O que é SEO? Entendendo de uma vez por todas!

Alexandre Fattori
Por Alexandre Fattori | 04/08/2022 | Atualizado em 28/10/2022

Especialista em marketing digital, com mais de 15 anos de experiência, formado em comunicação pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV.

Tempo de leitura: 10 minutos

Saiba o que é SEO, conheça a sua funcionalidade no marketing digital, as vantagens de usar essa estratégia, bem como outras informações relevantes


Para um site alcançar uma maior visibilidade nos meios digitais, é necessário o uso de determinadas estratégias de marketing. E uma das mais usadas pelos profissionais dessa área é o SEO.

Mas o que é SEO? Continue a leitura desse artigo que vamos te mostrar do que se trata e os impactos de um bom SEO no seu site.

 

O que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização para Mecanismos de Buscas, é uma metodologia cujo objetivo é deixar um site nas primeiras posições da primeira página de resultado de pesquisa do maior motor de busca da internet: o Google.

Ou seja, SEO é um conjunto de ações que podem (e devem) ser implementadas em todo o conteúdo de um site para que ele possa ser encontrado facilmente pelos usuários que fazem parte do seu público-alvo e que estejam fazendo uma pesquisa no Google.

Entendeu agora o que é SEO?

Se ainda está abstrato, calma que vamos detalhar ainda mais.

Através das técnicas de SEO, pode-se otimizar qualquer site para que ele esteja sempre nas primeiras colocações dos resultados do Google. E as chances do internauta clicar em um link de um site bem ranqueado nos mecanismos de buscas são altíssimas.

 

SEO visa apenas o aumento de acessos para o site?

Este é um mito muito comum.

É evidente que aumentar os acessos ao site é um dos principais objetivos, mas uma estratégia de SEO pode não focar tanto no aumento dos acessos ao site.

Vamos dar um exemplo para ilustrar.

Existe uma estratégia muito comum utilizada, principalmente, no tráfego pago chamada de cauda longa.

 

Segundo esta estratégia, ao invés de se trabalhar poucas palavras-chave com alto volume de tráfego, pode-se realizar um trabalho de SEO focado no ranqueamento de palavras-chave com menor volume de buscas mas maior intenção, menor concorrência nos buscadores e, portanto, de mais fácil ranqueamento.

Vamos a um exemplo:

Supomos que você possui uma loja virtual de calçados multimarcas e 2 usuários realizam uma busca no Google através de uma determinada palavra-chave (abaixo).

Quais dos 2 usuários você acredita ter maior potencial de fazer uma compra na sua loja:

- Buscou "Tênis";

- Buscou "Valor de tênis modelo X da marca Adidas".

É fácil, o segundo. Ele está buscando de forma precisa, ele sabe o que quer.

Enquanto um usuário que busca através da palavra-chave tênis pode ter os diversos objetivos: encontrar notícias sobre, saber os últimos resultados de um torneio, saber mais sobre o esporte, procurar um calçado, etc.

Enquanto a primeira palavra-chave vai direcionar milhares de usuários à sua loja, a segunda vai gerar menos visitas porém mais vendas em potencial.

É tudo uma questão de esforço x resultado.

É muito mais difícil ficar bem posicionado para palavras-chave cauda curta, enquanto as palavras-chave cauda longa são bem mais fáceis e irão gerar muita efetividade em leads e conversões.

 

Para que serve o SEO?

Como mencionamos acima, a principal função do SEO é fazer o site de uma empresa ganhar mais visibilidade nos meios digitais. Imagine alguém fazendo uma pesquisa no Google usando uma palavra-chave que tenha relação com o seu negócio e o site dele aparece logo de cara na primeira posição nos resultados orgânicos (não pagos).

É exatamente isso que as estratégias de SEO fazem. As técnicas usadas no SEO, podem ser divididas em 3 pilares:

- Conteúdo (original e exclusivo);

- Performance;

- Autoridade.

Esse poderoso trio pode deixar um site sempre bem posicionado no Google e nos demais buscadores como o Bing.

