O que são backlinks e qual a importância para uma estratégia de SEO?

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A importância do SEO e da geração de conteúdos relevantes na internet você provavelmente já conhece.

Mas tem conhecimento também sobre o que são backlinks?

Sabia que eles representam uma das estratégias mais importantes quando o assunto é a otimização e ranqueamento no Google?

Começamos o artigo de hoje com uma constatação: se as suas táticas de SEO não passam pelos backlinks, é hora de rever o planejamento de marketing digital.

É claro que ter conteúdo de qualidade, além de boa velocidade no site e outras medidas, fazem toda a diferença, mas não são suficientes.

Os backlinks existem para gerar três fatores primordiais: relevância, autoridade e credibilidade a um site.

E se nem todo mundo sabe desfrutar das boas vantagens desta estratégia, sai na frente quem de fato a emprega assertivamente.

Afinal, quem não deseja ter uma página confiável aos olhos do Google?

Para entender melhor, siga a leitura! No post de hoje, a Altgrupo deixa você por dentro do que são backlinks e suas principais vantagens.

Conteúdo deste artigo
Definindo os backlinks de uma forma prática
Quais as vantagens dos backlinks?
Tráfego
Posicionamento orgânico
Mas então o Google desconsidera sites que não tenham linkagens externas?
Como conseguir backlinks?
Guest posts
Divulgação de releases
Conteúdo de qualidade em todos os seus canais
• Comentários e interações em outros sites, blogs e fóruns
Conclusão

Definindo os backlinks de uma forma prática

A partir de uma visão técnica, os backlinks compõem a estratégia de linkbuilding, ou seja, a aquisição de links de outros websites.

Situando na prática, eles têm o papel de ligar um site a outro (linkagem externa), com o objetivo de potencializar a presença digital dos sites.

Isto, no entanto, acontece de forma sutil.

O importante é saber que a qualidade dos backlinks é sem dúvidas um dos fatores mais importantes para que o Google torne uma publicação bem ranqueada.

Mas neste caso, quantidade importa?

Sim! Quanto mais backlinks um site tiver, mais valor ele terá perante o Google.

Funciona assim: a longo prazo, aquele site vai se tornar uma autoridade a respeito de determinado assunto.

Em outras palavras, os mecanismos de busca passarão a entender que a página web tem relevância, isto é, fala com bastante propriedade sobre um conjunto X de palavras-chave.

Quais as vantagens dos backlinks?

Vamos ao que interessa: fazendo bom uso da estratégia de backlinks, que ganhos a sua página poderá ter?

Elencamos os dois benefícios principais.

Tráfego

Definitivamente, não há como começar por outra vantagem.

Os backlinks garantem visitas ao ambiente digital de uma marca.

Assim, visualizações e notoriedade são excelentes consequências.

Em uma comparação simples, a tática é ficar bem-visto “fora de casa” para atrair visitantes e, posteriormente, convertê-los.

E você sabe, conversão (ou conver$ão) = vendas!

Posicionamento orgânico

O posicionamento orgânico é outro motivo pelo qual devemos priorizar os backlinks, já que eles contribuem para o bom desempenho de um site nos mecanismos de busca.

Sabe aquela vontade de marcar presença nas primeiras paginas do Google? É isso!

Contudo, se um artigo do nosso site é mencionado por outro, isto significa que teremos melhores resultados. Evidentemente, você precisa estar atento ao conteúdo, que em hipótese alguma deve ser plágio.

Quando o assunto é Google e SEO, não tente trapacear.

Produza artigos relevantes e sobretudo autorais, que efetivamente responda a uma pergunta – pense sempre com a cabeça do usuário e que benefícios aquele conteúdo lhe irá garantir.

Mas então o Google desconsidera sites que não tenham linkagens externas?

Pode ser doloroso afirmar que sim. No entanto, a verdade é que o Google dá mais importância a sites cujo número de backlinks de qualidade seja maior.

E o motivo você já conhece: os robôs entendem que aquela página de conteúdo relevante e bem “linkada”, por assim dizer, é muito mais interessante que as demais.

Como conseguir backlinks?

Agora que já ficou claro que a credibilidade e a autoridade de um endereço na internet estão ligadas à qualidade das referências externas, é hora de colocar a mão na massa.

Esta é uma tarefa que demanda tempo e uma pitada de Relações Púbicas na internet. A construção de parceiros pode não acontecer de uma hora para a outra – no entanto, tende a amadurecer com o tempo.

O importante é não desistir da estratégia.

Guest posts

Talvez você passe por uma série de guest posts ao longo de um dia de navegação na internet.

Esta é uma prática comum, que funciona como uma espécie de parceria: você oferece um conteúdo gratuito contextualizado para um site ou blog.

Em troca, haverá um link para a sua página.

Ou seja, ambas as partes saem ganhando.

Divulgação de releases

Torne o seu produto notícia e dispare os releases para veículos de comunicação ou plataformas que trabalhem diretamente com a captação de pautas para jornalistas.

Cada mídia tem sua expressão e você estará difundindo a sua marca pela internet de forma sutil e assertiva.

Conteúdo de qualidade em todos os seus canais

Quanto mais você divulga o seu produto, maior a probabilidade de ele ser compartilhado.

Por isso, use todos os meios que estão ao seu alcance.

Isso também contribui! Afinal, além de atrair o olhar do Google, o objetivo também sempre será impactar o atual e o futuro clientes.

Comentários e interações em outros sites, blogs e fóruns

Estas são formas muito simples e gratuitas de se obter backlinks.

Que tal ficar em evidência sutilmente colocando links da sua marca em fóruns e blogs?

Evidentemente, faça-o com ética. Não divulgue sua marca no concorrente. Selecione alguns sites que tenham contexto com o seu produto e experimente obter relevância através deles.

Conclusão

O universo do marketing na web é gigante.

Você não tem a ideia de que a cada dia parece haver mais novidade sobre otimização de sites, ferramentas de redes sociais e marketing digital como um todo?

Isto não é só impressão.

O fato é que fazer com que uma marca acompanhe tal ritmo acelerado é tarefa difícil, mas não impossível.

E você viu neste artigo que às vezes nem é preciso um grande orçamento para fazer acontecer.

Os backlinks são prova disso – às vezes boas parcerias já garantem que esta estratégia seja aplicada de forma gratuita.

Contudo, se o seu pensamento é “já entendi o que são backlinks, mas não sei por onde começar”, não se preocupe.

Aí entra o nosso trabalho!

Além de Google Partner, a Altgrupo conta com especialistas em SEO.

Dispomos de todas as ferramentas para consolidar a presença digital da sua marca.

E aí, vamos conversar? Contate-nos: 51 3557 0234. Se preferir, clique para falar conosco no WhatsApp.

 


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