Vender Carros: A importância de vencer os momentos iniciais da jornada de compras

O Google lançou um estudo recentemente que mostra a importância dos momentos iniciais para a venda de carros. O estudo comprovou que aquelas concessionárias que "vencem" as primeiras etapas da pesquisa do comprador são as que acabam, efetivamente, vendendo o carro no final do processo de compra. E para vencer as etapas iniciais, o Google mostrou a importância cada vez maior do celular na jornada de compra. Atualmente, as avaliações, comentários e os conteúdos de canais no Youtube, Facebook e Instagram influenciam mais do que o conhecimento de qualquer vendedor de uma concessionária. Nos EUA, por exemplo, 1 em cada 3 adultos visualiza, ao menos 1 vez por mês, algum canal de conteúdo automobilístico. E como as empresas não conseguem acompanhar ativamente o processo de compra online desde o início, é fundamental, para as marcas e empresas, "vencer" estes momentos iniciais. O estudo do Google mapeou 5 momentos-chave para a compra de carros, são eles: Momentos-chave para a compra de carros O buscador também encontrou correlações positivas entre buscas em todos os cinco momentos-chave de auto e uma visita à concessionária. Sabia-se, por exemplo, que aparecer no momento-chave "onde devo comprar o carro" era importante. O que se descobriu é que estar presente nos momentos iniciais aumenta, e muito, as chances de receber uma visita e ganhar a venda final. Isso porque começando do primeiro momento-chave, o consumidor tem a intenção de visitar a concessionária em até 2 semanas, ou seja, do momento 1 até a visita à concessionária, a duração não é tão longa. Mas não basta apenas estar presente nestes momentos iniciais. É indispensável oferecer o conteúdo certo e no formato correto. No caso específico do segmento automotivo,  o formato correto é vídeos. Das pessoas que utilizam o Youtube enquanto compram um carro, 69% sofrem algum tipo de influencia durante o processo de compra. Sem contar as redes sociais como o Facebook, fonte inesgotável de opiniões de outros compradores e conteúdo das próprias concessionárias. Por falar em Youtube, a rede mostrou uma grande correlação entre pessoas que assistiram os canais sobre as marcas e a venda efetivada. Depois que eles decidem quais carros estão na "briga", os consumidores procuram entender quais opções melhor se encaixam com seu estilo de vida e necessidades. Então buscam no Google imagens para ver os detalhes e aspectos do carro. O Google diz que as buscas por imagens de automóveis cresce a taxas de 30% no mundo, sendo que 80% deste aumento é proveniente das buscas por celular. Além disso, o Google mostra que os usuários que pesquisam imagens no momento É o melhor para mim? encurtam o caminho até o momento de visita à concessionária em relação aos consumidores que fazem este tipo de pesquisa em outros momentos.
"Se você quer ser uma das poucas concessionárias que recebem visitas, a sua empresa precisa investir nos primeiros momentos de compra, principalmente no celular."

Conclusão

Ser competitivo hoje no mercado de venda de automóveis impõe que a sua concessionária esteja presente consistentemente nos 5 momentos-chave da jornada de compra. Mas este estudo do Google nos mostra que estar atento aos primeiros momentos-chave do processo de compra, principalmente na plataforma mobile, pode ser o diferencial para aumentar a visibilidade, o relacionamento e os negócios. Enquanto a maioria da concorrência se concentra a partir do momento Onde devo comprar? a sua empresa já iniciou um relacionamento com o consumidor e, portando, está na frente. Quer saber mais? Entre em contato para mostrarmos com mais detalhes o estudo! _banner_automotivo

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