SEO Local: conheça o Google 'meu negócio' e sua importância

Alexandre Fattori
Por Alexandre Fattori | 18/01/2016 | Atualizado em 08/08/2020

Especialista em marketing digital, com mais de 15 anos de experiência, formado em comunicação pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV.

Tempo de leitura: 3 minutos

Quase todo dia eu visito um lugar novo, seja para visitar um cliente, um amigo ou realizar alguma tarefa. E também, todo dia, eu me deparo com a vontade de comer alguma coisa, comprar um café ou visitar uma loja específica.

Adivinha quem é meu melhor amigo nessas horas? O Google! Buscar nele o que eu quero é bem fácil, e para ajudar os comerciantes foi criado o Google Meu Negócio.

Ele nada mais é do que uma ferramenta que vai ajudar o seu negócio a ser encontrado por possíveis clientes que estejam perto de você! Quer saber como ele funciona e por que é tão importante? Acompanhe!

O que é SEO Local

SEO Local é uma técnica de search engine optimization que procura otimizar sites para pesquisas geográficas.

O que isso quer dizer?

Que a sua loja ou empresa vai aparecer muito bem nas buscas realizadas por usuários que estão próximos de você ou digitam, na hora de buscar, o nome de uma cidade, bairro ou região específica. 

negócio local no business

Como ser encontrado

Buscas online são uma verdadeira mão na roda. E se você possui um negócio local, que gera muita receita a partir de clientes nas proximidades ou que encontram a sua loja por acaso, se cadastrar no Meu Negócio é praticamente obrigatório!

O Google Meu Negócio fornece informações importantes sobre as lojas para quem está buscando, como endereço, telefone, horário de funcionamento e avaliação.

Além disso, ele expõe sua loja nos resultados de busca, Google+ e Google Maps em inúmeros dispositivos.

Conecte-se com seus clientes

Relacionamento no mundo digital é muito importante, e as redes sociais não me deixam mentir! O SEO Local é mais uma maneira de nutrir esse relacionamento, principalmente com as ferramentas que o Google fornece.

Através do Google+, é possível criar uma página para o seu negócio, inserir fotos, responder a comentários e até conversar através de vídeoconferências.

Foursquare e redes sociais para SEO Local

O Foursquare é um aplicativo bem famoso para quem deseja encontrar lugares e escolher entre diferentes locais para ir.

Eu recomendo porque é uma rede social que funciona como um serviço de geolocalização que ajuda a achar os melhores lugares perto de onde você está!

E o melhor de tudo é que ele é integrado ao Google Places, e se você tem o aplicativo instalado no seu smartphone, automaticamente o Google exibe recomendações, avaliações e comentários sobre diferentes lugares.

Esse é um avanço bem interessante para técnicas de SEO Local, já que a atividade em um aplicativo pode ser um diferencial bem interessante para ranquear bem nas buscas.

O mesmo funciona com redes sociais! Elas são bem relevantes para o Google na hora de ranquear sites e também locais. O próprio Facebook possui informações sobre os negócios (bem parecidas com o Google).

O SEO Local é indispensável para o seu negócio aparecer bem nas buscas geográficas. Se você quer atrair clientes que estão perto de você, cadastre-se logo!

O perfil do Google+ é bem importante para o Meu Negócio, por isso, crie um bom perfil também, procure criar relacionamentos com o seu público e incentive bons reviews! Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários, participe!


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