Agência digital: tudo o que você precisa saber (de uma vez por todas)

Alexandre Fattori
Por Alexandre Fattori | 07/06/2020 | Atualizado em 08/11/2022

Especialista em marketing digital, com mais de 15 anos de experiência, formado em comunicação pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV.

Tempo de leitura: 13 minutos

Uma marca ou empresa sem presença digital está fadada ao fracasso.

Começamos este artigo assim mesmo, de forma incisiva, mas verdadeira, para que você entenda a importância de trabalhar a sua presença digital e como uma boa agência digital pode ajudar.

Há pouco tempo atrás, pensar em marketing digital era algo novo para grande parte das empresas.

Hoje já não faz mais nem sentido a diferenciação marketing e marketing digital.

É tudo marketing.

Vamos falar da importância e dos benefícios de uma estratégia digital bem executada: manutenção de relacionamento com os clientes, captação de novos e, claro, o incremento dos lucros.

Reconhecer a necessidade de posicionar sua empresa é o primeiro passo, se bem que, hoje em dia, poucos não veem isso.

Para um segundo momento, é importante entender como a contratação de uma boa agência digital pode proporcionar uma incrível rentabilidade nos negócios.

Para te ajudar a escolher o parceiro correto, preparamos uma série de informações que compilam definitivamente tudo o que você precisa saber sobre a para contratar uma excelente assessoria de marketing digital. Vamos lá!

Neste artigo você vai ver:

Quais são os serviços oferecidos por uma agência digital?
Como encontrar uma agência digital?
O que esperar de uma agência digital?
Em Google Partner dá para confiar.
Quanto custam os serviços?
O que podemos concluir
Perguntas frequentes
Veja mais sobre agências

O que é uma agência digital e será que é isso mesmo que você precisa?

Pode parecer uma pergunta boba, mas muita gente pesquisa uma agência sem saber que, na verdade, não é bem isso que está procurando.

Para falar a verdade, boa parte das empresas até se apresenta como agência, mas na verdade, é outra coisa. 

Vamos ver cada uma delas para ajudar você a identificá-las e entender o que você realmente precisa.

Produtora de marketing digital

As produtoras são as empresas que, basicamente, executam conforme uma demanda específica.

Elas fazem um post para a rede social, um catálogo, um flyer virtual, um vídeo para os stories, etc.

Geralmente, o cliente solicita o que deseja, a produtora executa.

Não existe uma estratégia de marketing e ou comercial por trás da ação.

O foco é a criação apenas.

Grande parte das empresas que iniciam no mercado digital oferecendo seus serviços são, na verdade, produtoras.

Elas não possuem conhecimento e experiência para estruturar e executar uma estratégia vencedora.

Se você procura braços para executar a sua estratégia ou uma determinada demanda, esta é uma boa opção, caso contrário, continue lendo.

Consultoria de marketing digital

As consultorias de marketing digital são as empresas ou profissionais que, basicamente, oferecem grande conhecimento e experiência no digital, oferecendo este conhecimento para auxiliar outras empresas nas suas necessidades de marketing.

Aqui o foco não está na execução, mas no direcionamento do melhor caminho em relação às movimentações do mercado e aos objetivos do negócio.

Como o nome diz, a atuação do profissional é mais consultiva, apontando o que deve ser executado e como.

É o modelo ideal se você possui uma equipe interna de marketing, porém deseja uma ajuda externa pontual para um direcionamento em alguma área de conhecimento.

Assessoria de marketing digital

Este modelo conjuga a expertise dos melhores profissionais consultores com a execução do serviço.

Ou seja, é um serviço completo.

É onde se enquadram as agências de marketing digital: estratégia + execução.

Ficou claro os diferentes tipos?

É muito importante entender o tipo de empresa que você precisa, além de reconhecer qual o modelo de negócios que a empresa que você estiver cotando realmente se trata.

Quais são os serviços oferecidos por uma agência digital?

