Quais as formas de pagamentos do Google Ads?

Alexandre Fattori
Por Alexandre Fattori | 11/08/2022 | Atualizado em 18/08/2022

Especialista em marketing digital, com mais de 15 anos de experiência, formado em comunicação pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV.

Tempo de leitura: 8 minutos

Saiba o que é Google Ads e conheça as principais formas de pagamento dessa ferramenta, que é uma das mais usadas pelo marketing digital

Diante da concorrência cada vez mais desenfreada nos meios digitais, os negócios precisam encontrar maneiras dos seus produtos ou serviços ganharem mais visibilidade na internet. E uma das estratégias massivamente usadas são as campanhas de vendas no Google Ads. Mas você conhece as formas de pagamento do Google Ads? Não? Então, continue a leitura desse artigo que vamos te explicar direitinho como isso funciona.

 

Como funciona a plataforma Google Ads?

Google Ads trata-se da plataforma de anúncios do Google, o maior buscador do mundo.

O objetivo da plataforma é gerar visibilidade, exposição da marca, leads e vendas de produtos ou serviços pela internet de uma maneira mais rápida, segura e fácil.

A plataforma de anúncios permite a criação de anúncios personalizados no(a):
- Youtube;
- Loja de Apps Android;
- Pesquisa do Google;
- Rede de Sites Parceiros do Google.

Temos um artigo com mais detalhes nas quais você pode saber mais sobre como funciona a plataforma de anúncios do Google.

Agora que você entendeu do que se trata, vamos te explicar as principais formas de pagamento do Google Ads, logo abaixo.

 

Quanto custa anunciar no Google Ads?

De uma forma geral, não existe um valor estipulado para a sua empresa anunciar nesta moderna plataforma.

Você investir o que bem entender.

Na verdade , tudo vai depender do orçamento disponível, pois é através dele que você poderá escolher um plano que seja compatível com as suas necessidades, objetivos e capacidade de investimento.

Uma sugestão para quem está iniciando e gostaria de uma ideia é fazer uma engenharia reversa:
- Qual a taxa de conversão do seu site?
- Qual é o custo por clique médio de palavras-chave que você deseja anunciar?

Com base nestes dois dados, você saberá se o orçamento disponível será suficiente para gerar resultados que você pretende ou se você deve investir em outra plataforma.

"Mas como eu consigo saber qual é a minha taxa de conversão?", disse o empresário iniciante no mundo do marketing digital.

Bom, primeiro, você deve ter uma ferramenta como o Google Analytics para computar conversões, que são as famosas metas de marketing (formulários de contato, conversar no chat, vendas, etc).

Não tem muito o que fazer, provavelmente você precisará da ajuda do desenvolver do seu site neste caso.

De posse desta informação você poderá entender que a cada 100 usuários que acessam o seu site, 1 converte. 

Neste caso, sua taxa de conversão é de 1%. Guarde este dado.

Outro ponto importante é definir o CPC (custo por clique médio) que você pagará para quem clicar no seu anúncio. 

O planejador de palavras-chave do Google, uma ferramenta gratuita e disponível na sua conta de anúncios do Google Ads, poderá lhe informar.

Vamos supor que a uma determinada palavra-chave que você deseja anunciar possui um CPC de R$ 3,00 e que a taxa de conversão do seu site (lembra dele?) seja os 1% que falamos (a cada 100 visitas ao site, 1 converte), isso significa que você gastará, em média, R$ 300,00 até gerar uma conversão (você acabou de descobrir o famoso CPA, que é de R$ 300).

Então, se você deseja gerar 5 conversões por mês, uma forma de iniciar é definir R$ 1500,00 de orçamento no mês.

Este dado é uma média apenas, cada canal (origem de acessos ao site, como Google Ads, Google orgânico, Redes Sociais, etc) possui uma taxa de conversão diferente.

Mas vai lhe dar uma visão importante do que esperar.

Ah, e antes de você pensar que é caro anunciar no Google Ads, fique tranquilo, são números aleatórios usados apenas para ilustrar o raciocínio. O CPA normalmente é muitíssimo menor.

Importante frisar também que, segundo um estudo realizado pela Nielsen, os gastos com mídia precisam estar entre 1% e 9% da receita para se manterem competitivos.

Um último dado interesse é que a plataforma do Google Ads também permite que todos os anunciantes interrompam a sua campanha de vendas no momento que desejarem, o que dá mais flexibilidade e um maior controle do orçamento.

