Viciados em Resultados

AltGrupo
AltGrupo

Facebook Ads: 5 dicas para um anúncio infalível

20/01/2017 Por: Altgrupo

Com a revolução das redes sociais no dia a dia das pessoas, o marketing também se transformou.

Hoje, você pode obter resultados excelentes com suas campanhas usando a plataforma de anúncios da maior rede social do mundo, o Facebook Ads.

Por meio dele, você consegue segmentar sua publicidade para parcelas específicas do público e maximizar seu potencial de sucesso.

No entanto, a ferramenta só é tão boa quanto a sua estratégia.

É necessário planejar adequadamente como será o seu anúncio e quais oportunidades ele vai aproveitar para impactar positivamente a sua audiência e trazer os resultados que você espera.

Do contrário, você abre mão de todo o potencial que o Facebook Ads traz para o marketing.

Nesse artigo, irei compartilhar 5 dicas em Facebook Ads que ajudaram bastante no crescimento de diversos clientes aqui da Alt, sendo possível alcançar ótimos resultados como uma média de 20mil visitas e 400 leads com apenas R$ 500,00 de investimento mensal.

1. Tenha um site otimizado com um design orientado para conversões

Antes de sair investindo no Facebook , você precisa se certificar de que o seu site está preparado para receber e converter o usuário. Caso contrário você estará apenas enriquecendo o Facebook.

Cansei de ver sites que traziam usuários para a página de serviço sem uma explicação mínima dele e sequer um formulário de contato.

Por Falar nisso, apenas colocar um formulário de contato na página do serviço já proporciona aumentos significativos na taxa de conversão conforme a imagem abaixo pode mostrar.

Aumento de conversões após a instalação do formulário na página de serviço do site.

Aumento de conversões após a instalação do formulário na página de serviço do site.

Então, antes de investir, cuide das páginas de destino do seu site. Coloque formulários de conversão bem posicionados como a imagem abaixo de um cliente.

Formulários de contato

Formulários de contato

Para terminar esta sessão, mais uma dica.

É preciso entender que os diferentes visitantes do seu site acessam com a sua página com diferentes objetivos e em diferentes estágios do funil de venda (topo, meio e fim).

Se você conseguir conciliar estes interesses e oferecer o maior tipo de informações relevantes e bem organizadas, estará dando um passo concreto para aumentar as conversões não só de suas campanhas de Facebook Ads, mas em qualquer plataforma de anúncios.

2. Vá além com o Remarketing

Remarketing significa impactar com anúncios os usuários que já acessaram o seu site.

Por que é importante?

A importância do Remarketing reside no seguinte fato: você pode escrever o melhor texto para o seu anúncio, criar a melhor imagem e definir um ótimo orçamento.

Se você segmentar o público errado irá falhar terrivelmente.

A grande maioria dos novos anunciantes de Facebook Ads salta direto para a parte de segmentar localização, interesses, etc.

Apesar de não estar errado, está muito longe do que poderia ser. Isso porque as pessoas não sabem quem você é.

remarketing

Cerca de 97% dos visitantes de um site não convertem na primeira visita.

Em inglês denominamos estas pessoas que não conhecem o seu negócio de Cold target. É muito mais fácil fazer negócios com quem nos conhece.

Você pode trabalhar com remarketing instalando um píxel de conversão no seu site. Peça ao seu webmaster dar uma olhadinha neste link.

Como ele, você poderá criar e segmentar uma série de visitantes do seu site e impactá-los novamente com anúncios. Entre os tipos de segmentação, os meus preferidos:

  • Qualquer um que visite o seu site;
  • Usuários que visitaram páginas específicas do seu site;
  • Usuários que visitaram páginas específicas mas não outras;
  • Usuários que visitam até certo tempo.
  • Usuários com tempo de duração de visitas específico

Existem muitas possibilidades. O importante é não deixar de fora da sua estratégia o remarketing.

Acessando um público que já conhece você e a sua empresa, você acaba tendo melhor desempenho (conversões e vendas) a um custo muito menor.

3. Lookalike ou públicos semelhantes

Lookalike permite aos anunciantes segmentar usuários com características similares aos seus clientes.

Você pode segmentar por similaridade (1%) ou para maior alcance (5%).

A maioria dos usuários utiliza Lookalike para criar um público semelhante ao de suas listas de email.

Público semelhante

Público semelhante

Mas também é possível criar públicos semelhantes dos usuários do seu site, página, pixel de conversão e app.

Para criar seu público semelhante basta:

  1. Acessar seus Públicos
  2. Clique em Criar públicos no canto superior esquerdo e depois selecione Criar um Público Semelhante no menu suspenso
  3. Escolha sua fonte (qualquer Público Personalizado, incluindo os baseados em um aplicativo, pixel de conversão ou Página do Facebook)
  4. Escolha o país onde você gostaria de encontrar um grupo semelhante de pessoas
  5. Escolha o tamanho desejado para o público no controle deslizante
  6. Clique em Criar público

4. Traga informações pertinentes

As pessoas não têm mais paciência para uma publicidade vaga e vazia.

Elas preferem investir seu tempo e dinheiro em produtos sobre os quais sabem tudo o que precisam, sem espaço para dúvidas.

Portanto, não esconda os valores e demais dados importantes que podem ajudar o seu cliente a decidir por aquela compra.

Não se preocupe de espantá-lo com estes detalhes: se a sua segmentação estiver adequada, isso não será um risco.

5. Faça testes

A plataforma de Facebook Ads oferece estimativas de alcance para qualquer configuração que você insere, desde público-alvo até o tipo de anúncio.

Portanto, você pode acompanhar em tempo real as diferenças que determinadas escolhas fazem em relação ao seu potencial de sucesso.

campanhas

campanhas

Aproveitando isso, faça experimentos buscando um equilíbrio entre uma audiência que iria se interessar pelo seu conteúdo e um número alto de pessoas atingidas.

6. Interaja com o público

Uma parte do trabalho com anúncios em Facebook Ads é feita depois da publicação: ficar de olho nas interações e responder a quaisquer dúvidas e demais manifestações das pessoas.

Ninguém gosta de ser deixado sem resposta e este problema pode causar rejeição à sua marca.

Ao longo da duração da sua publicidade, certifique-se de acompanhar os contatos para intervir quando for necessário.

Ao adotar estas dicas, você vai contar com anúncios altamente eficientes em Facebook Ads, aproveitando as características do meio e do público para maximizar seu sucesso.

Lembre-se de sempre seguir estes passos e renovar continuamente a sua estratégia para aproveitar das últimas tendências do mercado e do comportamento da sua audiência. Por fim, analise os resultados obtidos para melhorar o que não deu certo e replicar o que foi bem-sucedido.

Além do Facebook Ads, existem outros canais bastante poderosos para atingir o seu público de forma eficiente na internet. Veja aqui no blog 3 novidades do Google AdWords que você precisa conhecer.

Altgrupo
Sobre o Autor

Altgrupo

Google Plus
Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

Comentários

comments powered by Disqus

Mais Posts

ALT Grupo

Av. Cristovão Colombo, 2156/303
Bairro Floresta - Porto Alegre/RS

ALT Blog