A forma com que o consumidor toma suas decisões de compra mudou completamente desde o advento da Internet.
Na verdade, não apenas as decisões de compra, mas a forma como cada consumidor se relacionada com as empresas também foi impactada.
Bem como suas expectativas.
Enquanto que antigamente se buscava utilizar anúncios interruptivos, hoje em dia já temos outra realidade.
Os anúncios cada vez mais buscam ser menos intrusivos e interruptivos, buscam estar no lugar certo, na hora certa.
De nada adianta veicular um anúncio incessantemente, para no final o potencial consumidor apenas ter ficado com um sentimento de raiva ou incômodo por este anúncio simplesmente ter aparecido com muita frequência ou em um momento indevido para ele.
Como o nome já sugere, o marketing digital consiste na utilização de diversas técnicas de marketing aplicadas no meio digital de comunicação.
Anúncios em ferramentas de pesquisa, redes sociais, reprodutores de vídeo, bancos de imagens ou onde mais você imaginar, haverá espaço para utilização deles.
O “mundo digital” nos apresenta uma enorme quantidade de possibilidades para anunciarmos produtos e serviços, e tudo isso de uma forma completamente diferente das mídias tradicionais, como televisão, rádio e revistas.
E o “diferente” não se refere apenas ao formato dos anúncios, mas ao retorno, visibilidade, custo e oportunidades que eles geram.
Continue lendo este artigo que você irá aprender um pouco mais sobre o universo de marketing digital.
Conteúdo deste artigo:
•O Custo dos Anúncios
•Credibilidade e Confiança
•Estratégias Disponíveis
•E-mail Marketing
•Marketing de conteúdo
•Marketing de Busca
•Redes Sociais
•SEO
•Parcerias
•Fidelização e Pós-venda
•O que esperar?
O Custo dos Anúncios
Uma das grandes vantagens dos anúncios no meio digital é o custo.
Em sua maioria, eles são muito mais acessíveis do que mídias tradicionais já consolidadas, que necessitam de uma verba maior para veicular anúncios, principalmente quando se trata de veículos de grande audiência ou relevância.
Outro fator importante que precisamos levar em conta é que, caso seja desejado, os anúncios podem ser veiculados 7 dias por semana, 24 horas por dia.
Pode até não parecer algo muito relevante, mas as pessoas não pesquisam sobre sua marca apenas em horário comercial.
Portanto, ter anúncios que aparecem fora de horários ou dias comerciais é de grande relevância.
Com isso em mente, compreendemos que os anúncios geram grande visibilidade e prestígio para sua marca, já que eles estão alí, mostrando seu produto ou serviço para um público específico, que você, junto de seus anunciantes, irá definir previamente e que obviamente, gera oportunidades concretas de contato e venda.
Outra questão importante é que você consegue ter controle total sobre o valor investido e como ele é manejado.
É possível visualizar em tempo real os gastos com os anúncios, assim como ver o custo por resultado que eles estão trazendo, realizar projeções precisas sobre suas métricas e quanto será gasto, entre outras diversas possibilidades.
Se por exemplo, em uma data comemorativa, você quiser incrementar o orçamento, e depois voltar “ao normal”, isso é totalmente possível, da mesma maneira que, caso seja preciso conter despesas, você pode também diminuir o valor destinado para os anúncios em tempo real.
São diversas possibilidades, que certamente irão auxiliar a otimização do orçamento que você possuir disponível.
Credibilidade e Confiança
Com a utilização de anúncios bem estruturados juntamente com estratégias de marketing de conteúdo e inbound marketing, você conseguirá atrair pessoas nos mais diversos estágios do “funil de vendas”.
Mas a utilização destas técnicas e ferramentas não se resume em apenas atrair potenciais clientes.
Trazendo conteúdo e anúncios relevantes para seu público, você estará gerando credibilidade para sua marca, além de estar passando confiança para as pessoas que procurarem por termos relacionados ao que você vende.
A disponibilização de textos, e-books, blogs, sobre assuntos que se relacionem com a marca proporciona um maior engajamento e interesse por parte dos clientes, além de também serem uma das maneiras de se obter informações de contato sobre os mesmos e melhorar o rankeamento do site (de forma orgânica).
Diversas empresas utilizam a disponibilização de conteúdo (relevante) em troca de informações de contato destes potenciais clientes.
Essa prática facilita e aumenta o número de leads que uma empresa consegue obter, além de ser algo bom tanto para a marca quanto para o cliente, pois ambos saem “ganhando” algo nessa troca.
Outra ponto relevante, é a questão de que a comunicação entre empresa e consumidor no meio digital se torna algo muito mais direto e personalizável.
Seja através de anúncios, e-mail marketing, mensagens por whatsapp ou outros canais, se comunicar com seus consumidores por meio destes canais torna o diálogo com seus potenciais clientes muito mais prático, direto e eficiente.
