Saiba o que é TikTok para empresas, descubra se essa rede social vale a pena para o seu negócio e tudo mais sobre essa sensação do momento nos meios digitais
Não podemos negar que as redes sociais fazem parte da vida da maioria das pessoas. Além do Facebook e Instagram, o TikTok se tornou a sensação do momento. Muitos empreendedores estão aproveitando o TikTok para suas empresas e fazendo bons negócios por lá.
Continue a leitura desse artigo que vamos te mostrar do que se trata, as vantagens do TikTok para empresas e como explorar essa rede social, que se tornou um verdadeiro frenesi entre milhões de pessoas em todo o mundo.
O que é o TikTok: Muito além das dancinhas
Trata-se de uma rede social que se popularizou mundialmente em 2019. Ela é destinada à postagem e compartilhamento de vídeos de curta duração. Além disso, essa moderna plataforma disponibiliza diversos recursos de edição como áudios, músicas, gifs, legendas, filtros e muito mais.
Mesmo que o TikTok seja usado majoritariamente para o entretenimento das pessoas, essa rede social vai muito além das coreografias, imitações e sátiras das pessoas mais desinibidas e criativas.
Vários negócios começaram a explorar essa rede social.
O TikTok tem se mostrado extremamente vantajoso para os negócios quando usado de maneira estratégica.
Qual a estratégia por trás do TikTok?
Os números impressionam.
Com pouco tempo de vida, o TikTok já conta com cerca de 387 milhões de usuários de 18 a 24 anos de idade.
Mas qual será a estratégia nos bastidores do TikTok que causou, e ainda causa, essa gigantesca popularidade e sucesso?
O conteúdo, sem sombras de dúvidas.
O empreendedor que deseja usar o TikTok para empresas precisa aguçar a sua criatividade e entregar um conteúdo original e, sobretudo, divertido.
Mas antes de colocar a mão na massa, é preciso entender o tipo de conteúdo que o público-alvo do seu negócio costuma consumir no Tik Tok.
Por isso, você deve seguir as três regras de ouro para alcançar uma audiência relevante nessa rede social:
- Pense em uma forma diferenciada o conteúdo que sua empresa poderia apresentar no Tik Tok e analise se faz sentido ou como seria o engajamento do público-alvo;
- Faça uma lista com tópicos que considera mais relevantes e analise qual a relação deles com os produtos ou serviços oferecidos pelo seu negócio;
- Analise se a narrativa da sua empresa está bem alinhada com o posicionamento dela no mercado.
Dessa forma, é possível entregar um conteúdo atrativo e de alta relevância para o seu público-alvo.
É claro que aproveitar as tendências é uma alternativa inteligente para alavancar as vendas.
Mas tenha em mente que sem um conteúdo diferenciado, seguramente o seu negócio não vai conseguir engajar, especialmente em vídeos curtos.
O TikTok é interessante para empresas? Sim!
Conheça os quatro principais motivos pelos quais o TikTok para empresas é uma ferramenta interessante para o empreendedor que deseja prosperar no mercado:
Tem público crescente
Cada vez mais, um maior número de pessoas consomem conteúdos dessa rede social. E isso se traduz em uma maior possibilidade de vender ainda mais. Para se ter uma ideia, em 2022, o Tik Tok alcançou 1 bilhão de usuários ativos por mês em todo o mundo. E pelo andar da carruagem, tudo indica que esse número vai crescer muito.
Se tornou um fenômeno
De acordo com uma recente pesquisa realizada, o Brasil é o segundo país com o maior número de usuários do TikTok do planeta, só perdendo para os chineses. O estudo revelou que, somente no Brasil, 4,72 milhões de pessoas consomem vídeos dessa plataforma.
São números bastante expressivos, se levarmos em consideração a ultra rápida popularidade do TikTok. A previsão é que, até 2025, essa marca chegue a 4,92 milhões de usuários, somente em terras tupiniquins.
