35% de todas as buscas no Google são locais, e as empresas, como um negócio majoritariamente local, deveria prestar atenção nos aspectos de SEO local, visto que melhorar o posicionamento orgânico pode representar uma grande vantagem competitiva neste mercado extremamente concorrido.
Abaixo, algumas dicas.
Crie e otimize o Google Meu Negócio
Criar a conta da sua empresa no Google Meu Negócio é o primeiro passo para adicionar sua empresa nas buscas e também no Google Maps.
Para otimizar para o Google Meu Negócio, siga estes passos:
- Verifique sua listagem
- Forneça informações relevantes e deixe-as sempre atualizadas
- Inclua seu logo, horário de funcionamento, produtos e serviços que você vende e imagens.
- Encoraje seus clientes a avaliarem a sua imobiliária
- Crie conteúdo dentro da sua conta com o Google Posts
Conquiste mais avaliações de clientes
Segundo a pesquisa de consumidores locais da BrightLocal’s, 85% acreditam em avaliações online tanto quanto em recomendações pessoais.
Como a venda de qualquer produto/serviço envolve confiança, este pode ser um diferencial até para aumentar suas vendas.
Uma dica que deu certo com um cliente foi solicitar a avaliação após o fechamento de uma venda, enviando, por email, o link da pesquisa.
Otimize para pesquisas por voz
Pesquisa por voz irá crescer muito nos próximos anos. Desta forma, para o SEO Local, é vital otimizar seus sites para como a busca por voz.
Exemplo; a maioria das pessoas, quando pesquisam por voz, utilizam palavras-chave de cauda longa.
Além disso, deverá entender que as pessoas irão utilizar pronomes interrogativos: como, o que, onde, qual, por que, etc.
Coisa muito rara no mundo abreviado e com diversos erros de ortografia da busca tradicional.
Escreva artigos de blog com foco nas principais regiões de atuação.
Vamos supor que você é uma imobiliária do Rio de Janeiro.
Você pode escrever um artigo no seu blog sobre as diferentes regiões da cidade, comentando sobre os pontos positivos e negativos de cada, como: estabelecimentos, infraestrutura, segurança, os melhores bairros, perfil de moradores, ofertas da região, valor do m2, depoimentos de moradores, etc.
Otimize seu site para Mobile.
Um estudo de 2018 sobre tendências do mobile e desktop mostrou que a mudança para o mobile está ocorrendo de forma muito mais rápida do que o previsto.
Visitas de sites por celulares aumentou de 57% em 2016 para 63% em 2017, já as visitas de desktop diminuíram de 43%, em 2016, para apenas 37% em 2017.
Outro estudo em 2017 da Acquisio mostrou que o tráfego de buscas locais pode ser especialmente lucrativo, sendo que 75% de todas as buscas locais por mobile resultam em visitas na loja física em até 24hrs.
Para o seu site ser otimizado para mobile, ele precisa cumprir alguns requisitos como:
- Carregar rápido no celular
- Ter fontes maiores, que são mais fáceis de ler
- Navegação mais limpa e fácil (se estiver me dúvida aqui quando ao site neste quesito, teste retirar algumas informações não tão relevantes e veja se isto impacta nas taxas de conversão)
- Foco na interface de Design para uma excelente experiência de usuário
Foque nas palavras-chave locais
Utilize a Keyword Planner. A ferramenta é gratuita e permite que você filtre as palavras-chave mais pesquisadas por local.
Conquiste um bom volume de backlinks locais
Backlinks são links para o seu site provenientes de outros sites e páginas. Segundo um estudo da Moz sobre fatores de ranqueamento local, backlinks são a primeira e a segunda coisa mais importante para ranquear bem o seu site nas buscas locais.
É essencial conquistar links de outros sites para aumentar o seu SEO Local, mas aqui, volume e qualidade são essenciais. Como conseguir?
- Crie conteúdo de qualidade que faça com que outras empresas/sites se interessem. Uma dica é utilizar aquela estratégia de um artigo sobre cada região da cidade abordando algumas boas empresas locais da região.
- Você pode solicitar que as empresas citadas deem um link para o conteúdo, por exemplo.
- Ofereça guest blog respeitáveis com boa autoridade de domínio.
- Trabalhe com influenciadores locais