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Como rastrear campanhas de anúncio online?

01/02/2016 Por: Alexandre Fattori

Campanhas online de anúncios pagos são uma das formas mais usadas pelas empresas para divulgação de seus produtos e serviços.

O objetivo principal? Aumentar as vendas. No entanto, não são todas as iniciativas de marketing digital que já começam dando resultado.

Muitas vezes é preciso fazer alterações nos anúncios durante a campanha para buscar esta melhoria nos resultados.

Como não é possível melhorar aquilo que não mensuramos, é fundamental que suas campanhas online sejam rastreadas, para que você possa saber em detalhes qual está trazendo mais conversão e qual canal de aquisição traz mais novos clientes para o seu negócio.

Neste post, nós vamos ensinar a você como fazer isso através dos parâmetros do Google Analytics. Confira!

Por que rastrear suas campanhas online?

O principal motivo para rastrear suas campanhas online baseia-se no que falamos acima: não é possível melhorar aquilo que não mensuramos.

Ou seja, com um trabalho como esse, você poderá saber objetivamente qual iniciativa de marketing digital está tendo mais resultado e, consequentemente, trazendo mais clientes.

Assim, você poderá direcionar uma parte maior do orçamento para potencializar este resultado positivo.

Além disso, será possível entender quais campanhas não estão performando e, com base nas métricas do site, gerar hipóteses de melhorias possíveis que podem aumentar a conversão.

Estes números vão te trazer insights não só para as campanhas, mas também para as páginas e elementos visuais do site que podem impactar nas conversões.

Como rastrear as campanhas de anúncio com o Google Analyticis

Agora que já vimos a importância do rastreamento das campanhas, vamos para a parte efetivamente prática.

Antes de mais nada, é importante lembrar que para executar o rastreamento corretamente é necessário que o Google Analytics esteja devidamente implementado e configurado em seu site.

Com ele configurado, você poderá usar os parâmetros UTM para executar o seu rastreamento de campanhas online.

O que são parâmetros UTM?

A sigla UTM significa Urchin Tracking Module, e é o modelo que o Google utiliza para rastrear links publicados na web.

Trocando em miúdos, os parâmetros UTM são pequenos pedaços de informação que podem ser colocados ao final de qualquer URL para fornecer dados adicionais para o Google sobre aquele link.

Existem parâmetros UTM para cinco níveis diferentes de informação, mas, para rastrear campanhas, em um primeiro momento, apenas três deles são importantes: origem da campanha, mídia da campanha e nome da campanha.

Todos eles servem para, de alguma forma, diferenciar uma fatia determinada de acesso ao site.

Como rastrear as campanhas através de Parâmetros UTM

Como rastrear as campanhas através de Parâmetros UTM

Como rastrear as campanhas online?

O primeiro parâmetro, utm source, designa a origem dos acessos vindos daquela campanha: Google, Facebook, Twitter, Newsletter, ou até mesmo o nome do site que está exibindo sua campanha.

O segundo, utm medium, tem relação direta com a mídia escolhida: link patrocinado, post, review, banner, publieditorial etc.

Por o último, utm campaing, o nome da campanha que deve seguir um padrão para organizar a informação: lançamento do produto, campanha de verão ou dia das mães, por exemplo. É importante entender que o utm content refere-se aos anúncios e é importante para você conseguir saber quais estão gerando mais retorno.

Parece complicado, mas não é.

Um link com parâmetros fica bastante parecido com o que está abaixo e, para facilitar sua vida na hora de criar seus links, é possível usar o criador de URLs do Google.

É só preencher os campos, gerar o link com os parâmetros e pronto!

Seguindo estas orientações, você conseguirá resultados muito melhores para suas campanhas online.

No Google Analytics, você poderá encontrar as informações conforme a imagem abaixo.

 

como rastrear campanhas de anúncios

como rastrear campanhas de anúncios

Invista no rastreamento das suas iniciativas e o retorno sobre o investimento com certeza será maior. Aproveite para conferir o nosso post sobre como fazer campanhas de remarketing!

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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