Os relatórios de Mapas de Árvore no Google Analytics

Alexandre Fattori
Por Alexandre Fattori | 19/12/2014 | Atualizado em 06/10/2019

Especialista em marketing digital, com mais de 15 anos de experiência, formado em comunicação pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV.

Tempo de leitura: 3 minutos

Mapas de Árvore é uma funcionalidade do Google Analytics que oferece uma forma visual e simples de interpretar as informações de campanhas de Adwords. Os mapas de árvore representam os dados como retângulos, com o seu tamanho e cor indicando variadas métricas. Assim, você pode combinar diferentes aspectos dos seus dados em uma única visualização.

Por que é importante?

Os mapas de árvore são uma funcionalidade importante porque auxiliam na geração de hipóteses e ideias em relação aos resultados de campanhas de Adwords. Eles expõem a importância de um grupo de anúncios ou palavra-chave, a relação entre diferentes entidades e proporcionam uma visão rápida dos problemas e tendências de uma campanha de anúncios no Adwords.

Onde Encontrar no Google Analytics

Para acessar o seu relatório de Mapasde Árvore é necessário que sua conta de Google Analytics esteja vinculada à conta de Adwords.Se você ainda não realizou a vinculação, clique aqui. Os Mapas de Árvore estão localizados no relatório de Aquisições dentro dentro da aba do Google Adwords. [caption id="attachment_977" align="aligncenter" width="782"]Onde achar os Mapas de Árvore no Google Analytics Como Encontrar os Mapas de Árvore no Google Analytics[/caption]

Entendendo Mapas de Árvore

Cada retângulo visível no relatório demonstra uma campanha, grupo de anúncios ou palavra-chave. Por padrão, o relatório mostrará os dados da conta, o nível hierárquico mais alto. Para acessar o próximo nível da hierarquia do Google AdWords (campanha, grupos de anúncio...) basta clicar em cima do retângulo exibido no relatório. A seguir, vemos o exemplo de uma campanha. Clicando nela você visualizará os grupos de anúncio. Eles possuem diferentes tonalidades de cores vermelhas e verdes... [caption id="attachment_979" align="aligncenter" width="782"]Mapas de Árvore Métrica Principal e Métrica Secundária[/caption] Os tamanhos e cores dos retângulos dependem das métricas selecionadas em Métricas principais e Métricas secundárias. As Métricas principais são as métricas de volume, que podem ser  Sessões (visitas), Custo, impressões, conversões (...) e são representadas pelo tamanho do retângulo. Já as métricas secundárias indicam comportamento e desempenho, elas podem ser CPC ou taxa de rejeição, e são representadas pelas tonalidades de cores verde e vermelho. Verde indica um resultado positivo e vermelho negativo. Quanto mais forte a tonalidade do verde, melhor o desempenho ou valor, quando mais vermelho, pior. Veja o exemplo abaixo. [caption id="attachment_980" align="aligncenter" width="782"]Mapas de Árvore Mapas de Árvore[/caption] Acima você pode visualizar uma campanha com 6 grupos de anúncio. Também é possível visualizar as métricas selecionadas, Sessões e Taxa de Rejeição. O tamanho do quadrado indica que o grupo de anúncios que teve mais visitas foi o primeira à esquerda, e pela cor verde também podemos deduzir que o grupo de anúncios teve uma taxa de rejeição baixa.

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