Aproveitamos e colocamos abaixo uma ideia de valores do CPC por segmento no Brasil. Importante: antes de se empolgar, os valores estão em dólares.

 

 

Existe um valor mínimo para anunciar no Google Ads?

Respondendo de forma bem direta: não.

Porém, é importante ter uma ideia do que precisa e pretende investir para atingir seus objetivos.

 

Quais as formas de pagamento do Google Ads

Essa é uma dúvida bastante comum de muitos empreendedores. A inscrição e o acesso à plataforma é totalmente gratuita.

Basta ter uma conta Google (Gmail, normalmente) e pronto.

No que diz respeito às formas de pagamento do Google Ads, é importante frisar:
- Inserção de créditos na conta;
- Consumo dos créditos em conta.

A inserção de créditos na conta de anúncios é a primeira etapa para anunciar no Google.

As opções de pagamento disponíveis são:
- Boleto bancário;
- Cartão de crédito.

Você também pode escolher por pagamentos automáticos ou manuais.

Automáticos, acabou o crédito, o Google insere de forma automática através do meio de pagamento cadastrado, desta forma, evita-se que a sua conta fique sem fundos.

Já os pagamentos manuais, como você deve estar imaginando, você insere os créditos quando e se quiser.

É pertinente salientar que o Google Ads jamais vai ultrapassar o limite máximo definido para o seu orçamento mensal, mesmo que um dia ou outro ele gaste mais do que você definiu com orçamento diário.

O empreendedor tem total controle da sua conta e, inclusive, pode pausar a veiculação dos anúncios da sua campanha quando bem quiser.

Os anunciantes só pagam quando os usuários realizam uma determinada ação que foi previamente escolhida, geralmente um clique.

 

Como o Google Ads consome os créditos inseridos na conta?

Se você ainda está em dúvidas sobre quais são as formas de consumo de créditos inseridos no Google Ads, vamos te mostrar isso agora:

- CPC (custo por clique): O empreendedor só paga quando algum usuário clicar em um ou mais dos seus anúncios no Google Ads;

- CPV (custo por visualização): Essa estratégia é muito usada em vídeos no YouTube. Ou seja, o empreendedor só paga quando o usuário visualiza um anúncio, mesmo que ele tenha ou não clicado;

- CPA (custo por aquisição): Nesse formato, o empreendedor continua pagando por clique. Existe uma confusão, você não pagará quando alguém converter. Basicamente, você solicita ao Google Ads que otimize suas campanhas para gerar leads/vendas dentro de um custo específico.

- CPM (custo por mil impressões): Nessa modalidade de pagamento, o empreendedor só paga a cada 1000 exibições de anúncios, independente da quantidade de ações ou cliques dos usuários.

 

Como mudar a forma de pagamento do Google Ads?

Para alterar a sua forma de pagamento no Google Ads, siga o passo a passo abaixo:

- Efetue login em sua conta no Google Ads;
- Selecione a opção “Faturamento”;
- Agora, selecione a opção “Configurações”.
- Clique na opção “Formas de pagamento”, que fica localizada no menu à esquerda;
- Escolha uma das opções de pagamento que você deseja atualizar;
- Clique em Editar.

Prontinho! Está vendo como é fácil alterar as formas de pagamento do Google Ads?


Anunciar no Google Ads vale a pena?

Atualmente, o Google conta com mais de 1,2 trilhão de pesquisas realizadas por ano, em todo o mundo. Todos os dias, são cerca de 3,5 bilhões de visitantes. Essa plataforma é mais utilizada no Brasil e no restante do planeta. Para se ter uma ideia, 40 mil novas pesquisas por segundo são realizadas por esse motor de buscas online.

Imagine as chances reais da sua empresa vender os seus produtos ou serviços na internet. Dessa forma, vale muito a pena anunciar no Google Ads em 2022. E essa tendência não vai mudar, pelo contrário, será cada vez maior nos próximos anos. Por isso, incluir o Google Ads na estratégia de marketing digital é fundamental.


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Agora que você conheceu as formas de pagamento do Google Ads, está por dentro das dicas sobre esse importante assunto, bem como da importância dessa estratégia para todos os negócios que desejam ganhar mais notoriedade nos meios digitais, que tal fazer a sua empresa ganhar mais visibilidade na internet com o auxílio de uma agência de marketing digital de altíssima credibilidade no mercado? A Altgrupo vai deixar os resultados da sua empresa ainda mais expressivos. Aguardamos o seu contato.


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