Os comércios eletrônicos estão fazendo cada vez mais sucesso e não tem como negar isso, afinal, hoje em dia, podemos encontrar desde loja de brinquedo online, até negócios de autopeças na internet.
Mas como é possível fazer seu e-commerce vender mais?
Cada e-commerce deseja aumentar o seu tráfego e vender mais.
Para alguns empreendedores, isso pode ser uma tarefa difícil.
Isso porque existe uma complexidade e dificuldade de iniciar ou administrar um negócio de comércio eletrônico bem-sucedido.
Se o título deste post despertou algum interesse em você, temos certeza de que você se enquadra em uma destas três situações:
Você tem uma loja online que não está vendendo bem;
Você tem uma loja online que está vendendo bem, mas pode fazer muito melhor;
Você está construindo uma loja online que deve vender bem.
Não importa em qual categoria você se enquadre, qualquer informação sobre e-commerce que o ajude a vender mais é muito importante.
Neste post, vamos compartilhar algumas dicas essenciais que você pode aplicar para ajudar a transformar seu e-commerce em um ímã de clientes.
Mas se o seu caso for saber como montar um e-commerce do zero, veja o artigo linkado.
Como fazer seu e-commerce gerar mais vendas
Personalização em tempo real
Estamos vivendo a era da personalização.
Tudo é personalizado de acordo com as necessidades dos clientes.
Então, por que com o e-commerce seria uma exceção?
Na verdade, é uma indústria que está levando o jogo um passo à frente, personalizando recomendações de produtos.
Lojas online e sites de comércio eletrônico agora podem acessar dados de clientes como idade, sexo, localização ou até mesmo tendências de compras anteriores para descobrir sugestões personalziadas para suas próximas compras.
Isso pode fazer com que seu e-commerce venda mais, afinal, você estará indicando produtos que são de acordo com o perfil de compras de cada pessoa.
Exiba prova social
Você já ouviu falar do termo mentalidade de rebanho no marketing?
Este é um comportamento comum que descreve como as pessoas podem ser influenciadas por outras pessoas para adotar certos comportamentos em uma base amplamente emocional, ao invés de racional.
O que nos leva ao ponto de exibir provas sociais ao lado de um produto. A prova social no e-commerce refere-se ao número de avaliações com estrelas, depoimentos de clientes, quantidade de compras, entre outras informações que um produto obteve.
A maioria dos clientes gostaria de comprar um produto que alguém já comprou, usou e com o qual está satisfeito. Portanto, exibir provas sociais ao lado dos produtos em sua loja pode ajudar a aumentar suas vendas.
Depoimentos de clientes
Não há nada mais poderoso do que o próprio cliente admitir a qualidade de um produto ou serviço.
Isso tem mais poder de persuasão do que uma forte campanha de marketing.
Na verdade, na era da internet, os consumidores confiam nas avaliações dos clientes de uma marca tanto quanto nas sugestões de seus amigos próximos ou parentes.
Os depoimentos de clientes também podem ajudar sua empresa de várias outras maneiras.
Por exemplo, essa é uma das principais dicas de SEO para e-commerce, já que os depoimentos e classificações ajudam a classificar o produto em uma posição mais alta nos resultados de pesquisa.
Além disso, oferece uma melhor compreensão do produto da perspectiva do cliente.
Um depoimento de cliente bem detalhado pode preencher lacunas que os materiais de marketing podem não cobrir.
Forneça detalhes precisos dos produtos
Uma das razões pelas quais os clientes devolvem os produtos imediatamente depois depois de uma compra é a escolha errada.
As compras online podem fornecer apenas alguns detalhes e imagens de um produto.
Às vezes é difícil estimar o ajuste da roupa até a entrega. Se for de um tamanho incorreto, ela será devolvida.
Esse tipo de situação desagradável pode ser evitada fornecendo detalhes precisos dos produtos.
Para peças de vestuário, um gráfico de tamanho detalhado que fornece especificações em várias unidades de medidas pode ser a chave para ajudar o produto a vender mais.
Tome ações para conter o abandono de carrinho
Conter o abono de carrinho é essencial para se ter um resultado financeiro saudável.
O abandono do carrinho acontece quando os clientes adicionam produtos ao carrinho de compra, mas não finalizam a compra.
Em outras palavras, eles não concluem a compra com um pagamento.
O abandono do carrinho pode acontecer devido a vários fatores, como:
Preocupações com segurança;
Taxas adicionais;
Longo tempo de entrega e muito mais.
As preocupações com segurança são o principal motivo pelo qual um cliente pode abandonar o carrinho de compra. Isso pode ser evitado adicionando um certificado SSL ao site.
Ele fornecerá a URL HTTPS e também o símbolo de cadeado para o site, o que ajudará a reduzir a taxa de abandono do carrinho, pois cria confiança nos clientes para a segurança de seus dados.
Foque na análise de dados
Quando se trata de tomar decisões de negócios, é difícil escapar de toda a conversa sobre dados.
A análise de dados eficaz vem do exame e exploração cuidados de como as informações fluem e melhoram os negócios.
Para competir com sucesso no mercado atual, as empresas precisam adotar o uso das ferramentas anlitícas certas.
Armado com insights acionáveis e informações de dados adquiridos, um e-commerce pode ter diversas vantagens, como:
Comercializar de forma mais eficaz e eficiente para os clientes;
Projetar e fabricar produtos que atendam às necessidades específicas;
Aumentar a receita;
Otimizar as operações;
Fazer previsões com mais precisão;
Gerenciar ainda melhor o estoque para manter o alinhamento sobre custos relacionados.
Invista em marketing digital
Facebook Ads
A plataforma oferece um ambiente completo para alcançar e engajar os seus clientes.
Por oferecer um CPC mais baixo do que em comparação ao Google, pode oferecer muitas vendas a um custo relativamente baixo.
Indispensável anunciar na plataforma.
Google Ads
Google Ads, antigo Google Adwords, oferece intensão de compras.
Você pode alcançar as pessoas que estão produrando os seus produtos.
Fo que em campanhas de vendas e não esqueça de instalar o acompanhamento de conversões no seu site.
Email Marketing
O email é outro canal que você não pode deixar de anunciar.
Possui as melhores taxas de conversão do mercado.
Invista neste canal e o sua venda irá crescer de forma consistente.
Criteo
A melhor plataforma de retargeting do mercado.
Se você não sabe, retargeting é aquele anúncio do site que você visitou que fica aparecendo pra você em vário sites.
Vale a pena investir.
SEO
SEO, do inglês, otimização para sites de busca (como o Google), é um investimento de médio prazo que vale cada centavo.
Basicamente, você ficará livre das oscilações dos anúncios.
Ficar bem posicionado no Google fará com que você possa vender mais e com mais margem, pois não precisará investir tanto nos anúncios pagos.
Abaixo, você pode ver a taxa de conversão no ecommerce destes e outros canais.
Conclusão
Aumentar o número de vendas é a primeira prioridade de qualquer negócio.
Isso não é diferente quando se trata de e-commerce.
Mas, a questão de como aumentar é onde muito empreendedores podem ficar um pouco perdidos.
Com este post que você acabou de ler, esperamos que agora você tenha uma ideia melhor de como fazer seu e-commerce vender mais.
Separamos essas dicas para que você possa compreender quais são algumas das estratégias que pode aplicar para que as suas vendas aumentem.
Não importa se o seu negócio é de brinquedos, roupas, sapatos ou autopeças, essas dicas certamente serão úteis e esperamos que em breve você esteja obtendo a quantidade de vendas que tanto deseja!