Você pode esclarecer dúvidas, passar um orçamento, ofertar um produto ou serviço, entre outras possibilidades.
Tudo em tempo real, sem nenhum tipo de espera ou interrupção.
Também é válido ressaltar que é possível e deve-se utilizar ferramentas que utilizam a automação para “falar” com consumidores, desde que bem configuradas e com um monitoramento constante.
Se vê muito dessas automações em e-mail marketing (textos pré configurados, que são enviados em determinadas situações) e também em aplicativos de mensagem, como Messenger e Whatsapp Business, onde você pode configurar algumas mensagens automáticas, tanto para obter informações de contato quanto para apenas passar informações sobre a empresa ou um produto em específico (caso seja pertinente).
Portanto, é totalmente válido e importante utilizar automação para mensagens, mas sempre de forma equilibrada e em sintonia com o que seus clientes buscam ou precisam saber.
Estratégias Disponíveis
Como comentamos anteriormente neste texto, o marketing digital proporciona uma grande gama de possibilidades de como anunciar e onde anunciar.
Separamos aqui algumas das estratégias mais utilizadas, tanto por pequenas empresas quanto por empresas de nível global, que na maioria das vezes proporcionam um resultado satisfatório para o anunciante:
- E-mail Marketing
- Marketing de Conteúdo
- Marketing de Busca
- Redes Sociais
- SEO
E-mail Marketing
O e-mail marketing consiste em passar conteúdo relevante, promoções e ofertas para seu lead através de e-mails personalizados.
Existem diversas ferramentas atualmente que são voltadas para esta finalidade, tanto pagas quanto gratuitas.
A questão de automação também se faz presente nesta estratégia, pois é humanamente impossível enviar 500, 1.000 e-mails personalizados, um a um, em um tempo minimamente razoável.
A automação nesse caso específico dos e-mails normalmente se dá em relação a informações do lead, como nome, aniversário, etc.
Existem programas e ferramentas especializadas, que facilitam muito a utilização de maneira eficiente e correta desta estratégia, que serve para as empresas de mais variados “tamanhos”.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo consiste em disponibilizar um conteúdo rico, com assuntos relevantes e bem desenvolvidos para seus potenciais consumidores, e desta maneira, atrair a atenção deles e posteriormente (se for adequado), obter informações de contato dos mesmos.
Normalmente essa troca de informações se dá através de um formulário, newsletter, pop-ups (dentro do site) ou promoções que envolvam a disponibilização deste conteúdo.
Você pode disponibilizar e-books, conteúdos exclusivos sobre um determinado assunto (caso faça sentido para empresa), publicação de informações ou conteúdo semanal em uma lista personalizada, entre outras possibilidades.
O principal é que a empresa consiga disponibilizar algo realmente relevante e consistente para que seus consumidores possuam ainda mais interesse sobre a empresa e o que ela oferece.
É importante ressaltar que essa estratégia não necessariamente “gera” o lead instantaneamente, mas ela propicia uma aproximação do consumidor com sua marca, que posteriormente poderá se tornar em um lead.
Tudo depende de posicionar sua marca no lugar, momento e para a pessoa certa.
Além disso, para que essa estratégia seja realmente efetiva, é necessário planejar e organizar muito bem o que será divulgado e como será disponibilizado. Podemos separar da seguinte maneira:
- Ser detalhista e minucioso na criação do conteúdo, criar pautas que interajam com os interesses da persona da empresa.
- Ter um cronograma para postagens. Isso é válido para os mais diversos meios, pois todos necessitam de uma uniformidade para serem realmente efetivos.
- Otimizar o texto (quando for o caso), para o Google, através de boas práticas de SEO.
- Tenha um leque de opções para seu cliente: não se prenda a somente um meio para passar conteúdo relevante para seu cliente. Utilize texto em blogs, e-books, e-mail marketing, entre outros.
Tendo organização e planejamento, essa estratégia é essencial para aproximar os potenciais clientes de forma natural e efetiva com a sua empresa.
E também é válido ressaltar que produzindo e publicando um conteúdo de qualidade, o site irá melhorar seu rankeamento (orgânico), o que significa um menor esforço para as pessoas encontrarem seu site.
Marketing de Busca
Como o nome sugere, o marketing de busca envolve as ferramentas de busca disponíveis na Internet: Google, Bing, Yahoo, etc.
Através de anúncios nestas ferramentas, junto de estratégias bem definidas e organizadas, será possível atingir os consumidores mais propensos a realizar uma compra em seu site, ou no mínimo, visualizar o que há nele.
Vale ressaltar que, para que os anúncios tenham maior efetividade, eles sejam o mais completo possíveis.
Dentro da ferramenta do Google por exemplo, há diversas extensões que podem ser adicionadas aos anúncios, e quanto mais extensões (relevantes) o anúncio tiver, maior será o “rankeamento” dele dentro da ferramenta de pesquisa, ou seja, terá uma maior visibilidade.
