Agência digital: tudo o que você precisa saber (de uma vez por todas)

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Uma marca ou empresa sem presença digital está fadada ao fracasso.

Começamos este artigo assim mesmo, de forma incisiva, mas verdadeira, para que você entenda a importância de uma boa agência digital.

Se há algum tempo, não se via o meio corporativo nas redes sociais, hoje o ambiente online deve ser prioridade.

O motivo?

São inúmeros os benefícios de uma estratégia digital bem executada: manutenção de relacionamento com os clientes, prospecção de novos e, claro, o incremento dos lucros.

Reconhecer a necessidade de posicionar digitalmente sua empresa é o primeiro passo. Para um segundo momento, é importante entender como a contratação de uma boa agência digital pode proporcionar uma incrível rentabilidade nos negócios.

Se você não tem conhecimento, mesmo que se dedique, pode acabar perdendo tempo. E tempo é dinheiro! Mais vale não marcar presença em uma rede social do que ter perfis e não os nutrir, ou mal administrá-los.

Preparamos uma série de informações que compilam definitivamente tudo o que você precisa saber sobre a atuação de uma agência digital. Confira!

Quais são os serviços oferecidos por uma agência digital?

Listamos os principais serviços oferecidos por agências digitais:

loja virtual desenvolvimento

E-commerce

Você tem uma loja virtual e precisa aprimorá-la? Ou quer entrar para o segmento do comércio online?

Agências digitais completas, como a AltGrupo, desenvolvem soluções para que sua loja seja desenvolvida em um formato confortável para quem vende e para quem compra.

Certificações necessárias, bom posicionamento, design atrativo e baixo custo de investimento são alguns dos principais requisitos de uma loja virtual efetivamente rentável.

Anúncios online

Lamentamos, mas precisamos ser sinceros: impulsionar posts no Facebook e Instagram ou investir em anúncios e links patrocinados no Google Ads sem quaisquer conhecimentos ou estratégias é basicamente colocar dinheiro no lixo.

É preciso fazer uma boa análise de uma série de fatores antes de efetivamente partir para o setup.

Posteriormente, pessoas capacitadas devem monitorar as conversões e observar o andamento das campanhas.

Saiba mais sobre este serviço: www.altgrupo.com.br/landings/ads

Redes sociais

Só no Facebook, são 127 milhões de usuários mensais no Brasil.

Há algum motivo para sua marca não estar nesta rede social?

E mais: em quais outras redes seu público está? Como é seu comportamento?

Sabendo ou não estas respostas, uma boa agência digital desenvolve campanhas para estabelecer com sucesso sua empresa nas redes sociais.

otimização de site para o Google

SEO

“Meu site tem um ótimo volume de visitas”.

Ok, mas isso está sendo revertido em vendas? Isto é, o público está sendo “perseguido” e convertido?

SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca).

A Altgrupo desenvolve estratégias personalizadas, a partir de estudo do público-alvo da empresa, a fim de tornar o site do cliente muito mais interessante, em termos de buscas orgânicas no Google, conteúdo e jornada de compra.

Sites e portais

Um bom site é fundamental.

E ser bom significa ser bonito, organizado, acessível, focado no usuário e adaptável a todos os dispositivos.

A Altgrupo desenvolve páginas de alto rendimento para captação de clientes-alvo, deixando-as altamente otimizadas para posicionamento orgânico no Google.

Quer saber quanto custa desenvolver? Acesse aqui: www.altgrupo.com.br/sites

inbound marketing

Inbound marketing

Um conteúdo de qualidade é o melhor presente que sua marca pode entregar aos consumidores de interesse.

Este é o também chamado “marketing de atração”.

O público-alvo não quer ser bombardeado a todo momento com anúncios massantes e estritamente comerciais.

Agências digitais desenvolvem conteúdos adaptados à captação de clientes e à “nutrição” dos já fidelizados.

Saiba mais sobre Inbound Marketing neste link: www.altgrupo.com.br/landings/inbound

Desenvolvimento de apps

Aplicativos

Esta é a era dos aplicativos. Existem apps para praticamente todas as necessidades.

Eles facilitam a vida, informam, otimizam nosso tempo e nos entretém.

No âmbito das empresas, são excelentes alternativas tanto para o público-alvo quanto para os funcionários.

Por isso, a partir de um bom planejamento por parte de uma agência digital, é possível desenvolver um app adequado às particularidades da sua marca.

consultoria

Consultoria

Empresários precisam focar no andamento dos seus negócios diariamente.

No entanto, muitas vezes, uma boa consultoria, especialmente em tempos de crise, é mais do que essencial para dar um up na empresa.

A Altgrupo conta com consultoria nas áreas financeira, marketing e vendas, departamento pessoal e organização de processos.

Conheça nossos serviços de consultoria!

Qual a estrutura de uma agência digital?

Já está mais do que evidente que o papel de uma agência digital é promover o crescimento das empresas a partir de estratégias criativas e eficazes.

Para isso, uma boa estrutura é exigida. Em geral, as agências digitais contam com:

- Atendimento: departamento responsável pela interface com o cliente;

- Planejamento: responsável por planejar e executar a estratégia dos
projetos;

- Criação: área que administra o design, a “cara” das campanhas;

- Produção: os profissionais dessa área são geralmente ligados às tecnologias, porque executam os projetos, como os apps;

- Mídia e SEO: são responsáveis por planejar, criar e veicular as campanhas online, em Google, Facebook, Instagram e sites pertinentes, bem como avaliar a performance/otimização dos sites;

- Administrativo/ Financeiro/ Recursos humanos: responsáveis pela gestão das questões internas da agência.

