Segurança de dados: 5 dicas para a proteção de seus clientes

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A segurança de dados no e-commerce tem sido uma preocupação cada vez maior no Brasil e no mundo.

Afinal, a pandemia de Coronavírus tem contribuído para acelerar a adesão dos consumidores aos meios de compra online.

O que por um lado é bom, pois movimenta o comércio e gera lucro, também traz consigo riscos.

De acordo com o Mapa da Fraude, levantamento realizado pela Clearsale, o número de pedidos online no primeiro semestre de 2021 cresceu 22,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Do mesmo modo, a quantidade de tentativas de fraude teve um crescimento de 32,7% neste intervalo.

Com o mercado aquecido, a cada dia surgem novas lojas virtuais, mas será que elas realmente são seguras?

Para se destacar em meio à concorrência, mais do que oferecer bons preços, você precisa mostrar que o seu negócio é confiável, por isso, investir na segurança de dados é fundamental!

Para que você possa aproveitar essa oportunidade de crescimento, preparamos este post para explicar a importância da segurança da informação no comércio online, e ainda damos dicas de como tornar o ambiente digital mais seguro para a sua loja e para seus clientes.

O que você vai encontrar neste artigo:

O que é segurança de dados no e-commerce?
Qual é a importância da segurança da informação no e-commerce?
5 dicas para aumentar a segurança de dados no e-commerce
••Mantenha a sua plataforma de e-commerce atualizada
••Utilize criptografia de dados
••Tenha um bom sistema antifraude
••Utilize check-out transparente
••Sempre solicite o código de segurança do cartão
Como está a segurança de dados no seu e-commerce hoje?

O que é segurança de dados no e-commerce?

mulher digitando no notebook

A segurança de dados no e-commerce visa proteger informações pessoais dos consumidores, como: CPF, número de cartão, endereço, etc.

O objetivo é evitar que as empresas utilizem esses dados de forma indevida ou que eles caiam em mãos erradas devido a algum tipo de vazamento.

Ou seja, estamos falando na criação de um ambiente virtual seguro, tanto para a loja virtual que recebe pagamentos, quanto para os dados dos consumidores.

O tema está diretamente relacionado à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que tem como objetivo proteger os direitos de privacidade dos usuários em relação aos seus dados.

Logo, cabe ao comércio online implementar mecanismos de segurança que resguardem as informações de seus clientes.

Qual é a importância da segurança da informação no e-commerce?

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Mais do que garantir a segurança do seu comércio online, a segurança dos dados no e-commerce visa oferecer a seus clientes um ambiente seguro e confiável para que eles possam realizar suas compras com tranquilidade, sem se preocupar em ter seus dados vazados ou utilizados de forma indevida.

A falta de cuidado nesse quesito pode gerar problemas tanto para a empresa, que tem a sua imagem manchada e acaba perdendo clientes, além de ter que arcar com o prejuízo no caso de o golpe ser efetivado; quanto para o consumidor, que pode ter seus dados comprometidos e utilizados em diversos tipos de fraudes.

5 dicas para aumentar a segurança de dados no e-commerce

É dever dos e-commerces zelar pela segurança dos dados de seus clientes.

Para isso, há diversas estratégias que podem contribuir para a criação de um ambiente virtual protegido, no qual os consumidores possam realizar suas compras de forma segura.

Confira algumas delas:

Mantenha a sua plataforma de e-commerce atualizada

plataforma atualizada

Um sistema desatualizado se torna vulnerável, abrindo brechas para invasões que podem comprometer a segurança de dados.

Por isso, certifique-se de manter a plataforma do seu e-commerce sempre atualizada.

Utilize criptografia de dados

criptografia de dados

Outra forma de proteger os dados e transmitir mais segurança para seus clientes é a criptografia, utilizando um certificado SSL (Secure Sockets Layer).

Este protocolo funciona como uma camada adicional de segurança, permitindo ao sistema verificar a autenticidade do cliente e do servidor via certificados digitais.

Dessa forma, é possível transmitir dados sem que estes sejam interceptados por terceiros.

O uso desse protocolo é representado por um cadeado que fica ao lado da URL do e-commerce, que passa a contar com o protocolo HTTPS, indicando a presença dessa camada extra de segurança.

Tenha um bom sistema antifraude

sistema seguro

Um sistema antifraude é um mecanismo que, por meio do cruzamento de dados e análise de padrões, é capaz de detectar atividades suspeitas que podem indicar tentativas de golpe.

Uma vez identificadas, essas transações podem ser canceladas ou encaminhadas para uma análise manual, conferindo mais segurança para os dados dos clientes e, é claro, para as atividades do e-commerce.

Utilize check-out transparente

checkout transparente

O check-out é a última etapa de uma compra online, quando o cliente insere seus dados e define a forma de pagamento para então finalizar a compra.

Dependendo do gateway de pagamento utilizado pela loja, o cliente pode ser encaminhado para uma página externa ao site para finalizar o pagamento. Isso pode deixá-lo confuso e com receio de inserir seus dados.
Já no check-out transparente, o pagamento é realizado no mesmo ambiente da loja, transmitindo mais segurança para o consumidor.

 

Sempre solicite o código de segurança do cartão

cartão de credito

Oferecer a possibilidade de salvar os dados de pagamento para compras futuras é uma forma de facilitar a vida do consumidor.

No entanto, se ele tiver sua conta invadida, o criminoso poderá facilmente realizar compras em seu nome, precisando apenas mudar o endereço de entrega.

Portanto, para garantir a segurança dos dados de seus clientes, é importante sempre solicitar o código de segurança do cartão.

Como está a segurança de dados no seu e-commerce hoje?

Segurança da informação é um assunto sério, que pode causar muita dor de cabeça caso você não dê a devida atenção ao tema.

Além do mais, investir em proteção de dados, mais do que necessário, é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Afinal, o consumidor precisa se sentir seguro ao acessar o site da sua loja virtual, do contrário, dificilmente irá arriscar entregar seus dados pessoais, concorda?

Mas relaxa, pois seguindo essas dicas você tem tudo para oferecer um ambiente seguro e confiável para seus clientes que acessarem a sua loja online.

Este artigo foi escrito pela Encontre Um Nerd, uma empresa que presta consultoria em TI, suporte e serviços terceirizados de informática para empresas.

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