Redes Sociais
As redes sociais são uma plataforma essencial de comunicação da empresa, e não apenas para anunciar produtos ou serviços, mas também para gerar uma comunicação mais direta e natural com seus clientes.
Através das redes sociais, é possível tirar dúvidas, amenizar ou resolver reclamações, e obviamente (no espaço e momento certo), divulgar sua marca e conteúdo relevante para seus consumidores e demais visitantes.
Cada empresa possui um tipo de público e comunicação, mas é de suma importância garantir que as redes sociais sejam um canal oficial de comunicação entre empresa e consumidor.
Que ele seja constantemente atualizado, que “fale” sobre questões relevantes e que, quando for necessário, tire dúvidas com rapidez e eficiência.
SEO
O SEO, do inglês Search Engine Optimization, ou em tradução livre Otimização para Mecanismos de Busca, consiste em utilizar estratégias e táticas “saudáveis” na estrutura do site, dessa maneira, tornando o site mais atrativo e relevante para ferramentas de busca.
Com o SEO bem otimizado, seu site potencialmente obterá um bom rankeamento, de forma totalmente orgânica (sem custo).
Mas para que isso possa ocorrer, é preciso que não somente a estrutura do site esteja otimizada, mas seu conteúdo também, uma coisa está conectada a outra.
Idealmente, essa otimização é realizada por programadores ou agências de marketing (que tenham conhecimento sobre o assunto), pois é de extrema relevância e importância para que seu site tenha a devida visibilidade e credibilidade perante as ferramentas de busca.
Parcerias
Outra questão importante que o marketing e o ambiente digital propiciam são as parcerias entre empresas, que se tornam muito mais recorrentes e diversificadas.
Essa parceria pode se dar no âmbito de divulgação de conteúdo, produtos, serviços, entre outros. Por exemplo, se você é uma empresa do segmento de materiais para indústria, você pode fazer uma parceria com uma empresa que possua um blog que fale sobre os mesmos.
No material que você publicar lá (normalmente artigos), deverão ter citações que contenham links que levem para seus serviços e produtos, assim como para os de seu parceiro.
Desse jeito, ambos ganham maior exposição, entregam conteúdo relevante para seus consumidores e tem a possibilidade de gerar mais oportunidades de vendas.
Esse tipo de parceria onde as empresas se complementam se torna uma ótima ferramenta para crescer dentro do meio digital, além de abrir portas para outras parcerias, que não necessariamente fiquem no âmbito do digital.
Fidelização e Pós-venda
Assim como no ambiente físico, no ambiente digital também há espaço para a fidelização e prestação de serviços de pós-venda.
Tanto a fidelização quanto os serviços de pós-venda podem e devem ser realizados através de diversos canais da empresa.
Anúncios, e-mails (com frequência e conteúdo adequados), promoções, interações entre social mídia e o consumidor, todos fortalecem o vínculo que o indivíduo cria com a empresa, e manter este vínculo (de forma correta) é essencial para gerar novas vendas.
O cliente fidelizado tem potencial para se tornar não apenas um comprador frequente, mas também um divulgador da marca.
Por mais simples que seja, para diversas pessoas a boa e velha recomendação de um amigo é boa parte do argumento necessário para esta pessoa ficar propensa a comprar um produto ou serviço. Agora imagine que você pode ter dezenas, centenas desses divulgadores caso seu esforço de fidelização e pós venda seja bem planejado e sucedido.
Temos que ser realistas, não serão todos, muito menos a metade de seus clientes que se tornarão estes divulgadores da marca, mas os que realmente forem fidelizados a este ponto, irão alavancar ainda mais o número de leads e consequentemente, de vendas para sua empresa.
O que esperar?
Mesmo com diversas possibilidades dentro do marketing digital, utilizar todas as ferramentas e estratégias citadas aqui neste texto não são uma tarefa fácil e uniforme.
Cada segmento de atuação, localidade ou até mesmo interesses dos consumidores irão interferir diretamente no desempenho de seus anúncios.
O que se aplica para um tipo de público, não se aplicará para o outro, assim como questões relacionadas às métricas de desempenho, como o custo por clique por exemplo.
Enquanto que determinados segmentos conseguem obter um custo por clique relativamente baixo, de até R$ 2,00 reais, outros segmentos possuem um custo por clique mais elevado, e portanto exigem estratégias muito bem definidas de como “contornar” essa questão.
Indepente dos produtos ou serviços oferecidos por sua empresa ou por você, o marketing digital abrirá portas para que você tenha maior visibilidade, credibilidade e sucesso com suas vendas, além de trazer a previsibilidade e o acompanhamento em tempo real de suas ações.
Por fim, mas não menos importante, recomendo que para extrair o melhor do marketing digital, você trabalhe conjuntamente com uma empresa ou profissional especializado.
Estes profissionais possuem todas as ferramentas e habilidades para levar você e sua empresa para um novo patamar no ambiente digital.
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