 

Conteúdo

Quando falamos de conteúdo, a primeira coisa que precisamos salientar é a importância do conteúdo de qualidade.

A internet é um cemitério de estratégias de SEO fracassadas, principalmente, pela falta de conteúdo de qualidade, de valor.

Conteúdos rasos e sem expertise são um caminho para fazer a melhor estratégia de SEO não dar certo.

O Google criou um acrônimo para ajudar os profissionais na condução da criação do seu conteúdo, é o E-A-T (Expertise, Autoridade e Credibilidade).

O seu conteúdo precisa ter estes 3 elementos para alcançar bons resultados no Google.

 

Autoridade

Autoridade não é a mesma coisa que abordamos no conteúdo.

Aqui não estamos falando de ser uma autoridade no assunto que estamos abordando no conteúdo.

A autoridade aqui refere-se à autoridade de um domínio (www.seusite.com.br).

É uma métrica criada originalmente pela MOZ que ilustra a credibilidade de um domínio na internet.

A métrica é uma pontuação de 0 a 100.

Quanto maior a sua autoridade, mais fácil o seu site poderá competir com os demais concorrentes da internet pelas melhores posições do Google.

Como aumentar sua autoridade?

Através da aquisição de backlinks, ou melhor, links de outros sites para o seu site.

Mas não adianta qualquer link, é preciso que o link do site tenha uma boa autoridade e tenha sentido com o contexto do seu artigo/vertical de atuação.

Se você tem um site de Petshop, não adiantará nada ter um link direcionando para o seu site de uma Confeitaria.

Este é, sem dúvida, um dos grandes desafios do SEO.

E existem muitas estratégias de Link Building (construção de link, em tradução literal), como é conhecido o trabalho de angariar links de outros sites.

Isso é tão importante que eu vou explicar mais para frente neste artigo.


Performance

O último ponto do tripé do SEO é a performance do seu site.

Até bem pouco tempo, este é um tema controverso.

O Google não era claro sobre o que significa um site com boa performance.

Recentemente, o buscador lançou a web core vitals.

Trata-se de métricas que oferecem uma visão clara da performance do seu site e o que você precisa melhorar.

Aqui você pode fazer um teste e verificar como está o seu site.

 

 

Link Building: Aquisição de links de outros sites

Como vimos, Link Building é o nome dado a ação de angariar links de outros sites.

Se podemos dividir o SEO em 3 pilares, conforme já vimos, o Link Building é uma etapa fundamental.

Isso por que ele está diretamente ligado à forma como o PageRank, algoritmo do Google, funciona.

Podemos simplificar o entendimento do algoritmo através de uma história, que não é bem verídica, mas poderia ser.

Lá pelos idos de 1995, quando os fundadores do Google estudavam na Universidade de Standford, eles se deram conta de que os trabalhos dos autores com maior credibilidade e autoridade no meio acadêmico/científico eram mais citados por outros autores.

Cada uma destas citações gerava ainda mais credibilidade para estes autores, aumentando ainda mais sua relevância.

Eles também se deram conta, porém, de que as citações que mais conferiam prestígio para um trabalho e autor eram as citações de outras grandes autoridades já consolidadas no meio.

Eles então trouxeram esta ideia para o universo das buscas.

É claro, este é apenas uma pequena história para que você entenda de forma simples como funciona a base do algoritmo do Google.

Ele é muito mais complexo e, além de links, analisa diversos outros fatores.

Mas é fato que um bom volume e backlinks (links de outros sites para o seu) é absolutamente indispensável e deve fazer parte de uma estratégia de SEO de sucesso.

Como você pode conquistar links?

Existem diversas estratégias como:

- Guest Post: oferecer um artigo para sites do seu segmento com links de volta para o seu site;

- Pesquisar Links quebrados em outros sites: Procurar por links quebrados em um site e oferecer um link para o seu site que aborde o assunto;

- Escrever artigos de dados e estatísticas: Escrever artigos com um compilado de dados e estatísticas nas quais outros produtores de conteúdo possam linkar quando buscando referências para seus artigos;

 

Quais as vantagens do SEO?