Listamos os principais serviços oferecidos por agências digitais:

loja virtual desenvolvimento

E-commerce

Você tem uma loja virtual e precisa aprimorá-la? Ou quer entrar para o segmento do comércio online?

Agências digitais completas, como a AltGrupo, desenvolvem soluções para que sua loja seja desenvolvida em um formato confortável para quem vende e para quem compra.

Certificações necessárias, bom posicionamento, design atrativo e baixo custo de investimento são alguns dos principais requisitos de uma loja virtual efetivamente rentável.

Anúncios no Google ou Search Engine Marketing (SEM)

Google Ads é um dos canais mais populares para anunciar na internet.

Trata-se daqueles anúncios que aparecem nas primeiras posições do Google quanto você faz uma pesquisa sobre um assunto no Google.

Lamentamos, mas precisamos ser sinceros: impulsionar posts no Facebook e Instagram ou investir em anúncios e links patrocinados no Google Ads sem quaisquer conhecimentos ou estratégias é basicamente colocar dinheiro no lixo.

Isso não parece uma boa para sua empresa, não é mesmo?

Pois para realizar anúncios que realmente dão resultados, é preciso, além de conhecimento técnico da plataforma, entender de estratégia e mergulhar no seu negócio.

Resumidamente, a precificação dos anúncios é feita através de um leilão: aquele que quem paga mais, acaba tendo mais visibilidade e, consequentemente, cliques.

O valor é cobrado por clique, ou seja, você só paga quando alguém clicar no seu anúncio (chamado de CPC, ou custo por clique).

Saiba mais sobre este serviço: www.altgrupo.com.br/landings/ads

Redes sociais

Só no Facebook, são 127 milhões de usuários mensais no Brasil e no Instagram 105 milhões.

Há algum motivo para sua marca não estar nestas rede sociais?

E mais: em quais outras redes seu público está? Como é seu comportamento?

Se o seu público esta no Tiktok, por que sua marca não está presente?

Sabendo ou não estas respostas, uma boa agência digital desenvolve campanhas para estabelecer com sucesso sua empresa nas redes sociais.

otimização de site para o Google

Anúncios em redes sociais

São anúncios realizados em plataformas sociais.

Diferentemente do Google, cujo grande diferencial é aparecer para usuários pesquisando pelos seus serviços e produtos de forma pró-ativa, os anúncios nas redes sociais são realizados através de segmentação de perfil e interesse.

Ou seja, você segmenta, por exemplo, pessoas que tem 30 anos, sexo masculino, que trabalham com vendas em São Paulo.

As pessoas enquadradas neste perfil pela plataforma verão o seu anúncio.

Entre as referências deste tipo de plataforma podemos citar o Facebook, Linkedin e TikTok.

SEO

“Meu site tem um ótimo volume de visitas”.

Ok, mas isso está sendo revertido em vendas? Isto é, o público está sendo “perseguido” e convertido?

SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca).

A Altgrupo desenvolve estratégias personalizadas, a partir de estudo do público-alvo da empresa, a fim de tornar o site do cliente muito mais interessante, em termos de buscas orgânicas no Google, conteúdo e jornada de compra.

Criação de sites e portais

O site é o lugar no qual você tem mais controle de métricas e usuários.

Por isso, um bom site é fundamental.

E ser bom significa ser bonito, organizado, acessível, focado no usuário e adaptável a todos os dispositivos.

A Altgrupo desenvolve páginas de alto rendimento para captação de clientes-alvo, deixando-as altamente otimizadas para posicionamento orgânico no Google.

Quer saber quanto custa desenvolver? Acesse aqui: www.altgrupo.com.br/sites

inbound marketing

Inbound marketing

Um conteúdo de qualidade é o melhor presente que sua marca pode entregar aos consumidores de interesse.

Este é o também chamado “marketing de atração”.

O público-alvo não quer ser bombardeado a todo momento com anúncios massantes e estritamente comerciais.

Agências digitais desenvolvem conteúdos adaptados à captação de clientes e à “nutrição” dos já fidelizados.

