as pessoas compram produtos específicos. Por exemplo, a segmentação de mercado para a venda de produtos de Natal, como decorações e presentes, que acontecem no final do ano.Outro exemplo típico são as roupas de acordo com as estações do ano.

Nesta segmentação também se incluem as compras por impulso que divide o mercado com base na motivação dos consumidores para realizar uma compra não planejada. A segmentação de mercado para varejistas de conveniência que vendem lanches e bebidas para consumidores que compram por impulso durante a pausa no trabalho, é um bom exemplo.

Dicas para atender às necessidades específicas dos clientes no processo de segmentação

Se eu só pudesse dar uma dica para facilitar o processo de segmentação, a definição da persona seria a minha preferida. Ao definir a persona, a empresa consegue entender melhor quem é o seu público-alvo e o que ele procura. Dessa forma, é possível adaptar produtos e serviços, além de desenvolver ações de marketing direcionadas e personalizadas, que falam diretamente com cada segmento de cliente.

Mas como não existe esse limitador, segue mais dicas para facilitar o processo de segmentação dos seus clientes.

Conheça o seu público-alvo

Esta é a mais entre as mais. Por isso mesmo que já tenha falado, não custa repetir: a primeira etapa é entender quem são seus clientes e o que eles precisam. Analise os dados de segmentação e crie personas para cada grupo, detalhando seus interesses, comportamentos e desejos.

Lembrando, persona é uma representação fictícia de um cliente ideal para uma empresa, baseada em dados e características reais dos consumidores. Ela ajuda a empresa a entender melhor o seu público alvo e a criar estratégias de marketing mais eficientes, personalizadas e direcionadas.

Ofereça soluções personalizadas

Com base nas informações coletadas, adapte seus produtos e serviços para atender às necessidades específicas de cada grupo. Por exemplo, se um grupo de clientes está interessado em produtos sustentáveis, ofereça opções ecologicamente corretas.

Comunique-se de forma eficaz

Ajuste sua comunicação para cada grupo de clientes. Utilize uma linguagem e tom de voz que ressoem com suas necessidades e interesses e sejam atraentes para eles. Por exemplo, se o seu público-alvo é formado por jovens, utilize uma linguagem mais informal e descontraída.

Ofereça um atendimento personalizado

Independente do grupo de clientes, é fundamental oferecer um atendimento de qualidade, cortês e eficiente. Certifique-se de que seus colaboradores estejam capacitados para lidar com cada grupo de clientes de forma adequada.

Acompanhe e avalie os resultados

Avalie regularmente as ações implementadas para atender às necessidades específicas dos clientes e faça ajustes sempre que necessário. Acompanhe as métricas de desempenho, monitore constantemente a satisfação dos clientes e esteja aberto a receber feedback.

Invista em marketing de relacionamento

Ao atender às necessidades específicas de cada grupo de clientes, as empresas podem construir relacionamentos mais fortes com seus clientes e aumentar sua fidelidade à marca. Isso pode levar a um maior retorno financeiro, já que clientes fiéis tendem a gastar mais e a recomendar a empresa a outras pessoas.

Você segmenta os seus clientes?

Não precisa ter varinha de condão para saber que se você não segmenta seus clientes certamente está frustrado com seus investimentos em publicidade. É simples assim: sem atingir o público certo, os resultados não acontecem.

Nós, da agência digital Altgrupo, oferecemos serviços especializados em segmentação de clientes, utilizando técnicas de análise de dados para identificar o público-alvo para o seu negócio. Com isso, podemos garantir que seus anúncios e sua comunicação em geralatinjam as pessoas certas, aumentando a eficácia da sua campanha e gerando mais conversões.

Gostou do meu artigo? Então, saiba como aumentar as vendas usando segmentação de mercado!

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