SEO Local: como aparecer para os seus melhores clientes

35% de todas as buscas no Google são locais, e as empresas, como um negócio majoritariamente local, deveria prestar atenção nos aspectos de SEO local, visto que melhorar o posicionamento orgânico pode representar uma grande vantagem competitiva neste mercado extremamente concorrido.

Abaixo, algumas dicas.

Crie e otimize o Google Meu Negócio

Criar a conta da sua empresa no Google Meu Negócio é o primeiro passo para adicionar sua empresa nas buscas e também no Google Maps.

Para otimizar para o Google Meu Negócio, siga estes passos:

  • Verifique sua listagem
  • Forneça informações relevantes e deixe-as sempre atualizadas
  • Inclua seu logo, horário de funcionamento, produtos e serviços que você vende e imagens.
  • Encoraje seus clientes a avaliarem a sua imobiliária
  • Crie conteúdo dentro da sua conta com o Google Posts

Conquiste mais avaliações de clientes

Segundo a pesquisa de consumidores locais da BrightLocal’s, 85% acreditam em avaliações online tanto quanto em recomendações pessoais.

Como a venda de qualquer produto/serviço envolve confiança, este pode ser um diferencial até para aumentar suas vendas.

Uma dica que deu certo com um cliente foi solicitar a avaliação após o fechamento de uma venda, enviando, por email, o link da pesquisa.

Otimize para pesquisas por voz

Pesquisa por voz irá crescer muito nos próximos anos. Desta forma, para o SEO Local, é vital otimizar seus sites para como a busca por voz.

Exemplo; a maioria das pessoas, quando pesquisam por voz, utilizam palavras-chave de cauda longa.

Além disso, deverá entender que as pessoas irão utilizar pronomes interrogativos: como, o que, onde, qual, por que, etc.

Coisa muito rara no mundo abreviado e com diversos erros de ortografia da busca tradicional.

Escreva artigos de blog com foco nas principais regiões de atuação.

Vamos supor que você é uma imobiliária do Rio de Janeiro.

Você pode escrever um artigo no seu blog sobre as diferentes regiões da cidade, comentando sobre os pontos positivos e negativos de cada, como: estabelecimentos, infraestrutura, segurança, os melhores bairros, perfil de moradores, ofertas da região, valor do m2, depoimentos de moradores, etc.

Otimize seu site para Mobile.

Um estudo de 2018 sobre tendências do mobile e desktop mostrou que a mudança para o mobile está ocorrendo de forma muito mais rápida do que o previsto.

Visitas de sites por celulares aumentou de 57% em 2016 para 63% em 2017, já as visitas de desktop diminuíram de 43%, em 2016, para apenas 37% em 2017.

Outro estudo em 2017 da Acquisio mostrou que o tráfego de buscas locais pode ser especialmente lucrativo, sendo que 75% de todas as buscas locais por mobile resultam em visitas na loja física em até 24hrs.

Para o seu site ser otimizado para mobile, ele precisa cumprir alguns requisitos como:

  • Carregar rápido no celular
  • Ter fontes maiores, que são mais fáceis de ler
  • Navegação mais limpa e fácil (se estiver me dúvida aqui quando ao site neste quesito, teste retirar algumas informações não tão relevantes e veja se isto impacta nas taxas de conversão)
  • Foco na interface de Design para uma excelente experiência de usuário

Foque nas palavras-chave locais

Utilize a Keyword Planner. A ferramenta é gratuita e permite que você filtre as palavras-chave mais pesquisadas por local.

Conquiste um bom volume de backlinks locais

Backlinks são links para o seu site provenientes de outros sites e páginas. Segundo um estudo da Moz sobre fatores de ranqueamento local, backlinks são a primeira e a segunda coisa mais importante para ranquear bem o seu site nas buscas locais.

É essencial conquistar links de outros sites para aumentar o seu SEO Local, mas aqui, volume e qualidade são essenciais. Como conseguir?

  • Crie conteúdo de qualidade que faça com que outras empresas/sites se interessem. Uma dica é utilizar aquela estratégia de um artigo sobre cada região da cidade abordando algumas boas empresas locais da região. 
  • Você pode solicitar que as empresas citadas deem um link para o conteúdo, por exemplo.
  • Ofereça guest blog respeitáveis com boa autoridade de domínio.
  • Trabalhe com influenciadores locais

Análise gratuita da sua
performance digital

Receba uma análise sem custo da performance da suas campanhas
de Google Ads, Facebook Ads, Redes Sociais ou Website.

Recomendaremos ações e sugestões de melhoria.