Saiba mais sobre Inbound Marketing neste link: www.altgrupo.com.br/landings/inbound

Desenvolvimento de apps

Aplicativos

Esta é a era dos aplicativos. Existem apps para praticamente todas as necessidades.

Eles facilitam a vida, informam, otimizam nosso tempo e nos entretém.

No âmbito das empresas, são excelentes alternativas tanto para o público-alvo quanto para os funcionários.

Por isso, a partir de um bom planejamento por parte de uma agência digital, é possível desenvolver um app adequado às particularidades da sua marca.

consultoria

Qual a estrutura de uma agência digital?

Já está mais do que evidente que o papel de uma agência digital é promover o crescimento das empresas a partir de estratégias criativas e eficazes.

Para isso, uma boa estrutura é exigida. Em geral, as agências digitais contam com:

- Atendimento: departamento responsável pela interface com o cliente;

- Planejamento: responsável por planejar e executar a estratégia dos
projetos;

- Criação: área que administra o design, a “cara” das campanhas;

- Produção: os profissionais dessa área são geralmente ligados às tecnologias, porque executam os projetos, como os apps;

- Mídia e SEO: são responsáveis por planejar, criar e veicular as campanhas online, em Google, Facebook, Instagram e sites pertinentes, bem como avaliar a performance/otimização dos sites;

- Administrativo/ Financeiro/ Recursos humanos: responsáveis pela gestão das questões internas da agência.

Como encontrar uma agência digital?

Muitas agências digitais estão atuando no mercado.

Antes de contratar uma empresa que preencha os requisitos de que você precisa, é fundamental analisar todos os seus atributos, histórico de campanhas e clientes.

Lembre-se de que o barato sai caro.

Zelar pelo marketing digital de uma marca é tarefa para profissionais altamente capacitados.

Em geral, você pode receber uma série de ofertas e serviços.

Entretanto, priorize as agências digitais que prometerem, no escopo do projeto, entre outros, os seguintes tópicos iniciais:

- Estudo de mercado: é imprescindível mapear o seu nicho e o mercado, entender o concorrente, conhecer “o solo em que se está pisando” e prognosticar o futuro;


- Estabelecimento de personas: de forma detalhada, quem é seu público? Um bom plano de marketing digital precisa de um estudo de personas, em prol de um ótimo futuro engajamento.

O objetivo é documentar os públicos que são seus clientes em potencial e analisá-los a fundo.

A partir disto, pode-se dar início ao desenvolvimento das estratégias, que tendem a ser muito mais assertivas;


- Análise da conversão: não se pode partir para nenhum novo projeto sem antes analisar o cenário atual, a realidade.

Por que estão sendo alcançados estes resultados e não aqueles? Que fatores estão interferindo para aumento ou declínio de determinadas métricas?


- Produtividade: o start de um projeto digital consistente requer dedicação.

Acompanhe a atuação da agência digital contratada e contribua com agilidade quando suas percepções forem necessárias.

Reuniões periódicas são uma excelente alternativa.

O que esperar de uma agência digital?

Boas agências de marketing digital estão sempre à frente.

Ao primeiro sinal de novidades das principais plataformas, elas já estão atentas para adaptá-las aos clientes.

As estratégias de marketing digital são delimitadas a partir de uma série de etapas muito planejadas.

Quando tudo estiver alinhado, os resultados tendem a aparecer a partir dos primeiros meses de trabalho.

Em um primeiro momento, é imprescindível alinhar as expectativas entre a empresa e a agência digital.

A mútua busca por bons resultados faz total diferença.

Posteriormente, cabe à agência, após análise, estabelecer quais ações serão executadas a médio e longo prazos, como os casos do SEO e do inbound marketing.

Quando se contrata uma agência digital, uma palavra deve estar sempre em evidência: performance digital.

Este é o ponto principal de toda a estratégia no mundo online, porque, sejamos repetitivos, não basta postar.

É preciso postar com eficiência, eficácia e em prol de resultados.

