Esta semana estive dando uma entrevista para a INTEC Brasil sobre tendências de marketing digital para o mercado imobiliário. Confere:
Um site moderno entende que ele nunca está pronto.
Ele está em constante evolução, testando e aprendendo com os resultados destes testes. Este é um conceito consolidado lá fora, e deve ser aprendido com agilidade aqui, principalmente em mercados como o imobiliário, onde o processo de compra é, em grande parte, online.
No site da imobiliária deve se conduzir testes avaliando se a taxa de conversão ou as métricas de comportamento como taxa de rejeição, duração da visita (...) melhora ou pioram com estas mudanças.
Isto inclui-se formulários, sobre-telas, banners, imagens, campos, campos de busca, páginas ,etc.
Uma empresa que faz um excelente trabalho com o seu site é a Casa Mineira.
Na minha opinião: Informação, experiência, preço e oportunidade.
Existem diversas ferramentas que auxiliam: Facebook, Google, WhatsApp, Messenger, Manychat (chatbot), Zapier (integra e automatiza diferentes apps), RD Station (software de automação), Pipedrive CRM, SEMrush, SimilarWeb, Snov.io, Phantombuster, Exact Sales, etc.
Pesquisem estas ferramentas e um novo mundo de oportunidades se abrirá.
Chatbot são ferramentas que automatizam o atendimento. Devem ser usados de forma inteligente, a favor da imobiliária. Não se pode achar que é uma tecnologia pronta, para substituir o atendimento, mas ela pode ser interessante para um pré-flitro. Gosto muito da ferramenta Manychat, que é um chatbot pro Messenger, do Facebook. Com ele é possível coletar informações sobre imóveis de interesse e contatos de forma automatizada.
Sites lentos, hoje os sites são visitados de celulares, se ele for lento, pode esquecer.
Outro ponto importante é com relação a informação. O mercado imobiliário não pode esquecer de que seus sites são ferramentas de busca, e quando um usuário realiza uma busca, quer informação.
Quanto mais detalhados as informações, quanto mais recheado de opções de imóveis um site for, melhor pro usuário e, consequentemente, melhor pra imobiliária.
Por que não irão alem do tradicional (área, vaga, preço, bairro, descrição pobre...) e colocar condomínio, pontos de referencia, perfil dos moradores da região, segurança da rua, preço do m2 do imóvel em relação à região, etc.
Estudar muito marketing digital. O comportamento de compra mudou, é preciso abraçar o digital e as novas tecnologias para se manter competitivo. Uma última dica: olhem o Youtube com carinho! Enquanto as imobiliárias lutam por um lugar ao sol no Facebook e Google, ele é um OASIS com CPM MUITO baixo.