Sua marca precisa de um site, mas você não sabe com quem contar para fazê-lo? Confira quais os requisitos necessários de uma boa agência para desenvolver site.
Você já deve ter ouvido falar que o seu site funciona como um vendedor 24h, por representar sua empresa na internet e as pessoas poderem acessá-lo a qualquer momento.
O ideal, portanto, é que ele esteja coerente com o seu objetivo, seja vender diretamente ou estimular o relacionamento com seus futuros clientes.
Por isso, para que a agência contratada seja considerada boa e qualificada para desenvolver seu site, observe alguns pontos:
Reputação
A autoridade de uma agência é conquistada, naturalmente, através da avaliação social: o quanto as pessoas e outras empresas a consideram confiável e recomendariam a outros.
A reputação não está relacionada à quantidade de prêmios que a agência possui ou o quanto está presente na mídia, mas é sobre sua solidez, ética e fidelidade.
É possível ter noção da reputação positiva de uma agência quando ela lhe é indicada por uma pessoa relevante ou quando é reconhecida publicamente por sua qualidade – obtendo uma certificação do Google, por exemplo.
Relacionamento
Uma boa agência deve ser parceira de seus clientes, de forma que se estabeleça ali um vínculo de confiança.
É com ela que você vai compartilhar suas estratégias, seus problemas internos e seu planejamento para o futuro.
Você sentiu confiança? A agência está interessada em te ouvir e entender, detalhadamente, o que você precisa?Por demandar uma análise minuciosa, geralmente, o orçamento não é fixo e a proposta é apresentada após uma ou duas reuniões, porém, você precisa sentir segurança nesse relacionamento desde o primeiro contato.
Apresentação
O mínimo esperado é que a comunicação própria da agência seja impecável. O site deve ser rápido, fluido, com bons conteúdos e mostrar, claramente, o que a agência oferece. A página de uma agência especializada em construção de sites deve ser inspiradora e fazer com que você tenha uma ótima experiência, assim como você deseja que seus clientes tenham ao visitar a sua.
Portfólio
Quando possível, avalie outros sites desenvolvidos pela agência e veja se eles seguem o padrão de qualidade que você procura.
Fique de olho nas avaliações da empresa nas redes sociais e em sites especializados em reclamações do usuário.
Assim como na pesquisa de Reputação, na hora de avaliar o portfólio, você pode procurar indicações: busque a opinião de pessoas que já trabalharam com a agência e ouça o que elas têm a dizer.
Preço e prazo de entrega
Ao encontrar a agência qualificada, é necessário saber se o seu projeto está adequado às condições dela, principalmente em relação a preço e prazo.
Geralmente, agências maiores, com grandes equipes, conseguem entregar o site em prazos curtos, porém, cobram mais caro.
De qualquer forma, sempre é possível conversar e negociar para que fique confortável para todos. O grande segredo é avaliar o custo-benefício: um projeto completo, bem elaborado e alinhado ao seu objetivo, merece investimento compatível.
Filtre as opções que você tem!
Quando você for escolher uma boa agência para desenvolver seu site, enxergue esse processo como um filtro: inicie com algumas opções de agências e, a cada pesquisa – reputação, relacionamento, apresentação, portfólio e preço/prazo de entrega – você descarta a menos favorável.
Assim, ao chegar na última etapa, você terá escolhido a melhor agência para desenvolver seu site.