Este desempenho é medido a partir de métricas, que nortearão a equipe de marketing e mostrarão a você se as ações de fato estão surtindo efeito.

confiança

 

Em Google Partner dá para confiar.

O Google Partners é um sistema de seleção do Google destinado a agências digitais capazes de desenvolver campanhas de extrema eficiência na internet.

Em uma agência com esta certificação, como a Altgrupo, você encontra:

- Profissionais especializados e experientes;
- Melhor ROI (do inglês “return over investment” – retorno sobre
investimento);
- Busca constante por inovação.

O meio digital evolui o tempo todo.

Por isso, não se pode perder oportunidades e tempo em estratégias infundadas.

A garantia de bons resultados só é possível quando o marketing digital é administrado commaestria.

Quanto custam os serviços?

Até aqui, este artigo já demonstrou toda a complexidade de um bom trabalho de marketing digital.

São muitas as estratégias necessárias, sempre de acordo com os objetivos da empresa.

É importante ter em mente que o investimento em marketing digital contempla uma série de pontos:


- Profissionais capacitados;


- Ferramentas e mídias (nem todas são gratuitas, muitas exigem
investimento, como as de disparo de e-mail marketing e automação);


- Estrutura de trabalho (câmeras, infraestrutura etc.).

Os valores que estimamos a seguir são básicos. Vale lembrar que cada caso é um caso, já que toda empresa possui suas particularidades e metas.

Em média, o investimento base para a criação de uma loja virtual começa em R$ 7 mil.

Deve-se considerar à parte a inclusão de serviços que possam ser fundamentais, como chat, integração a sistemas e marketplaces, certificado de segurança e customização de produtos.

Já para a criação de sites, em se tratando de uma página básica, estima-se que os valores variam entre R$ 3 mil e R$ 4 mil.

Da mesma forma, é preciso verificar quais outros recursos serão necessários para complementação – esses com orçamento à parte.

Para gerenciamento de campanhas de Google, Facebook e Instagram, as agências digitais geralmente elaboram planos que englobam o valor para as mídias mais o investimento para gerenciar.

Planos básicos partem de R$ 1500, podendo chegar a R$ 6 mil, que contemplam campanhas de remarketing e anúncios avançados, elaborados com vídeos e outros elementos gráficos diferenciados.

O que podemos concluir

Nosso artigo deixou claro.

Estando ou não no meio digital, o fato é que a presença online do negócio pode sempre ser aprimorada.

Como está a situação da sua empresa hoje, em se tratando de mundo online?

Você mantém relacionamento com seu público-alvo na internet?

E mais: está entregando conteúdo suficiente para fidelizar estes clientes, em meio a uma onda de concorrentes?

Verificar todas essas etapas é crucial para decidir contratar uma agência de marketing digital.

Porque com o auxílio de profissionais, as melhores decisões em marketing serão as melhores para a presença digital da sua marca.

Perguntas frequentes

Quanto custa marketing digital para pequenas empresas?

Não há um valor exato, para isso é necessário solicitar um orçamento sobre quais serviços serão realizados. Em média, o valor inicial é de pelo menos R$ 500,00 mensais.

O que é uma agência de marketing digital full service?

É uma agência que foca em todos os aspectos de uma estratégia de marketing.

Vale a pena contratar uma agência de marketing digital?

Sim, vale a pena. Visto que a agência irá cuidar de todo ambiente digital e você focar no seu produto ou serviço!

Veja mais sobre agências

Agência Digital em Caxias do Sul

Agência Digital em Canoas

Agência Digital em Porto Alegre

Agência Digital em Pelotas

Agência Digital em Novo Hamburgo

Agência Digital em Santa Cruz

Agência para criação de logo

Agência de Google ads

Agência de Inbound Marketing

Agência de criação de sites em Canoas

Agência digital em Gramado

Agência Digital em São Leopoldo

Agência digital em Fortaleza


Análise gratuita da sua
performance digital

Receba uma análise sem custo da performance da suas campanhas
de Google Ads, Facebook Ads, Redes Sociais ou Website.

Recomendaremos ações e sugestões de melhoria.