Você sabe o que é growth hacker?

Alexandre Fattori
Por Alexandre Fattori | 21/10/2020 | Atualizado em 19/02/2021

Especialista em marketing digital, com mais de 15 anos de experiência, formado em comunicação pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV.

Tempo de leitura: 6 minutos

Esse é um conceito que está se tornando cada vez mais popular.

Existem até mesmo cursos online para aqueles que estão interessados em aprender a aplicar essa técnica.

Neste guia vamos falar sobre as principais noções básicas sobre o assunto.

Descubra o conceito de growth hacker, para que serve e como desenvolver de forma prática.

Esse é um artigo voltado especialmente para você que está conhecendo o termo agora.

O que é growth hacker

Primeiro vamos ao conceito, para que seja possível entender melhor essa técnica.

O growth hacker nada mais é do que o processo de usar estratégias de marketing de baixo custo para adquirir e reter uma enorme base de clientes o mais rápido possível.

O termo foi criado por por Sean Ellis, o fundador e CEO da Growth Hackers, no ano de 2010. Ele ajudou startups a atingir um crescimento acelerado com um orçamento apertado, atuando como consultor.

Para que você tenha uma ideia, empresas como a Airbnb e o Dropbox cresceram e se tornaram grandes sucessos por meio desse processo. Dessa forma, o growth hacker é uma estratégia com eficiência comprovada.

Os hackers de crescimento, como são chamados os profissionais especialistas em growth hacker, são consultores de marketing que se concentram exclusivamente em ajudar uma empresa a adquirir e reter clientes.

Para isso, esses consultores traçam estratégias de marketing inovadoras, testando cada uma delas na prática. Dessa forma, aplicam conceitos e técnicas específicas para a realidade de cada empreendimento.

Growth Marketing

Como o growth hacker é aplicado

Para que você possa entender com mais clareza o conceito de growth hacker, vale a pena entender esse processo na prática.

Separamos abaixo um resumo dos principais pontos e etapas discutidos em cursos online sobre o assunto.

1. Criação de um produto altamente desejável

Qualquer empresa de sucesso possui um produto que agrega valor aos seus clientes.

Dessa forma, a falta de um produto que seja capaz de atender as necessidades dos clientes é o que marca o fracasso de um empreendimento.

Para garantir a criação de um produto adequado ao mercado, é preciso ouvir o público-alvo, ou seja, os consumidores em potencial.

Conhecer a audiência de uma empresa é um dos aspectos fundamentais do growth hacker.

2. Definição do público-alvo

Para que o growth hacker de marketing funcione de verdade, é preciso ter um perfil completo dos consumidores.

Afinal de contas, cada empresa vende para um cliente específico, com características específicas.

Assim, o growth hacker compreende o estudo da audiência de cada empresa.

Esse é o ponto de partida para a definição de outras estratégias, como a produção de conteúdo, campanhas publicitárias e similares.

3. Estratégias para aquisição de leads

O growth hacker envolve a identificação de estratégias de marketing que ajudam a adquirir leads rapidamente. Podem ser aplicados o marketing de conteúdo, o marketing de produto e a publicidade paga.

O lead é um cliente em potencial, alguém que está perto de realizar uma compra. Dessa forma, é um conceito mais específico do que o de público-alvo. Para gerar leads, a empresa deve ser capaz de atrair e convencer consumidores.

4. Estratégias para conversão

O growth hacker trabalha também com a conversão, que é a transformação dos leads em consumidores. A conversão representa a decisão de compra, de assinatura de um produto, de inscrição em uma lista ou qualquer outra decisão relevante.

O objetivo dos consultores de marketing é fazer com que a empresa se torne cada vez mais eficiente em vendas. Para isso, se utilizam do posicionamento e ativação da marca no mercado, para que ela seja conhecida por um grande número de pessoas.

5. Retenção de clientes

Outra etapa fundamental dentro do growth hacker é a retenção de clientes. Os cursos online sobre o tema apresentam as estratégias indicadas para que as compras se tornem recorrentes.

Existem muitas pesquisas de mercado que relevam a vantagem competitiva da retenção de clientes. O custo para a formação de novos contatos é muito maior quando comparado ao custo de uma venda para clientes fidelizados.

6. Aproveitamento das referências

Um dos grandes mecanismos para a obtenção de novos clientes atualmente é a referência. Funciona assim: um cliente indica outro cliente, que indica outro cliente de forma consecutiva.

Muitas empresas estão usando esse recurso para expandir rapidamente o número de clientes. Exemplo disso são as companhias de entrega de comida, que oferecem aos seus clientes cupons de desconto.

Ao convidar um amigo para usar o aplicativo, o cliente pode receber um desconto em suas próximas compras. Dessa forma é possível fazer com que a rede de consumidores aumente de forma espontânea.

7. Melhora contínua dos produtos

Com um especialista habilitado em growth hacker, a empresa pode melhorar continuamente os seus produtos ou serviços. Essa é uma estratégia para manter a posição de destaque no mercado, vendendo cada vez mais.

Além da melhora das soluções da empresa, é possível pensar novos produtos e serviços, que sejam atualizados com as novas demandas.

O growth hacker e a experiência

Um dos métodos usados pelos profissionais especialistas em growth hacker é a experimentação.

Ao contrário de confiarem suas fichas em estratégias fixas, esses profissionais estão sempre validando os processos implementados.

Isso significa que, ao lançarem uma nova estratégia, eles realizam o acompanhamento, comparando os resultados obtidos.

Assim, caso resultado seja positivo, a estratégia é continuada. Caso contrário, ela é revertida.

Para que a experimentação seja possível, os profissionais pensam diversas ideias, muitas delas inovadoras e diferenciadas.

Esse é um dos segredos para a geração de resultados rápidos e consistentes.

Qual a diferença entre marketing x Growth Hacking?

Growth hacking e Marketing, quais as diferenças

Fonte: Gama Academy,link

Conclusão

Neste guia analisamos o conceito de growth hacker, mostramos como ele é aplicado na prática e quais são as suas principais etapas.

Apesar de ser uma ideia nova, ela está se tornando cada vez mais presente no dia a dia das empresas.

Por isso mesmo, vale a pena aprender mais sobre o growth hacker, para entender tudo a respeito.

Os especialistas nessa área podem atuar dentro de diversas organizações, das menores até as maiores, junto ao time de marketing, para a geração de resultados.

Aqui, alguns cursos online para você iniciar.


Análise gratuita da sua
performance digital

Receba uma análise sem custo da performance da suas campanhas
de Google Ads, Facebook Ads, Redes Sociais ou Website.

Recomendaremos ações e sugestões de melhoria.