4 tipos de ferramentas de marketing digital que não podem faltar em suas campanhas

Alexandre Fattori
Por Alexandre Fattori | 30/08/2016 | Atualizado em 06/10/2019

Especialista em marketing digital, com mais de 15 anos de experiência, formado em comunicação pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV.

Tempo de leitura: 4 minutos

Escolher corretamente as ferramentas de marketing digital para cada tipo de trabalho é fator crítico de sucesso. Ao atuar no marketing digital, é muito fácil estar imerso em muitas atividades em diversos fronts. Pesquisar palavras-chave, agendar conteúdo, manter presença nas redes sociais, monitorar dados estratégicos... Tudo isso pode lhe sobrecarregar se você não utilizar meios mais produtivos. Para ajudar nisso, separamos, a seguir, alguns exemplos de ferramentas de marketing digital que realizam diversas funções importantes. Algumas oferecem múltiplas funcionalidades, tornando-se ainda mais atraentes. Confira!

Ferramentas de pesquisa

Ao planejar o seu conteúdo, você deve acertar na escolha da palavra-chave adequada. Isso fica bastante fácil e intuitivo ao usar um recurso como o Google Keyword Planner. Apesar de ser parte integrante do Google AdWords, você não precisa anunciar, basta inserir os termos relacionados ao planejado para conferir as sugestões do Google. Também existem outros serviços com esta proposta. Um deles é o SEMrush, um serviço pago com mais funcionalidades, como anúncios, monitoramento de backlinks e links patrocinados. [caption id="attachment_1857" align="aligncenter" width="900"]semrush pesquisa SEMrush pesquisa[/caption]

Ferramentas de publicação

Uma presença assídua nas redes sociais com conteúdo interessante é algo básico para qualquer empresa ser bem vista pelo seu público e fortalecer sua marca. Isso não precisa ocupar muito do seu dia: basta contar com as ferramentas certas para ajudar. O HootSuite consegue agendar posts em diversas redes sociais e manter todas reunidas em uma única interface separada por colunas. Além de monitorar suas interações em diversos perfis e páginas diferentes, você também pode criar um calendário de publicação bastante robusto. Se você quer focar mais em enviar o máximo de conteúdo possível para solidificar a presença digital da sua empresa, vale a pena usar o Buffer. Nele, você configura em quais horários quer que os posts entrem e tudo o que você enviar será automaticamente agendado. Caso deseje atuar no Instagram, é preciso contar com soluções especializadas, já que a plataforma não suporta agendamentos previamente. Um exemplo é o Instamizer, que não só aceita fotos, como também vídeos. [caption id="attachment_1856" align="aligncenter" width="900"]Google Analytics interface Google Analytics interface[/caption]

Ferramentas de mensuração

Depois de realizar as suas publicações, é essencial monitorar os resultados delas para ter ideia se os objetivos estão sendo cumpridos ou não. A melhor forma de fazer isso é ficando de olho no sucesso e no fracasso das suas iniciativas. O Google Analytics é importante para qualquer empresa, conseguindo entregar dados básicos e avançados com uma interface intuitiva e poderosa. Além de ser bastante competente, ele se conecta a diversos outros serviços, sendo possível mensurar campanhas de e-mail marketing e redes sociais, por exemplo. Além disso, vale a pena considerar plataformas como o OpSocial, que captam informações de audiência e engajamento de redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e várias outras. Você consegue gerar relatórios completos sobre a performance da sua marca nestas redes, o que facilita no planejamento para os períodos futuros. [caption id="attachment_1855" align="aligncenter" width="900"]monitoramento scup monitoramento scup[/caption]

Ferramentas de monitoramento

As redes sociais não são só valiosas para o compartilhamento de conteúdo e o fortalecimento da marca. É nelas que se concentra boa parte das discussões no ambiente digital, e a sua empresa precisa estar de olho no que é dito sobre ela. Felizmente, é possível contar com algumas ferramentas para isso. O Scup permite que você insira termos que gostaria de pesquisar e consegue encontrar todas as menções a eles em diversas redes sociais e até em sites e blogs. Por meio de sua interface, você pode interagir diretamente com estas pessoas e classificar as citações como positivas ou negativas. O OpSocial, que citamos anteriormente, também possui essa funcionalidade. Portanto, é possível contar com recursos de monitoramento e mensuração de dados, o que proporciona um excelente custo-benefício. É sempre positivo contar com soluções bem completas para ajudar no trabalho do dia a dia. Com estas ferramentas de marketing digital recomendadas você vai contar com muito mais produtividade e conquistar resultados bem melhores. Tudo pronto para começar? Continue por dentro das principais tendências do mercado de marketing digital: assine nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail! ebook gratuito de marketing digital

Análise gratuita da sua
performance digital

Receba uma análise sem custo da performance da suas campanhas
de Google Ads, Facebook Ads, Redes Sociais ou Website.

Recomendaremos ações e sugestões de melhoria.