Conta com alta taxa de engajamento
Se você ainda está em dúvida se vale ou não a pena usar o TikTok para empresas, sabia que essa rede social tem uma taxa de engajamento dos pequenos influenciadores digitais de 18%? É verdade! Para se ter uma ideia, no Instagram, ela é de apenas 3,86% e no YouTube, 1,63%.
Sendo assim, se a sua empresa já tem parceria com algum influenciador digital para divulgá-la nas principais redes sociais, não deixe de investir no TikTok, pois as chances de vendas poderão ser enormes. Pense nisso!
Alto poder de viralização dos conteúdos
É bastante provável que você já tenha recebido no WhatsApp um vídeo engraçado do TikTok de algum amigo, certo? Os conteúdos postados nessa rede social têm um altíssimo poder de viralização.
Mas o que isso significa na prática? Simples. Se os conteúdos postados por sua empresa viralizarem rapidamente, um grande número de pessoas vai conhecer a sua marca, bem como os produtos ou serviços oferecidos por ela.
O TikTok foi eleito a plataforma de anúncios “mais inovadora” em pesquisa da Media Reactions
A última pesquisa “Media Reactions”, do Kantar, considerou a rede social TikTok a marca de mídia global mais inovadora entre os compradores de mídia do mundo.
O estudo analisou respostas de mais de 18 mil consumidores e 900 profissionais de marketing para chegar a este veredicto.
Além disso, a pesquisa também apontou que os consumidores enxergam os anúncios do TikTok como os “mais divertidos”, enquanto o TikTok também aumentou sua pontuação geral de confiança entre os profissionais de marketing desta vez.
O que é o TikTok Ads? Vale a pena investir?
Você está pensando em investir no TikTok Ads?
Vamos te mostrar os dois lados da moeda. Conheças as vantagens e desvantagens de apostar nos anúncios dessa rede social e tire suas próprias conclusões a respeito:
Vantagens
- Se você tem uma pequena ou média empresa, praticamente não existe nenhuma burocracia para a postagem dos anúncios online;
- O empreendedor pode produzir conteúdo de forma escalável, o que possibilita eventuais mudanças de estratégias durante as campanhas de vendas;
- É possível aumentar a audiência de um negócio, desde que os anúncios sejam criativos e promovam um alto engajamento online.
- A compra de mídia só vai crescer nos próximos anos. É, portanto, um ótimo momento para apostar em canais ainda em crescimento e pouco saturados, como o TikTok. A Insider Intelligence realizou uma estimativa de que os gastos com anúncios de mídia paga do setor de varejo nos EUA irão crescer quase um terço (31,4%) em 2022. Já em 2024, espera-se que os investimentos sejam quase o dobro do total do ano passado ($61 e $31 bilhões de dólares, respectivamente).
Desvantagens
- O ROI (Retorno sobre investimento) ainda é menor, se comparado com outras redes sociais, como Facebook ou Instagram, que possuem uma plataforma de anúncios mais madura;
- Boa parte do público do TikTok é jovem, o que pode não ser interessante para uma empresa cujo público-alvo são pessoas acima dos 40 anos, por exemplo.
- Existem limitações de formato para que o conteúdo seja produzido, o que pode limitar bastante a criatividade e até prejudicar o engajamento.
Dependendo das necessidades do seu negócio, investir no TikTok Ads pode ou não ser vantajoso.
Analise as vantagens e os inconvenientes e decida se essa rede social está alinhada com seus objetivos de curto ou médio prazo.
Como explorar o TikTok para empresas?
Você está decidido que vai apostar no TikTok para sua empresa buscando aumentar a exposição da marca e, consequentemente, o faturamento do seu negócio, mas está sem opções estratégicas para isso?
Algumas dicas podem ajudar.
