As pessoas estão valorizando cada vez mais um bom prato e, por conta disso, o mercado da gastronomia tem crescido a largos passos no Brasil e no mundo. São milhões de pessoas que descobrem o prazer de cozinhar e ganhar a vida com isso e outras milhões que têm cada vez mais dado valor a esse trabalho.
Diante desse cenário, o marketing digital pode ser o tempero ideal para que essa tendência mundial tenha um sabor de sucesso para o seu negócio!
Há uma nova cultura estimulando o hábito de provar novos sabores e diferentes vertentes do segmento da gastronomia e alimentos estão em alta. Entenda, no post de hoje, como o
marketing digital pode ser o que estava faltando para o sucesso do seu empreendimento gastronômico.
É notória a explosão de restaurantes e empresas de alimentos cada vez mais especializadas, food trucks, bistrôs e outros lugares, onde a comida não é apenas para saciar a fome, mas também um experiência. Embora ainda tenha muito espaço para crescer, esse mercado tem ficado cada vez mais competitivo e os clientes, mais exigentes.
Para manter sua curva de crescimento em ascendência não basta apenas servir a comida mais saborosa ou o prato mais bem montado, as pessoas precisam saber disso e, principalmente, precisam ter vontade de visitar e comprar o seu restaurante e produto. É aí que entra o ingrediente fundamental da sua receita: o marketing digital.
Marketing e gastronomia podem ser duas áreas bem distintas, mas se você quiser ser destaque, é bom saber que elas podem se complementar e andar de mãos dadas, afinal, a gastronomia vai além da cozinha: ela é também criação, administração e marketing.
O
marketing digital é uma ferramenta poderosa que você pode utilizar para divulgar seus serviços e se comunicar com potenciais clientes de forma eficaz. A informação virtual tem um imenso alcance e a tecnologia digital permite que você segmente seu público e ainda fique mais próximo dele de uma maneira que antes não era possível.
Portanto, o investimento em marketing digital é hoje uma peça fundamental para que você obtenha resultados relevantes e sua marca seja um sucesso.
Search Engine Optimization ou SEO, são as estratégias utilizadas para a otimização da sua página na internet nos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo. Essas estratégias visam melhorar o posicionamento do seu site nas páginas de resultados dos buscadores de maneira orgânica, ou seja, não paga.
O resultado de um SEO bem aplicado é o seu site aparecendo nos primeiros resultados da busca, cada vez mais pessoas conhecendo o seu produto ou serviço e reconhecendo-o como uma autoridade no seu nicho.
Facebook, Twitter,
Instagram e as demais redes sociais não servem apenas para entretenimento — elas podem ser uma forma de conquistar mais clientes, manter um relacionamento próximo com eles e fidelizá-los.
O Bistrô Paris 6 se tornou um fenômeno na internet após criar uma campanha de divulgação, em sua página do Instagram, com fotos do seu carro-chefe, o Grand Gâteau — artistas assinavam as suas versões do delicioso prato e postavam uma foto na rede social.
Use o espaço das redes sociais para oferecer um conteúdo de qualidade e interessante, interaja e estimule seus seguidores a participarem através de likes, comentários e compartilhamento de suas publicações. Isso aumentará sua credibilidade e fixará sua marca na cabeça das pessoas.
É muito válido estar nas redes sociais e interagir diretamente com seu público, mas o seu site é como se fosse a porta de entrada da sua empresa no ambiente virtual.
- Invista em um design responsivo e que se adapte para o dispositivo que o seu consumidor estiver acessando;
- Produza conteúdo relevante e de qualidade;
- Coloque todas as informações de contato que as pessoas precisam saber para encontrá-lo;
- Mantenha-o sempre atualizado.
Sua página é sua identidade na web e, quanto mais satisfação ela proporcionar aos possíveis consumidores, mais valor eles darão para o seu trabalho.
No Facebook, quem não investe não se diverte. O ditado se refere ao baixo alcance orgânico das postagens, por isso, para impactar o seu público é preciso pagar. A boa notícia é que com um baixo investimento você pode ter retornos significativos, mas lembre-se; nada de impulsionar as postagens no card da postagem, use o gerenciador de anúncios para criar segmentações mais avançadas e impactar o público correto. Algumas dicas:
- Enviar pessoas para o seu site: Esse tipo de campanha do Facebook envia as pessoas para conhecer as delícias da sua empresa.
- Alcançar pessoas próximas à sua empresa: No segmento de gastronomia, a maioria do público de um estabelecimento são os moradores do bairro e redondezas. As pessoas, em sua maioria, evitam pegar o carro e atravessar a cidade para fazer qualquer coisa, uma tendência das grandes cidades é viver o bairro. Dessa forma, esse tipo de campanha impacta apenas as pessoas próximas ao estabelecimento. Também é uma forma muito interessante de alcançar os clientes em potencial que ainda não conhecem o seu negócio;
- Aposte nos anúncios multi-produtos: Multi-produto é o formato de anúncio que coloca várias fotos uma do lado da outra, eles oferecem um ótimo retorno, além de permitir à sua empresa mostrar os seus principais pratos/produtos em um único anúncio;
- Invista nas fotos dos seus produtos: No segmento de gastronomia a foto é simplesmente um fator crítico de sucesso, as pessoas comem com os olhos, por isso, aposte em um bom fotógrafo para retratá-los;
- Faça eventos: Realize eventos e chame as pessoas para o seu negócio. As pessoas adoram coisas diferentes, por isso, use a sua criatividade e bole ações para entreter seus clientes oferecendo mais um motivo para lhe visitarem;
- Invista nos anúncios do Instagram: O Instagram é uma ferramenta obrigatória para divulgar o seu negócio. O Facebook há pouco lançou os anúncios para Instagram. Vale a pena conferir!
- Tele-entrega no WhatsApp: Se você oferece tele-entrega, o WhatsApp é uma ótima forma de facilitar a divulgação e o atendimento de clientes.
Outra plataforma interessante para se anunciar é o Google Adwords, que ao contrário do Facebook, onde você segmenta um público com base em um perfil e interesses, você impacta pessoas que estão a procura de empresas e produtos como o seu.
Existem inúmeras possibilidades de trabalhar o segmento de
gastronomia com o marketing digital e mesmo as pequenas empresas, com pouco para investir, podem obter grandes resultados.
Deixe seu comentário nos contando o que você achou das nossas dicas e sobre a sua experiência com o assunto!