Esse é um conceito que está se tornando cada vez mais popular.
Existem até mesmo cursos online para aqueles que estão interessados em aprender a aplicar essa técnica.
Neste guia vamos falar sobre as principais noções básicas sobre o assunto.
Descubra o conceito de growth hacker, para que serve e como desenvolver de forma prática.
Esse é um artigo voltado especialmente para você que está conhecendo o termo agora.
O que é growth hacker
Primeiro vamos ao conceito, para que seja possível entender melhor essa técnica.
O growth hacker nada mais é do que o processo de usar estratégias de marketing de baixo custo para adquirir e reter uma enorme base de clientes o mais rápido possível.
O termo foi criado por por Sean Ellis, o fundador e CEO da Growth Hackers, no ano de 2010. Ele ajudou startups a atingir um crescimento acelerado com um orçamento apertado, atuando como consultor.
Para que você tenha uma ideia, empresas como a Airbnb e o Dropbox cresceram e se tornaram grandes sucessos por meio desse processo. Dessa forma, o growth hacker é uma estratégia com eficiência comprovada.
Os hackers de crescimento, como são chamados os profissionais especialistas em growth hacker, são consultores de marketing que se concentram exclusivamente em ajudar uma empresa a adquirir e reter clientes.
Para isso, esses consultores traçam estratégias de marketing inovadoras, testando cada uma delas na prática. Dessa forma, aplicam conceitos e técnicas específicas para a realidade de cada empreendimento.
Como o growth hacker é aplicado
Para que você possa entender com mais clareza o conceito de growth hacker, vale a pena entender esse processo na prática.
Separamos abaixo um resumo dos principais pontos e etapas discutidos em cursos online sobre o assunto.
1. Criação de um produto altamente desejável
Qualquer empresa de sucesso possui um produto que agrega valor aos seus clientes.
Dessa forma, a falta de um produto que seja capaz de atender as necessidades dos clientes é o que marca o fracasso de um empreendimento.
Para garantir a criação de um produto adequado ao mercado, é preciso ouvir o público-alvo, ou seja, os consumidores em potencial.
Conhecer a audiência de uma empresa é um dos aspectos fundamentais do growth hacker.
2. Definição do público-alvo
Para que o growth hacker de marketing funcione de verdade, é preciso ter um perfil completo dos consumidores.
Afinal de contas, cada empresa vende para um cliente específico, com características específicas.
Assim, o growth hacker compreende o estudo da audiência de cada empresa.
Esse é o ponto de partida para a definição de outras estratégias, como a produção de conteúdo, campanhas publicitárias e similares.
3. Estratégias para aquisição de leads
O growth hacker envolve a identificação de estratégias de marketing que ajudam a adquirir leads rapidamente. Podem ser aplicados o marketing de conteúdo, o marketing de produto e a publicidade paga.
O lead é um cliente em potencial, alguém que está perto de realizar uma compra. Dessa forma, é um conceito mais específico do que o de público-alvo. Para gerar leads, a empresa deve ser capaz de atrair e convencer consumidores.
4. Estratégias para conversão
O growth hacker trabalha também com a conversão, que é a transformação dos leads em consumidores. A conversão representa a decisão de compra, de assinatura de um produto, de inscrição em uma lista ou qualquer outra decisão relevante.
O objetivo dos consultores de marketing é fazer com que a empresa se torne cada vez mais eficiente em vendas. Para isso, se utilizam do posicionamento e ativação da marca no mercado, para que ela seja conhecida por um grande número de pessoas.
5. Retenção de clientes
Outra etapa fundamental dentro do growth hacker é a retenção de clientes. Os cursos online sobre o tema apresentam as estratégias indicadas para que as compras se tornem recorrentes.
Existem muitas pesquisas de mercado que relevam a vantagem competitiva da retenção de clientes. O custo para a formação de novos contatos é muito maior quando comparado ao custo de uma venda para clientes fidelizados.
6. Aproveitamento das referências
Um dos grandes mecanismos para a obtenção de novos clientes atualmente é a referência. Funciona assim: um cliente indica outro cliente, que indica outro cliente de forma consecutiva.
Muitas empresas estão usando esse recurso para expandir rapidamente o número de clientes. Exemplo disso são as companhias de entrega de comida, que oferecem aos seus clientes cupons de desconto.
Ao convidar um amigo para usar o aplicativo, o cliente pode receber um desconto em suas próximas compras. Dessa forma é possível fazer com que a rede de consumidores aumente de forma espontânea.
7. Melhora contínua dos produtos
Com um especialista habilitado em growth hacker, a empresa pode melhorar continuamente os seus produtos ou serviços. Essa é uma estratégia para manter a posição de destaque no mercado, vendendo cada vez mais.
Além da melhora das soluções da empresa, é possível pensar novos produtos e serviços, que sejam atualizados com as novas demandas.
O growth hacker e a experiência
Um dos métodos usados pelos profissionais especialistas em growth hacker é a experimentação.
Ao contrário de confiarem suas fichas em estratégias fixas, esses profissionais estão sempre validando os processos implementados.
Isso significa que, ao lançarem uma nova estratégia, eles realizam o acompanhamento, comparando os resultados obtidos.
Assim, caso resultado seja positivo, a estratégia é continuada. Caso contrário, ela é revertida.
Para que a experimentação seja possível, os profissionais pensam diversas ideias, muitas delas inovadoras e diferenciadas.
Esse é um dos segredos para a geração de resultados rápidos e consistentes.
Qual a diferença entre marketing x Growth Hacking?
Fonte: Gama Academy,link
Conclusão
Neste guia analisamos o conceito de growth hacker, mostramos como ele é aplicado na prática e quais são as suas principais etapas.
Apesar de ser uma ideia nova, ela está se tornando cada vez mais presente no dia a dia das empresas.
Por isso mesmo, vale a pena aprender mais sobre o growth hacker, para entender tudo a respeito.
Os especialistas nessa área podem atuar dentro de diversas organizações, das menores até as maiores, junto ao time de marketing, para a geração de resultados.
Aqui, alguns cursos online para você iniciar.