Conheça três excelentes alternativas viáveis:
1. Teste uma parceria com influenciadores (tiktokers) no seu nicho
O empreendedor que deseja alavancar sua conta no TikTok pode testar investir em influenciadores digitais que fazem parte do seu nicho de atuação.
Esses profissionais têm uma grande influência sobre a sua audiência e são facilmente capazes de convencer as pessoas a comprar seus produtos ou serviços.
Um relatório realizado pela Warc e Impact.com entrevistou 400 profissionais de marketing e identificou diversos insights relevantes:
- Segundo 39% dos profissionais de marketing entrevistados, os benefícios de se trabalhar com influenciadores é que estes aceleram as decisões de compra de seus seguidores;
- Para 59% dos profissionais entrevistados, os influenciadores aumentam o interesse e a intenção de compra de um produto ou marca;
- 72% também indicaram que medir o impacto do trabalho com influenciadores foi um dos grandes desafios.
2. Explore vídeos criativos e informacionais, a exemplo dos tutoriais
Para explorar o TikTok para empresas, você deve investir em vídeos criativos e informacionais, independente do seu ramo de atuação.
Os tutoriais a respeito dos produtos mais vendidos da sua empresa, são ótimos exemplos.
Acerte nos anúncios do TikTok
Se você quer vender mais através do TikTok, os seus anúncios precisam ser atraentes, convincentes e, sobretudo, diferenciados. Por isso, use e abuse da sua criatividade para elaborar anúncios online que levem à conversão!
TikTok para negócios: Veja 3 marcas que estão arrasando!
Ainda duvida dos resultados que o TikTok para empresas pode trazer para o seu negócio?
Conheça três marcas que estão fazendo um marketing sensacional nessa plataforma:
Netflix
Com mais de 26 milhões de seguidores no TikTok, a gigante Netflix produz conteúdos para essa rede social que cativam cada vez mais o seu público-alvo.
Os principais vídeos são sobre lançamentos de filmes, bastidores das produções e, claro, entrevistas com atores mundialmente conhecidos.
NBA
A Associação Nacional de Basquete norte-americana também conseguiu se destacar no TikTok para empresas.
Os vídeos da NBA narram momentos divertidos de alguns jogadores, seja nos bastidores ou até mesmo em casa com a família. O engajamento dos fãs é altíssimo!
The Washington Post
Um dos jornais americanos mais famosos do mundo também sabe entreter o seu público-alvo no TikTok.
As notícias no The Washington Post são apresentadas em vídeos de 1 minuto e com uma dose cavalar de bom humor. É o storytelling criativo em sua essência.
Audiência jovem no TikTok: Compras por impulso são mais comuns entre os jovens
Se por um lado o TikTok ser uma rede social muito forte entre os jovens pode ser um ponto forte ou negativo, dependendo do seu ponto de vista, temos uma informação muito interessante.
De acordo com uma pesquisa realizada pela GWI, cerca de 23% dos consumidores da Geração Z (de 16 a 25 anos) dizem que fazem compras por impulso, tornando-os 17% mais propensos do que a média geral.
Mas os millennials (26-39 anos) não ficaram muito abaixo da média da geração Z, 22% disseram que fazem compras por impulso, colocando-os 10% acima da média.
Isso quer dizer que o TikTok pode, sim, alavancar suas vendas através de uma boa estratégia.
Entre as principais áreas de compras por impulso estão:
- vestuário, indicada por 40% dos entrevistados;
- comida e bebida, com 36% dos entrevistados;
- itens de higiene pessoal, 26%;
- itens eletrônicos, 22%;
- produtos domésticos, 20%.
Pensou em TikTok para empresas? Conte com a Altgrupo
Agora que você conheceu um pouco mais sobre o TikTok para empresas, bem como a importância dessa rede social para todos os negócios que desejam ganhar mais notoriedade nos meios digitais, que tal fazer a sua empresa ganhar mais visibilidade na internet com o auxílio de uma agência de marketing digital de altíssima credibilidade no mercado?
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