Estratégia de conteúdo: o que é e como montar?

Alexandre Fattori
Por Alexandre Fattori | 13/06/2022 | Atualizado em 04/07/2022

Especialista em marketing digital, com mais de 15 anos de experiência, formado em comunicação pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV.

Tempo de leitura: 6 minutos

Saiba o que é estratégia de conteúdo e descubra como montar uma ideal para o seu negócio prosperar de vez

Não é novidade para ninguém que a internet está literalmente abarrotada de milhões de conteúdos de todos os tipos. Alguns de excelente qualidade e outros nem tanto assim. Mas o que faz um conteúdo receber milhares de visitas mensais e outros apenas duas ou três? A resposta é: estratégia de conteúdo. Continue a leitura desse post que vamos te mostrar o que é isso e o passo para montar a estratégia ideal para a sua empresa ganhar mais visibilidade nos meios digitais.

 

Conteúdo deste artigo:

• O que é estratégia de conteúdo?

• Por que a estratégia de conteúdo é importante para as empresas?

• O que acontece se sua estratégia de conteúdo não for bem planejada?

• Passo a passo para montar uma boa estratégia de conteúdo

• Funil de vendas: primordial na estratégia de conteúdo

• Conheça os serviços da Altgrupo

 

O que é estratégia de conteúdo?

Podemos dizer que se trata de uma metodologia extremamente eficaz que tem o seu foco em todas as variáveis essenciais que uma equipe precisa saber para implementar o marketing de conteúdo que será usado em todas as mídias digitais de um negócio.

Ou seja, a estratégia de conteúdo são todas as informações relevantes sobre como deverá ser a interação dos usuários nas redes sociais da sua empresa, o que os redatores devem ter em mente antes de redigir os artigos para o blog dela, bem como os principais fatores preponderantes que devem ser conhecidos por toda a equipe de marketing antes do planejamento do conteúdo.

Os oito elementos essenciais que fazem parte de uma estratégia de conteúdo considerada eficiente são:

- Visão panorâmica do mercado atual;
- Principais objetivos;
- Público-alvo;
- Jornada de compra do consumidor (funil de vendas);
- Ampulheta (evolução do cliente no processo de compras);
- Palavras-chaves usadas;
- Tom de voz;
- Referências.

Para que qualquer estratégia de conteúdo seja eficaz e alcance os resultados esperados, todos os fatores acima devem ser levados em consideração.

 

Por que a estratégia de conteúdo é importante para as empresas?

Conheça a importância de traçar uma estratégia de conteúdo eficaz para o site da sua empresa:

Maiores chances de ficar nas primeiras posições no ranking de buscas do Google nas pesquisas realizadas pelos internautas, o que se traduz em uma maior visibilidade nos meios digitais;

Possibilidade de conquistar mais leads, ou seja, uma estratégia de conteúdo bem elaborada pode aumentar as chances de uma empresa ter mais clientes em potencial;

Educar o público-alvo, já que os conteúdos postados vão sanar suas dúvidas a respeito dos produtos ou serviços oferecidos pelo seu negócio;

Criar um relacionamento saudável com os consumidores. Os conteúdos, se forem persuasivos e agregarem valor na vida do público-alvo, pode fazê-lo criar uma conexão emocional com sua empresa, estreitando os laços de confiança;

Fidelização de clientes, já que uma estratégia de conteúdo bem feita pode levar sua empresa ser tornar a preferência deles na hora das compras online;

Construção de autoridade. Um negócio que se preocupa com a sua estratégia de conteúdo acaba se tornando uma autoridade em seu segmento de atuação, perante os clientes;

Maior confiabilidade, já que a sua empresa vai vender seus produtos ou serviços para um público que já a conhece e aprova.

Diante de todos esses motivos, você jamais pode deixar a estratégia de conteúdo da sua empresa de lado. São vantagens competitivas que podem fazer qualquer negócio prosperar.

 

O que acontece se a sua estratégia de conteúdo não for bem planejada?


Veja o que pode acontecer se a estratégia de conteúdo do seu negócio não for bem formulada:

- Conteúdos sem sentido e que não agregam valor para o cliente;
- Conteúdos focados em único assunto e que não esclarecem muita coisa;
- Baixa conversão de leads por causa dos conteúdos de má qualidade;
- Leads com pouco potencial de se tornarem clientes;
- Desperdício de dinheiro e tempo.

Se a sua empresa preza pela entrega de valor e resultados para os clientes dela, é bom passar bem longe dos itens dessa lista. Lembre-se de que o reparo sempre sai mais caro, certo?

 

Passo a passo para montar uma boa estratégia de conteúdo

Conheça o passo a passo para a sua empresa montar uma estratégia de conteúdo eficiente e faça a sua marca ser a preferência dos clientes na hora das compras:

Passo 1: Tenha em mente como está o seu mercado atual;
Passo 2: Estipule os seus objetivos e possíveis resultados almejados;
Passo 3: Defina o seu público-alvo baseando-se em dados concretos;
Passo 4: Entenda todo o processo de compra dos seus clientes em potencial;
Passo 5: Faça o registo das etapas da jornada de compra do seu público-alvo;
Passo 6: Escolhas palavras-chaves que façam sentido;
Passo 7: Defina qual será o tom de voz do conteúdo com o público;
Passo 8: Tenha uma lista com links de referência para dar mais credibilidade aos conteúdos.

 

Funil de vendas: primordial na estratégia de conteúdo

Para que a sua estratégia de conteúdo seja ainda mais eficaz e traga resultados concretos, é preciso conhecer um pouco mais sobre todas as etapas da jornada de compra, conhecida como funil de vendas. São elas:

Topo de funil: o usuário (a persona) precisa de uma solução para o seu problema, mas ainda não reconhece essa necessidade. Ou seja, ele está procurando entender um pouco mais sobre essa situação.

Meio de funil: agora a sua persona já entendeu que tem um problema em mãos e procura uma solução viável.

Fundo de funil: nesse estágio, sua persona está cogitando a possibilidade de investir na resolução do seu problema. Por isso, precisa encontrar a que seja mais adequada e que faça mais sentido de acordo com o seu orçamento disponível.

 

Conheça os serviços da Altgrupo

Agora que você sabe o que é estratégia de conteúdo, bem como a importância dela para qualquer empresa que deseja prosperar no meios digitais e aumentar o número de conversões, que tal fazer a sua empresa ganhar mais visibilidade na internet com o auxílio de uma agência de marketing digital de altíssima credibilidade no mercado? A Altgrupo vai deixar os resultados da sua empresa ainda mais expressivos. Temos a solução ideal para as necessidades do seu negócio. Vamos conversar?


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