Pode ser definido como marketing de atração. A principal diferença entre o marketing tradicional e o Inbound é que, no segundo, quem procura a empresa é o cliente e não o contrário.
Conteúdos de qualidade e focados nas etapas iniciais do processo de compra atraem o cliente em potencial através do Google e Redes Sociais.
Nesta etapa, busca-se envolver e fornecer conteúdo para nutrir o interesse/conhecimento do lead. Desta forma, o lead irá aumentando a propensão em fazer negócio com a empresa à medida que o relacionamento estreita.
O trabalho não acaba na venda. O Inbound marketing oferece conteúdos e ferramentas focadas na fidelização e estreitamento do vínculo empresa versus cliente.
Nesta etapa, o visitante do site se torna um lead. Ele converte em um formulário ou newsletter em troca de algo de valor.
Todo o trabalho de nutrição de Leads visa gerar oportunidades de negócio. Neste momento do Inbound, o lead se torna um SQL ou seja, um lead qualificado para vendas. É hora do time de vendas entrar em campo e fechar o negócio.
Segundo Chet Holmes, no livro "A máquina Definitiva de Vendas", de todos os clientes em potencial da sua empresa, apenas 3% estão, efetivamente, procurando pelo seu serviço/produto neste momento.
solicitar orçamentoNa etapa de planejamento, analisamos os dados da empresa - site, redes sociais, campanhas, etc - após, montamos a persona, conteúdo para a jornada e cronogramas.
Produzimos e publicamos o conteúdo, distribuímos nas redes sociais, anunciamos no Google/Facebook.
Através de landing pages e de ofertas de conteúdo específicos, convertemos visitantes em leads para o negócio
Nessa fase, a automação dos emails para a nutrição e qualificação dos leads gera um volume de dados e informações utilizadas para montar o lead scoring, que é o mapeamento de ações do lead com pontuações específicas para cada uma delas. Após um volume de pontuações, o lead é passado para o time de vendas como um lead qualificado de vendas (SQL).
A integração entre os times de marketing e vendas é essencial. Nossa expertise e experiência irá oferecer o suporte para acompanharmos a passagem destes leads de marketing para vendas, como eles devem ser abordados assim como produção de relatórios para realimentarmos todo o sistema.
75% das empresas de médio porte adotam Marketing de Conteúdo.
88% dos profissionais brasileiros de marketing acreditam que marketing em mídias sociais é essencial para seu negócio.
Dois terços dos emails são lidos em dispositivos móveis como smartphones ou tablets.
Apenas 29% das empresas utilizam ebooks/whitepapers para distribuir conteúdo.
57% da jornada do cliente é completada antes mesmo de o comprador conversar com um vendedor.
84% das empresas que adotam algum CRM utilizam lead scoring para determinar a qualidade dos leads.
Emails de nutrição de leads apresentam taxa de descadastramento ligeiramente maior (1%) em relação a emails enviados individualmente (0,5%), o que indica sua eficácia em remover leads não qualificados do funil de vendas.
Leads nutridos produzem, em média, um aumento de 20% nas oportunidades de vendas, em comparação com leads não nutridos.
Empresas que combinam equipe interna e terceirização na produção de conteúdo se consideram mais bem-sucedidas.