CTA's: O que são e como saber quais são os melhores para o seu site?

Alexandre Fattori
Por Alexandre Fattori | 18/07/2022 | Atualizado em 22/08/2022

Especialista em marketing digital, com mais de 15 anos de experiência, formado em comunicação pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV.

Tempo de leitura: 6 minutos

Conheça um pouco mais sobre os CTA's e fique por dentro de dicas sobre como saber quais são os melhores para o site do seu negócio

As empresas, de uma forma geral, precisam se valer de estratégias eficientes para fazerem os clientes bater o martelo. E uma das que mais surtem efeito no marketing digital é o Call To Action, mais conhecido como CTA. Continue a leitura e descubra porque o seu site pode estar perdendo muita grana em vendas por não aproveitar os benefícios do uso eficiente e inteligente dos CTA's.

 

Conteúdo deste artigo:

O que são CTA's?

Por que ficar atento aos CTA's como estratégia de conversão?

Como escolher o Call to Action certo?

Onde posso usar o Call to Action?

Você sabia? Assunto do post faz diferença no CTA!

Como saber se estou usando um bom CTA?

A Altgrupo te auxilia na criação dos seus CTA's

 

O que são CTA's?

Podemos dizer que os CTA's representam chamadas para que o internauta realize algum tipo de ação em um site.

É uma estratégia que visa impulsionar o público a deixar seus dados pessoais em troca de um material rico, como um e-book, por exemplo.

O objetivo dessa tática é atrair mais ações de todos os visitantes, o que pode aumentar significativamente as conversões.

Através de um botão de Call To Action, localizado estrategicamente, é possível convidar o internauta para deixar a sua experiência de navegação em um site ainda mais enriquecedora.

Os CTAs (Call to Actions) minimizam a hesitação (o “e agora?”) e orientam os visitantes para o próximo passo.

Nosso objetivo é deixar claro qual deve ser o próximo passo.

Fazer com que os usuários cliquem em um CTA depende de três fatores:

- Eles perceberem o CTA;
- O próximo passo é óbvio e faz sentido;
- Eles veem valor no próximo passo.

Portanto, precisamos inserir CTAs na página para uma boa experiência.

 

 

Por que ficar atento aos CTA's como estratégia de conversão?

Imagine um internauta que acesse o site da sua empresa, lê apenas um artigo e imediatamente sai da página.

Esse tipo de ação não é interessante para nenhum empreendedor que deseja prosperar nos meios digitais, já que o objetivo de um site é prender a atenção do leitor pelo maior tempo possível.

Por isso, o Call To Action pode resolver esse tipo de recorrência.

Quando o leitor é convidado para acessar um outro conteúdo que seja complementar aquele que já foi lido ou até deixar algum comentário sobre uma experiência anterior, vai perceber que acabou saindo no lucro. Além disso, o engajamento dentro do site também aumenta, além do tempo de permanência, que fica maior.

Os CTA's, quando bem posicionados e persuasivos, podem aumentar o número de e-mails cadastrados.

Até mesmo enquetes e votações podem ser usadas como estratégias que levam o consumidor a realizar uma ação.

E quanto mais informações o Call To Action coletar dos internautas, maior pode ser a taxa de conversão, desde que uma estratégia persuasiva de e-mail marketing, por exemplo, seja bem usada.

 

Como escolher o Call to Action certo?

Essa escolha é muito ampla e exige um conhecimento aguçado sobre o público-alvo do seu negócio. O empreendedor deve sempre pensar “fora da caixa” antes de escolher quais CTA's deverá usar em seu site. Você deve pensar no tipo de conteúdo que mais possa interessar os usuários no dia a dia.

Um guia completo sobre o assunto mais acessado em seu blog? Um e-book didático e totalmente gratuito? Um artigo com dicas úteis sobre um dos seus produtos ou serviços? Umconvite para acessar um infográfico ou acompanhar um webinar? Promoções e descontos imperdíveis em sua loja virtual? Tudo vai depender do perfil do público-alvo e do tipo de conteúdo oferecido pelo seu site.

 

Onde posso usar o Call to Action?

É possível criar um botão de Call To Action dentro do próprio artigo ou através de uma janela de pop-up. Se o objetivo for inserir um botão CTA em alguma parte de um artigo, por exemplo, o empreendedor deve ter certeza de que está sendo claro para o internauta, que deve ter ciência sobre o que está recebendo. Ou seja, o link do CTA não pode deixar nada subentendido.

Uma página de um site pode trazer imagens, anúncios, cores e outros atrativos visuais. Diante de tantas distrações, o Call To Action deve ter maior destaque, se comparado com tudo que possa prender a atenção do leitor. Em suma, você deve posicioná-lo de uma maneira que fique estrategicamente visível para o internauta. Além disso, use cores chamativas, mas que sejam adequadas ao design da aplicação.

 

Você sabia? Assunto do post faz diferença no CTA!

Quando o assunto é CTA's, o tema do artigo pode fazer uma baita diferença. Para aumentar as chances de conversão dos leitores, uma boa dica é fazer uma lista de assuntos que possam ter uma grande relevância, para que sejam elaborados conteúdos específicos para o seu público-alvo.

Tenha em mente que quanto maior for a relevância do post, maior poderá ser o tempo de permanência do leitor em seu site. Se você for elaborar um artigo com Call To Action, o internauta pode estar interessado em:

• No blog da sua empresa ou em fazer negócios com ela;
• Gerar leads, pelo menos em um primeiro momento;
• Em algum tipo de conteúdo específico e dinâmico;
• No próprio CTA (já que ele pode querer cadastrar seus dados pessoais no site).

Por isso, se você ofertar conteúdo de acordo com as variáveis acima, é possível criar artigos relevantes e com CTA´s cada vez mais persuasivos para os seus visitantes.

 

Como saber se estou usando um bom CTA?

Quando falamos em Call To Action, a variedade precisa existir. Mas é preciso que também haja uma análise quantitativa e não somente qualitativa. Por isso, usar o Google Analytics é uma excelente ideia. Os números dessa plataforma informam como está a performance dos CTA's do seu site. Daí, é possível corrigir as falhas e aprender com elas.

Conheça alguns exemplos de CTA's que são considerados infalíveis quando o assunto é conversão ou geração de leads:

• Clique e confira (senso de urgência);
• Test drive gratuito;
• Material rico para download;
• Enquete;
• Cupom de volta com desconto;
• Abandono de carrinho (frete grátis);
• Agendar uma visita;
• Eu quero;
• Sentimos sua falta.

 

A Altgrupo te auxilia na criação do seus CTA's

Agora que você sabe o que são CTA's e conheceu a importância desta estratégia para os negócios que desejam vender mais, que tal contar com profissionais especialistas em marketing digital, de altíssima credibilidade no mercado e que vão deixar os resultados da sua empresa ainda mais expressivos? A Altgrupo oferece a solução ideal para as necessidades do seu negócio e vai fazer você ter uma excelente performance na internet.

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