Como encontrar uma agência digital?

Muitas agências digitais estão atuando no mercado.

Antes de contratar uma empresa que preencha os requisitos de que você precisa, é fundamental analisar todos os seus atributos, histórico de campanhas e clientes.

Lembre-se de que o barato sai caro. Zelar pelo marketing digital de uma marca é tarefa para profissionais altamente capacitados.

Em geral, você pode receber uma série de ofertas e serviços. Entretanto, priorize as agências digitais que prometerem, no escopo do projeto, entre outros, os seguintes tópicos iniciais:

- Estudo de mercado: é imprescindível mapear o seu nicho e o mercado, entender o concorrente, conhecer “o solo em que se está pisando” e prognosticar o futuro;
- Estabelecimento de personas: de forma detalhada, quem é seu público? Um bom plano de marketing digital precisa de um estudo de personas, em prol de um ótimo futuro engajamento. O objetivo é documentar os públicos que são seus clientes em potencial e analisá-los a fundo. A partir disto, pode-se dar início ao desenvolvimento das estratégias, que tendem a ser muito mais assertivas;
- Análise da conversão: não se pode partir para nenhum novo projeto sem antes analisar o cenário atual, a realidade. Por que estão sendo alcançados estes resultados e não aqueles? Que fatores estão interferindo para aumento ou declínio de determinadas métricas?
- Produtividade: o start de um projeto digital consistente requer dedicação. Acompanhe a atuação da agência digital contratada e contribua com agilidade quando suas percepções forem necessárias. Reuniões periódicas são uma excelente alternativa.

O que esperar de uma agência digital?

Boas agências de marketing digital estão sempre à frente.

Ao primeiro sinal de novidades das principais plataformas, elas já estão atentas para adaptá-las aos clientes.

As estratégias de marketing digital são delimitadas a partir de uma série de etapas muito planejadas.

Quando tudo estiver alinhado, os resultados tendem a aparecer a partir dos primeiros meses de trabalho.

Em um primeiro momento, é imprescindível alinhar as expectativas entre a empresa e a agência digital.

A mútua busca por bons resultados faz total diferença.

Posteriormente, cabe à agência, após análise, estabelecer quais ações serão executadas a médio e longo prazos, como os casos do SEO e do inbound marketing.

Quando se contrata uma agência digital, uma palavra deve estar sempre em evidência: performance digital.

Este é o ponto principal de toda a estratégia no mundo online, porque, sejamos repetitivos, não basta postar.

É preciso postar com eficiência, eficácia e em prol de resultados.

Este desempenho é medido a partir de métricas, que nortearão a equipe de marketing e mostrarão a você se as ações de fato estão surtindo efeito.

Em Google Partner dá para confiar.

O Google Partners é um sistema de seleção do Google destinado a agências digitais capazes de desenvolver campanhas de extrema eficiência na internet.

Em uma agência com esta certificação, como a Altgrupo, você encontra:

- Profissionais especializados e experientes;
- Melhor ROI (do inglês “return over investment” – retorno sobre
investimento);
- Busca constante por inovação.

O meio digital evolui o tempo todo. Por isso, não se pode perder oportunidades e tempo em estratégias infundadas.

A garantia de bons resultados só é possível quando o marketing digital é administrado com maestria.

Quanto custam os serviços?

Até aqui, este artigo já demonstrou toda a complexidade de um bom trabalho de marketing digital.

São muitas as estratégias necessárias, sempre de acordo com os objetivos da empresa.

É importante ter em mente que o investimento em marketing digital contempla uma série de pontos:
- Profissionais capacitados;
- Ferramentas e mídias (nem todas são gratuitas, muitas exigem
investimento, como as de disparo de e-mail marketing e automação);
- Estrutura de trabalho (câmeras, infraestrutura etc.).

Os valores que estimamos a seguir são básicos. Vale lembrar que cada caso é um caso, já que toda empresa possui suas particularidades e metas.

Em média, o investimento base para a criação de uma loja virtual começa em R$ 7 mil.

Deve-se considerar à parte a inclusão de serviços que possam ser fundamentais, como chat, integração a sistemas e marketplaces, certificado de segurança e customização de produtos.

Já para a criação de sites, em se tratando de uma página básica, estima-se que os valores variam entre R$ 3 mil e R$ 4 mil.

Da mesma forma, é preciso verificar quais outros recursos serão necessários para complementação – esses com orçamento à parte.

Para gerenciamento de campanhas de Google, Facebook e Instagram, as agências digitais geralmente elaboram planos que englobam o valor para as mídias mais o investimento para gerenciar.

Planos básicos partem de R$ 1500, podendo chegar a R$ 6 mil, que contemplam campanhas de remarketing e anúncios avançados, elaborados com vídeos e outros elementos gráficos diferenciados.

Estar online é uma necessidade

Nosso artigo deixou claro. Estando ou não no meio digital, o fato é que a presença online do negócio pode sempre ser aprimorada.

Como está a situação da sua empresa hoje, em se tratando de mundo online?

Você mantém relacionamento com seu público-alvo na internet?

E mais: está entregando conteúdo suficiente para fidelizar estes clientes, em meio a uma onda de concorrentes?


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