Agora que você sabe o que é SEO, fique por dentro das vantagens de usar essa metodologia no site da sua empresa:

- Deixa os conteúdos do seu site bem posicionados no Google, desde que sejam de qualidade, originais e postados periodicamente;

- Aumento considerável do número de visitantes no site da sua empresa que estejam na primeira página de resultados;

- Maiores chances de conversões;

- Pelo fato do seu site ficar bem posicionado nos resultados de buscas orgânicas (não pagas), é passada a sensação para o internauta de que ele é uma autoridade no assunto;

- Na maioria das vezes, o SEO possibilita maiores taxas de conversão, o que é excelente para qualquer negócio;

- Permite uma maior credibilidade e notoriedade da sua marca no mundo digital, o que potencializa as chances de crescimento no mercado;

- Potencializa suas campanhas de tráfego pago;

- Sua empresa não fica refém das oscilações do tráfego pago;

- Você não coloca todos os ovos dentro de uma mesma cesta.

Mesmo que agora você saiba o que é SEO, viu como esse conjunto de técnicas, quando bem usadas, podem trazer diversos benefícios para um site?

 

A importância do blog

Muitos empreendedores acreditam que ter um blog é algo totalmente desnecessário e pura perda de tempo. E é aí que eles se enganam. Um blog que oferece conteúdo exclusivo, de qualidade e que soluciona as principais dúvidas dos clientes, também é um fator importante de ranqueamento no Google, além de ser uma técnica de SEO.

Um site que tem um blog ganha muito mais visibilidade online, pode aumentar o número de visitas online e, por consequência, o faturamento. Além disso, um blog tem um baixo custo (no início do projeto), pode fazer a empresa conquistar mais seguidores nas redes sociais e estreitar a relação com o seu público-alvo. Apesar de você estar a par sobre o que é SEO, vale muito a pena ter um blog.


SEO x SEM: qual a diferença?

Muita gente se confunde com essas duas siglas, por isso, vamos explicar a diferença entre cada uma delas:

- SEM: engloba todas as técnicas da área de marketing digital que são direcionadas para os mecanismos de buscas, o que inclui campanhas de links patrocinados, como o Google Ads. Trata-se de uma estratégia de mídia paga.

- SEO: Tem o seu foco no alcance do internauta 100% de forma orgânica (tráfego não pago).

 

Como otimizar o SEO do meu site?

Sabemos que você está a par sobre o que é SEO. Mas fique ligado em nossas dicas sobre como é possível otimizar o SEO do seu site:

- Ofereça conteúdo atualizado, de qualidade e de alta relevância para o seu público-alvo (esse é o fator mais importante);

- Faça o uso de palavras-chaves que tenham a ver com os seus produtos ou serviços;

- Use links internos e externos que sejam relevantes;

- As imagens devem ter uma boa resolução e estar posicionadas estrategicamente dentro das páginas do site.

E aliás, já ouviu falar em "Black Hat SEO"? A gente te ajuda a entendee.

 

E se meu site não estiver otimizado?

Um site que não está otimizado para SEO pode não ficar bem posicionado nas páginas de resultados de pesquisas no Google. Vale ressaltar que as chances de um internauta passar para a segunda página de resultados é de apenas 2%. E um site que não está devidamente otimizado para os mecanismos de buscas, seguramente não vai estar na primeira página de resultados de nenhum deles.

 

Conte com a Altgrupo para aplicar estratégias de SEO no seu site

Agora que você sabe o que é SEO, conheceu dicas sobre esse importante assunto, bem como a importância dessa estratégia para todos os negócios que desejam ganhar mais notoriedade nos meios digitais, que tal fazer a sua empresa ganhar mais visibilidade na internet com o auxílio de uma agência de marketing digital de altíssima credibilidade no mercado? A Altgrupo vai deixar os resultados da sua empresa ainda mais expressivos. Aguardamos o seu contato.


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